29 de março de 2010

Alergia a Henna


Namaskar

Nestes quase 5 anos de Indiagestao eu escrevi diversas vezes sobre o Mehendi, a arte indiana de desenhar na pele das maos e dos pes intrincados formatos usando Henna, que mais parecem um lindo rendado.

As indianas nao ficam sem fazer mehendi nas maos em ocasioes de festas e celebracoes.

As estrangeiras que vem para a India, logo se apaixonam pelo Mehendi e eh comum ve-las fazendo esta tatuagem de henna nas ruas e locais turisticos indianos.

Com toda a propriedade, minha amiga e doutora, Bia Acerbi, escreveu em seu blog ALERGIA E CIA uma postagem alertando que por vezes estas lindas e inocentes tatuagens de henna podem causar graves alergias. Assim sendo, repasso hoje para voce a materia escrita pela Bia.

As tatuagens feitas com HENNA são muito usadas pelo seu caráter provisório, por sua disponibilidade, baixo custo e por não causarem danos à pele. Porém alguns tipos de compostos químicos usados na tintura, podem comprometer a ideia amplamente difundida de que a HENNA é um produto natural e portanto inofensivo, o que não é verdade, porque em alguns casos ela pode levar a uma reação alérgica.



A HENNA é uma tintura vegetal, nas cores verde, vermelha ou marrom, que têm pouca duração, em torno de 20 dias. Para produzir uma coloração mais escura, alguns tatuadores adicinam algumas substâncias químicas como a parafenilenodiamina ou PPD (no inglês), que segundo a FDA, agência que regula alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, é uma substância que só pode ser usada legalmente em tintura para cabelo, nào diretamente na pele. Em algumas receitas caseiras, o limão é um dos ingredientes. As reações alérgicas nestes casos veem acompanhadas de queimaduras e bolhas.



O que fazer?

Em casos de alergia, lave o local com muita água, não fure as bolhas e evite o contato da roupa com a lesão.

Procure seu médico, de preferência um dermatologista.

As marcas da alergia ou das queimaduras ficam visíveis por vários meses, portanto cuide para que elas não tomem sol, para evitar o escurecimento do local.

E lembre-se: a escolha do local e do profissional tatuador é muito importante.

Cuide-se!

Bia Acerbi
Alergia e Cia


ATENCAO: Henna natural NUNCA eh de cor preta! Se a henna for preta NAO a use, pois esta misturada com perigosos produtos quimicos.

100 pessoas de uma so vez tiveram alergia ao Mehendi em Bhubaneswar. Veja a reportagem (em ingles) AQUI

Este eh mais um servico de utilidade publica de seu amado Indi(a)gestao. Por favor repasse as suas amigas.



Om Shanti e Ahimsa