9 de agosto de 2009

Lakshmi Burguer


Este nao pode.


Namaskar

Repassando...

A Burger King abriu uma guerra com os hindus devido a um anúncio publicitário a um dos seus hambúrgueres, lançado em Espanha.

O anúncio em causa mostra uma deusa hindu, Lakshmi, sentada por detrás de um hambúrguer de carne de vaca, o Texican Whopper. O slogan que acompanha a imagem diz, provocatoriamente, que «A merenda é sagrada».


Além da carne deste animal sagrado para os hindus, esta especialidade da Burger King conta com uma fatia de carne com chilli e maionese cajun à base de ovos, tudo iguarias proibidas pelos princípios tradicionais do hinduísmo. Aliás, até a inclusão de rodelas de cebola poderia ser o suficiente para desagradar a alguns dos fiéis, já que, para muitos deles, este legume é considerado inflamador de paixões.

Este pode.

Padma Lakshmi lambento o ketchup do burguer.


Mas o que realmente provocou a revolta hindu foi a utilização da deusa Lakshmi. A confusão gerada foi tanta, que a Burger King se viu forçada a retirar os cartazes e a dirigir um pedido de desculpas oficial à comunidade hindu.


Lakshmi é a deusa consorte de Vishnu, um deus protector, e muito reverenciada pelos indianos. Foi ela quem deu a Indra, o rei dos deuses, o soma (ou sangue do conhecimento) do seu próprio corpo, para que ele produzisse a ilusão do parto e se tornasse o rei dos Devas.


Colaborou: Sonia


Om Shanti