6 de setembro de 2009

Representação e Respeito


O globo terrestre representa o planeta Terra.

Namaskar

-->
Quando você era menina, você tinha uma boneca e um conjunto de xicrinhas e pires que você brincava de ‘casinha’. Os meninos tinham carrinhos miniaturas ou futebol de botão. Naturalmente essas coisas eram brinquedos, não eram de verdade, mas eram sim REPRESENTACOES do mundo real. O botão com a cara do Ronaldinho, nao eh o jogador Ronaldinho, mas sim uma REPRESENTACAO dele, ou como dizem as crianças, ‘um faz de conta’.

Crescemos e na escola a professora levava para a sala de aula um Globo Terrestre e alguns mapas. Naturalmente que aquele globo terrestre nao era o planeta Terra, mas somente uma representação deste. Os mapas da Europa, América e Brasil, não são a Europa, a América e o Brasil, eles são somente representações cartográficas destes lugares.

Por que disso tudo?

Porque quando somos pequenos não conseguimos abstrair muitas coisas e precisamos de um referencial material. Os objetos concretos nos ajudam a visualizar e entender melhor o mundo ao nosso redor.

Se você já perdeu um ente querido, você sabe muito bem o quanto isso dói. Algumas pessoas ao verem a fotografia do pai/mãe/irmão/namorado etc que já faleceu não agüentam e começam a chorar. Naturalmente que aquela fotografia não eh a pessoa falecida, mas sim uma REPRESENTACAO visual (em forma de imagem fotografica) daquela pessoa.

Agora imagine eu mandar você rasgar/cuspir/urinar/ na fotografia do seu amado parente. Você vai achar isso um ultraje, um absurdo, uma falta de respeito.

Imagine se eu mandar um cristão dar uma escarrada na Bíblia, ou um islâmico fazer isso com o Corao ou um hindu fazer isso com o Gita? 

Por que?

Porque estas escrituras sagradas representam a palavra dos grandes profetas e mandar uma pessoa rasgar/cuspir/urinar nestas escrituras seria um verdadeiro desrespeito.
Na verdade estes livros sagrados trazem a REPRESENTACAO gráfica (a escrita) das palavras que um dia foram proferidas por estes mestres. Elas não são a palavra em si, pois estes já morreram ha muitos anos atras, mas são a representação por escrito, dos ensinamentos que eles deixaram.

Espero que com todos estes exemplos que aqui mencionei, você tenha entendido o quanto a REPRESENTACAO das coisas são importantes em nossas vidas.

O material visual ou seja, as representações, cercam nossas vidas desde que nascemos. Elas são tão importantes para entendermos o mundo ao nosso redor que as pessoas cegas substituem o fator visual pelo tátil, ou seja, tem que haver algo concreto para que a pessoa possa compreender o mundo em que vive, e assim os que não podem enxergar – tocam (apalpam). Afinal vivemos em um mundo concreto (material) e não abstrato.

Depois que ficamos adultos, nossa capacidade de abstração se desenvolve e conseguimos imaginar, ‘visualizar’ e criarmos coisas e conceitos na nossa cabeça.

Mas o que tudo isso tem a ver com a Índia?

Para os hindus as representações são muito importantes e por isso mesmo eles usam largamente representações de seus deuses e deusas em forma de imagens (estatuas); o que não eh bem compreendido, e ainda eh ridicularizado, por pessoas de outras religiões.

Do mesmo modo que as pessoas acham um desrespeito rasgar e cuspir na fotografia de um ente querido ou na Bíblia/Corao, os hindus acham um desrespeito as pessoas fazerem pouco caso das imagens de seus deuses e deusas.

Algumas pessoas são muito dispersivas, elas perdem o foco, a atenção, a concentração facilmente e tendo um apoio visual como a imagem de um deus ou deusa, lhes eh mais fácil concentrar em suas orações. Claro e naturalmente que aquela estatua não eh o deus/deusa em si, mas somente uma representação deste, com o propósito de focar a atenção do devoto.

Uma vez compreendido isto, fica mais fácil respeitar as representações dos outros, sejam eles de qual religião forem.

O problema eh que infelizmente as pessoas não estudam. São bastante leigas e saem por ai somente repetindo o que ouviram os outros falarem. Elas se quer param para pensar.

Para se viver bem, basta estudarmos e utilizarmos o nosso cerebro e bom senso.

E nunca esqueca que quando Jesus pegou o pao e o vinho e disse que eram seu corpo e sangue, Ele estava usando uma REPRESENTACAO. 








Colaborou: Urania (video)