9 de janeiro de 2010

Natal na Caxemira


Namaskar

Este foi o Natal mais alto que ja passei na minha vida. Um Natal a 3.130 metros de altitude em pleno Himalaia.

Uma das coisas que nunca entendi sao os turistas ocidentais que vem do outro lado do mundo para ver corpos de indianos sendo cremados a ceu aberto a beira do rio Ganges em Varanasi ou para ver a tumba do Taj Mahal onde tem 2 defuntos, mas nao aproveitam para conhecer o Himalaia que eh a maior cadeia de montanhas do mundo! Gosto eh gosto, e eu prefiro o Himalaia!

O teleferico de Gulmarg chama-se GONDOLA e foi construido com tecnologia francesa. Nao sei por quem eh feita a manutencao.

Gulmarg eh uma estacao de esqui e os europeus classe media que gostam de esquiar mas nao tem Euros suficientes para faze-lo na propria europa, vem para ca e pagam em rupias. Observe nas fotos as marcas dos esquis na neve.

Uma das coisas que gostei muito na Caxemira eh o fato de que os islamicos que la vivem nao terem o habito de mascar pan e de sairem por la guspindo vermelho em todos os lugares, como infelizmente ocorre em outras partes da India.

No entanto, para meu desprazer, horror e choque, me deparei com duas escarradas nojentas e vermelhas em um contraste brutal com a neve branquinha a 3.130 metros de altitude! Um turista indiano carregou consigo um pan e resolveu dar duas gusparadas em pleno Himalaia!

E por falar em habito, em Srinagar, ha somente 1 grau acima de zero, as 9 horas da manha, eh comum ver-se os islamicos varrendo suas calcadas; e a cidade eh bastante limpa. 

Quero iniciar com uma foto historica. Sim, pois de dentro da Gondola (o novo teleferico), me foi possivel fotografar uma cadeira que restou do antigo teleferico, que como voce pode ver, era a ceu aberto.

Veja:



Este eh a Gondola, o novo teleferico de Gulmarg. Compare com o antigo e veja a diferenca!



























Observe nesta foto abaixo as marcas dos skis na neve.






Esta sou eu degustando um delicioso Kawa tea em pleno Himalaia a mais de 3 mil metros de altura.























































.