20 de julho de 2009

O Primeiro Indiano no Brasil


Namaskar

Mais uma postagem INEDITA do blog INDI(A)GESTAO. 

O Coronel Suresh Biswas foi o primeiro indiano no Brasil de que se tem noticia e tambem o primeiro a ter se casado com uma brasileira.

São pouquíssimos os dados que existem sobre ele. Sabemos somente que ele foi para o Brasil na medtade do seculo 19 e entrou para o exercito brasileiro.

Suresh Biswas acabou ficando no Brasil com sua esposa brasileira e com seus dois filhos e não retornou mais para a Índia. Ele faleceu e foi enterrado em solo brasileiro.

Leia abaixo as traduções dos poucos textos que encontrei sobre este indiano que provavelmente foi o primeiro a pisar no Brasil.

“... soldado bengali (bengales) Suresh Biswas, que havia imigrado para o Brasil.”¹

“A historia do Coronel Suresh Biswas, um bengales pouco comum do século dezenove que teve uma carreira militar no Brasil, foi pego pelos indianos bengalis nacionalistas para contrariar o estereotipo que os britânicos tinham dos bengalis como sendo todos não marciais e efeminados.”²

“Suresh Biswas nasceu em Bengala antes da divisão, no leste da Índia. Ele fugiu de casa quando era muito jovem e juntou-se a um circo, onde aprendeu a arte de adestramento de animais; e foi um dos primeiros indianos a ser mestre de cerimonias de picadeiro, em um circo com tigres e leões.

Depois disto ele imigrou para o Brasil (provavelmente um dos primeiros indianos a faze-lo), e lutou pela independência do Brasil (inicio de 1800). A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. (segundo minhas pesquisas esta informacao nao esta correta).

Ele tornou-se Lieutenant no exercito (e mais tarde, também Coronel). Apesar de ter demostrado muita coragem durante a rebelião, ele não obteve muita gloria simplesmente devido a discriminação racial (ele era um hindu asiático nao-branco, em um Brasil dominado por brancos católicos). (esta informacao tambem nao eh correta. Quem o rejeitou em seu exercito e o discriminou foram os Britanicos e nao os brasileiros).

No entanto o coronel Biswas permaneceu no Brasil pois encantou-se com a beleza natural do pais e faleceu la.”³ (mais uma informacao incorreta. Ele se encantou por uma jovem com a qual casou e teve dois filhos.)

Fontes:

2.




Colaborou: Fábio S. Freitas

Aviso: 

O texto da Wikipedia eh o pior e o menos confiavel.
Sendo a Wikipedia uma enciclopedia aberta escrita pelos internautas, ela esta cheia de bairrismos e nacionalismo principalmente nos textos referentes a India e aos indianos; visto que estes sao escritos pelos proprios indianos que acabam subtraindo, aumentando ou modificando os fatos reais para agradar ao ego nacionalista indiano.

O melhor link que encontrei, com as informacoes mais precisas e mais sensatas eh este aqui:

Link de uma indiana que fez uma pesquisa sobre a vida do coronel Suresh Biswas http://www.mid-day.com/opinion/2008/jun/230608opinion.htm















































.