6 de abril de 2010

Pobre Sim, Mendigo Nao!

Namaskar

Hoje eu vou te contar um 'causo'.

So mesmo quem conhece a cultura indiana na sua raiz eh que pode repassar este tipo de estoria. Entao senta, que la vem estoria.....

Ate a decada de 90 mais da metade dos motoristas indianos eram sikhs. Por motivos historicos e socio-economicos que nao vem ao caso agora, os sikhs dominavam a profissao de motorista.

Os sikhs tambem sao conhecidos por sua simplicidade, o que ocasiona ate hoje, uma tonelada de piadas do tipo 'loira burra'.

Dito isso, vamos ao 'causo'.

Dois hindus entraram em um taxi dirigido por um sikh. Para sacanear o motorsta siks, eles comecaram a contar piadas de sikhs. Apos ouvir diversas piadas sobre sikhs, o motorista nao aguentou mais. Ele parou o taxi, enfiou a mao no bolso e retirou uma nota de 10 rupias.
Olhando nos olhos dos 2 hindus o motorista sikh disse: pegue esta nota e por favor de-la ao primeiro sikh mendigo que voces encontrarem ate chegarmos ao seu destino. Durante todo o trajeto somente mendigos hindus e islamicos vinham ate a janela do taxi pedir esmolas. O taxi finalmente chegou ao seu destino onde os 2 homens hindus desceram calados.

Nestes meus 11 anos de India, nunca vi um mendigo sikh.

Sikh pobre sim, temos alguns, mas sao trabalhadores, puxadores de riquixas e vendedores de incensos etc. mas mendigo maltrapilho pedindo esmola ate hoje nunca vi.

Quando a Sonia me disse que estava indo para Amritsar, a "capital" dos sikhs, pedi-lhe que tirasse fotos de sikhs mendigos, mas ela me disse que nao foi possivel, pois nao encontrou nenhum mendigo. Encontrou sim, sikhs pobres, mas trabalhadores. Suas fotos estao abaixo:
































































































.