17 de dezembro de 2009

Jornal Judaico e o Indi(a)gestao




A Marcia Barbu, leitora antiga do blog, me escreveu dizendo que o nosso querido Indi(a)gestao foi citado no Nosso Jornal Rio Edição Especial Rosh Hashaná.
Claro que fiquei super feliz em saber que o Indiagestao nao passou desapercebido por esta importante comunidade.

Veja abaixo um excerto do texto onde o Indi(a)gestao eh mencionado:

Caminho das Índias

por Denise Wasserman

"... Caminho das Índias, de Gloria Perez, teve um tempero novo e não foi o curry, certamente. As muitas semelhanças com a cultura judaica me chamaram atenção, a ponto de pesquisar na internet a história dos judeus na Índia, onde encontrei vários sites interessantes e um blog, http://indiagestao.blogspot.com que tem, inclusive, receitas de comida indiana kasher.
A Índia tem a história de três grandes grupos de judeus dentro do seu país: os Bene Israel, os Cochin e os Judeus Brancos da Europa. Cada grupo praticava importantes elementos do judaísmo e tinha ativas sinagogas. Os sefaraditas predominavam entre os Judeus indianos.Civilizações milenares, Índia e Israel emergiram como Estados modernos praticamente ao mesmo tempo, quando se livraram do colonialismo britânico. A Índia ganhou sua independência em agosto de 1947 e Israel, em maio de 1948.Bem, voltando à novela, o fenômeno de audiência não foi por acaso, pois a autora não só foi feliz em escolher um tema exótico e sensual, como a cultura indiana, mas também por abordar problemas sociais que suscitaram vários debates ao longo de um ano."



















































































.