11 de junho de 2009

O Fascínio pela Índia Desvendado – Parte 3


Namaskar

Temos hoje a ultima parte desta trilogia.

No inicio foram as especiarias. Na segunda fase, a espiritualidade. E na terceira fase, em uma única palavra – CAPITALISMO.

A Índia vem deixando de ser o patinho feio, pobre e miserável da Ásia, e vem se estabelecendo como uma economia em expansão e constante crescimento.

A Índia esta ampliando seu mercado com parceiros econômicos como a África do Sul, o Brasil e outros países com os quais não negociavam antigamente.

Enquanto empresas aéreas fecham suas portas no Brasil, na Índia elas se expandem; a ponto do pais ter que aumentar a capacidade de todos os aeroportos nas principais cidades. Dezenas de pilotos desempregados vem bater as portas das empresas aéreas indianas procurando por trabalho.

O setor calçadista eh outro que tem absorvido mão-de-obra não só brasileira, como também italiana. O numero de estrangeiros vindo trabalhar na Índia vem aumentando a cada dia.

Ate mesmo o setor de informática teve que acabar requisitando mão-de-obra qualificada do exterior, visto que os próprios indianos preferem trabalhar em países de primeiro mundo e não na Índia.

O comercio tanto legal quanto ilegal, de tecidos, roupas, bijuterias, tapetes e artesanatos indiano vem aumentando a passos largos e muitos brasileiros e europeus se transformaram em sacoleiros e vivem de sacolagem entre a Índia e seus países.

A brasileira Roberta Minon, declarou em 2006 para um jornal de Delhi, que vivia de contrabandear jóias da Índia para vender no Brasil. Declaração que não desceu bem pela garganta dos brasileiros que vivem aqui.

O Brasil tem exportado muito caju, óleo de soja, pedras semipreciosas, ônibus, aviões, frutas cafés, cosméticos, cerâmicas e muitos outros bens para a Índia. Em contrapartida, empresas indianas como a Tata tem se instalado no Brasil para produção de automóveis. No Brasil, já estão instaladas 11 indústrias farmacêuticas indianas, algumas subsidiárias e outras na forma de parceria, todas para produção de genéricos.

A Embaixada do Brasil na Índia fornece diariamente de 30 a 40 vistos de negocio para os indianos com destino ao Brasil.

Segundo a Câmara de Comércio Índia-Brasil, as principais oportunidades para brasileiros na Índia estão no oferecimento de serviços de construção civil, nas parcerias na área de tecnologia da informação e na exportação de alimentos industrializados.

A Índia tem investido pesadamente para mudar sua imagem de pais (falsamente) espiritualizado e tem feito o possível para destacar seu poderio e crescimento econômico.

As pessoas antenadas em política e economia internacional, já vem obtendo bons lucros com a abertura do comercio indiano e com os acordos bilaterais entre Índia e Brasil.

Se você ainda não viu o exemplo que dei em postagem anterior, veja agora:

Este filme Brasileiro que está para ser lançado, retrata o sonho de fama e sucesso financeiro, que eh compartilhado por 3 modelos brasileiras que vem trabalhar aqui na Índia.

O Sonho Bollywoodyano. (em português)































.