28 de fevereiro de 2010

Brasileira Ataca de Padeira na India



Namaskar

Nao basta ser turista, tem que participar!  Este eh o lema da nossa querida Gracinha Gosling.

Ela veio a India e resolveu colocar as maos na massa literalmente!

Ao visitar a Gurudwara Bangla Sahib, Gracinha alem de participar do almoco coletivo, aproveitou para aprender a fazer o famoso Chapati indiano. Confira:



















































































.

27 de fevereiro de 2010

Pizza Hut em Agra

Namaskar

Voce planeja vir para a India e ir a Agra visitar o maosoleu Taj Mahal?

Aproveite para ir comer uma pizza no Pizza Hut de Agra e solicite o show dos funcionarios. Basta solicitar dizendo I came to see the waiters dancing. Apos uns 3 ou 4 minutos os funcionarios irao se enfileirar, a musica comeca a tocar e o staff comeca a dancar.

Eh muito divertido e eles ADORAM fazer isso e serem filmados e fotografados, portanto aproveite!




Este video eh divertido.



Colaborou: Marco Zimmer (fimado em Dez./2009)


















































































.

26 de fevereiro de 2010

Para Refletir...

Os precursores das unioes indo-brasileiras.


Namaskar

Esta foto eh histórica. Ela foi tirada em 2005 pelo fotografo contratado pela embaixada do Brasil, quando da primeira visita do presidente Lula a Índia.

Trata-se de uma foto com os mais antigos casais de brasileiras, casadas com indianos, residentes na Índia.

O casamento mais antigo de todos eh o da Hiroko (a quarta brasileira da esquerda para a direita, com cara de japonesa). Eles estão casados já há 40 anos!

O segundo casamento mais antigo eh o da Rita (a terceira brasileira da esquerda para a direita, com um xale azul). Eles estão casados há 30 anos.

Em terceiro vem a Heloísa (a quinta brasileira da esquerda para a direita), com um casamento que já dura 15 anos.

Eu e meu esposo estamos em quarto lugar dentre as uniões mais antigas, entre brasileira e indiano morando na Índia. Nosso casamento já tem 10 anos e eu sou a segunda brasileira da esquerda para a direita.

Em quinto temos a Claudia (a primeira brasileira da esquerda para a direita), com um matrimonio de 8 anos.

E o que ha para se refletir sobre isto?
 
Atualmente muitos casais se separam alegando incompatibilidade. Casais da mesma nacionalidade, mesma cultura, mesma lingua, mesma religiao, muitas vezes mesma cidade e ate mesmo time de futebol etc. Se estes casais sao incompativeis, o que dira nos ai da foto acima?

Nao pense que para nos da fotografia a vida eh um mar de rosas. Morar na India eh um peso imenso em nossos relacionamentos. Viver sem agua, luz, em meio a sujeira, caos, buzinas constantes nao eh facil. Aqui eh tudo mais complicado. Nao da nem para se fazer os pratos de comida que gostamos pois simplesmente nao tem os ingredientes necessarios.

Isto nao significa que nos da foto somos melhores que ninguem, ou somos pessoas de personalidades maravilhosas que faz com que o casamento de certo. Talvez sejamos mais tolerantes, mais flexiveis por termos de morar em um lugar dificil. Talvez sejamos mais compreensivos, menos criticos e aceitamos mais facilmente certas coisas que para outros eh dificil de aceitar.

A verdade eh que eu nao sei a resposta; mas seja ela qual for, antes de tomar uma decisao precipitada, antes de chutar o pau da barraca e acabar com um casamento, principalmente se voce tiver filhos, PARE, PENSE E LEMBRE-SE DESTA FOTO!!





































































.

24 de fevereiro de 2010

What is Isso?




Observe a foto e responda: What is isso?


















































































.

23 de fevereiro de 2010

Transporte




Cena tipica do transito indiano.


Foto: Martha Pinto


































































.

22 de fevereiro de 2010

Vista do Aeroporto de Mumbai



O capitao Marcel Mendes compartilha com os leitores do Indiagestao suas fotos e a visao que ele tinha do aeroporto internacional de Mumbai.

"Fotos tiradas hoje por mim de manhã cedo (13 de outubro) junto a cabeceira de pista do aeroporto de Mumbai, India. Aguardando para decolar. Dura realidade...

Enjoy...rss"



Defecacao ao ar livre




Defecacao publica coletiva


Defecacao publica individual




















































































.

21 de fevereiro de 2010

Rupa Frontline

Namaskar

Esta propaganda eh da marca Rupa que tem uma linha de produtos chamada Frontline. Frontline pode ser traduzido como "na frente da fila", assim a propaganda brinca com isso e mostra um indiano furando fila (algo muito comum aqui); ao levar uma bronca do seguranca, o indiano diz que esta furando a fila pois esta vestindo uma Frontline, que supostamente o autoriza a passar na frente.

Observo que ultimamente muitas propagandas tem feito criticas em relacao ao comportamento dos indianos. Seria isto um sinal de que os indianos no futuro serao civilizados? Nao sei, mas concerteza prefiro ter esperancas de que SIM, de que no futuro eles aprenderao civilidade e respeito ao proximo.














































































.

20 de fevereiro de 2010

Indiano na Espanha



Repassando....


San, dá uma olhada nesse vídeo! Eu achei engraçado... esse indiano malucão na Espanha....hehehehehehehe


http://www.pakitoellatero.com/  (em espanhol)


Colaborou: Agnes Godoy





























































.

19 de fevereiro de 2010

Depoimento da Ericka Sigrid

Namaskar

Fique hoje com o depoimento de uma brasileira que mora aqui na India na cidade de Indore com sua familia.

"Só se pode sair despreocupado ai em Delhi, porque aqui em Indore, não está assim não.



Fomos os Brasil no mes passado, quando nos ligaram da fabrica, avisando que nossa casa havia sido arrombada, quebraram as portas da frente em 6 pedaços, levaram tudo o que puderam incluindo um aparelho auditivo do meu filho, nebulizados, inalador, medidor de diabetes... desde coisas pequeninas até coisas de grande valor, tivemos um prejuizo aproximado de 6,70 Lacras.


Como se nao bastasse duas semanas depois dois moleques pularam aqui dentro e levaram as torneiras do quintal.


Isso porque moramos em um condominio fechado. Agora sabe a pergunta da policia,..... voces sao diplomatas, voces sao politicos, tem influencia politica... ai dissemos que nao... ai a resposta foi... aqui eh a policia indiana nao brasileira, vamos procurar devagar...


A seis meses um casal de senhores alemaes de aproximadamente 65 anos tambem foram assaltados e o deles foi pior porque bateram na cabeca da senhorinha... os filhos deles vieram pra ca revoltadissimos.


Aqui estamos decepcionadissimos, a minha vontade eh voltar correndo para o Brasil... e como eu disse não que lá nao tenha ... tem sim... mas la todos sabem que tem, eh conhecido internaciolmente pelos roubos que acontecem, favelas e tudo mais, ninguem faz de conta que nao existe... e fica com aquela hipocrisia dizendo que eh perfeito ...


Ta fogo amiga, pra mudar minha opniao das coisas que passamos na mao desse povo daqui, acho que so ficando os mesmos dez anos que voce esta.


Um beijo forte e carinhoso


Ericka

Este depoimento da Ericka Sigrid serve de alerta para voces brasileiros que estao vindo para ca a trabalho e vao morar em cidades medias como Indore.

Veja outro email que ela me autorizou a postar aqui no Indiagestao:

As criancas estao tentando se ajustar, falei para eles que nao precisam mudar como sao e nao mudem quem sao... porque embora sejam pequenos a Larinha fez 14 a semana passada e o Vininho vai fazer 12 no dia 12 de marco, eles entendem bem a questao respeito ao proximo, e a questao verdade... no sentido de sermos verdadeiros conosco e com outros. Aqui eles tem eu vou chamar de uma mania de rir muito de nos, e falar pelas costas, o que fica dificil para as criancas aceitarem na cabecinha deles miga. Porque sempre ensinei que temos falar a verdade, sermos sinceros e verdadeiros e respeitarmos a todos... o que muitas vezes eh dificil encontrar isso aqui... Nao sei ainda se eh Indore ou India kkkkkk



Quanto a chegada de muitos brasileiros a trabalho ao que soubemos num reuniao, da empresa que tivemos com alguns analista da GM no Brasil na ultima vez que fui pra la, eh que aqui se nao tivermos um estrangeiro na ponta de comando, nao se tem trabalho e as empresas estrangeiras acabam fechando ou tentando manter a industria aqui so pelo baixo custo. Porque os brasileiros sao muito firmes e rigidos, se tem que trabalhar, vao la e fazem, e acabou e nao se tem isso de nao vou chamar a atencao do fulano, porque eh de casta nao sei o que... Entao pra nos o importante eh : a otima qualidade e boa quantidade de producao, o que nao eh visto assim aqui com alguns indianos nas pontas de comando de producao, seja de que ramo seja. Infelizmente eles nao gostam muito de chamar a antencao, ou de terem pulso firme, o que ca entre nos, nao falta nos Brasileiros...kkkkkk.


Quanto a escola, eu espero muito que para esse proximo ano letivo mude muito, porque os professorem tambem riem muito dos alunos, e tentam impor numa escola internacional o metodo indiano, o que eh complicado para quem vem de for a, temos agora alem de nos, 2 garotos kenianos que sao uns fofos, e miga do ceu, eles tambem pegam no pe dos dois, por serem diferentes... eh complicado isso... e temos um garoto Ingles, e um mais EUA, com os mesmos problemas ... metodos indianos impostos a duras penas...










































































.

18 de fevereiro de 2010

Respostas



O resultado da ultima enquete ficou assim:

Você já fumou maconha?

Sim, uma vez = 5%
Sim, poucas vezes = 10%
Sim, muitas vezes = 11%
Não = 74%

Campanaha Salve os Tigres de Bengala:

Agradeço a Daniela, a Patrícia Cassolatto e Eliana por terem postado em seus blogs e divulgado via email para seus amigos a campanha para tentar salvarmos os tigres indianos da extinção.

Em 2005 Bill Gates que era naquela época o homem mais rico do mundo e presidente-proprietario da Microsoft doou 1 milhão de dólares para salvar os 2 mil tigres que restavam.

Eu coloquei a noticia no Indiagestao e comentei dizendo que ele havia jogado fora 1 milhão de dólares que iriam parar nos bolsos dos indianos. Os iludidos me criticaram por meu comentário honesto. Hoje, 5 anos mais tarde temos 600 tigres a menos!

What is isso?



Eu havia escrito que este what is isso? Era muito fácil, e foi muito fácil mesmo pois todos acertaram. Eh supostamente um óleo extraído da canabis. Nao eh terapêutico e nem para ser usado em massagens. Nao eh afrodisíaco, como escreveu a Dyrdhra Rodrigues, eh um óleo para se usar no difusor. Ele eh bastante caro (custa 500 rupias) em relação a outros óleos que custam por volta de 200 rupias.

O aroma eh agradável, mas não vale o preço tão alto, o óleo de rosas eh muito melhor na minha opinião.

Temos aqui também o incenso de canabis (maconha) mas nunca comprei e portanto nada posso dizer a respeito. Creio que a resposta do Alípio que esteve em Varanasi (antiga Benaras) seja a mais correta. Veja:

"Coisa para inglês ver!!!!nada de cannabis tem ai...só o desenho da folha para fazer marketing...o óleo extraído da cannabis chama-se charas ai na índia, e tem outra cor e é como uma cera , é extraído para fumar(os sadhus sabem bem).Esse frasco ai é só para tirar uma "onda",duvido que tenha cheiro de erva....já vi ai na índia ate incenso de cannabis(também só para maluco burro comprar)é legal para tirar uma onda com a cara dos outro."

Cesar G. Bento: Desconheco os dados sobre cancer de estomago, mas azia e hemorroidas sao muito comuns aqui na India. Um remedio anti-acido chamado Gelusil eh vendido como agua nao so nas farmacias como tambem nas lojas de alimentos. E o habito indiano de nao usar papel higienico, mas sim de lavar o anus so com agua, ja deixa claro a situacao das hemorroidas indianas.



































































.

17 de fevereiro de 2010

Mala a Prova de India

Namaskar

Eu adoro as propagandas que temos aqui na India.

Hoje apresento para voce uma de minhas favoritas e que esta passando exatamente neste momento aqui.

Trata-se de uma propaganda para malas da marca American Tourister e deixa qualquer outra propaganda de mala no chinelo como a da Samsonite por exemplo.

A mala American Tourister consegue sobreviver inteira e intacta as dificilimas condicoes de viagem aqui na India.

Veja e divirta-se pois esta propaganda eh realmente boa. Alem de deixar super claro que a mala eh forte e resitente, mostra muito bem a realidade indiana.

Repare o turista dando de nariz na axila de um indiano. Eu gosto muito desta propaganda.

Versao Original:




Versao curta:







































































.

16 de fevereiro de 2010

Para Refletir...

German Bakery ANTES da explosao.

German Bakery DEPOIS da explosao.




































































.

15 de fevereiro de 2010

What is Isso?




Observe a foto e responda: What is isso?


Colaborou: Martha Pinto
















































































.

14 de fevereiro de 2010

Para Refletir...





Hoje, dia 14 de Fevereiro, dia de S. Valentino, ou seja, Dia dos Namorados, cujo a India comecou a celebrar a cerca de 5 anos atras. Deixo aqui para sua reflexao uma frase de Erich Fromm:

O amor infantil segue o principio: eu amo porque sou amado. O amor maduro segue o principio: sou amado porque amo.































































.

12 de fevereiro de 2010

Comida Apimentada



Caso voce sofra de gastrite, ulcera, refluxo ou qualquer outro problema gastrointestinal, a comida indiana nao eh recomendada para voce, por ser muito gordurosa e apimentada.

Para os indianos comida sem pimenta significa comida sem sabor, assim sendo eles colocam pimenta em tudo, pipoca, macarrao da Maggie, sopas etc e tambem na batatinha chips.

Aproveitando-se deste fato da realidade e cotidiano indiano, a BINGO empresa especializada em diversos tipos de batatinha chips para o paladar indiano, acabou de lancar no final de 2009 a batatinha com pimenta vermelha.

Veja que maravilha de propaganda e observe no final como o rapaz resolve proteger-se. Hilario!












































































.

11 de fevereiro de 2010

Respostas

Namaskar


O resultado da ultima enquete ficou assim:

Você usaria burca?

Sim = 15%
Não = 57%
Depende = 28%

What is isso?



Todos os que responderam tratar-se de um local para se fazer chamadas telefônicas, passar e receber Fax, fazer xerox etc. acertaram. No entanto, as duas respostas mais completas foram a da Lana e da Agnes, assim sendo, estas duas mulheres são as acertadoras oficias desta semana. Parabéns!

Significado de STD e ISD, resposta da Agnes Godoy:

STD é a sigla de Subscribers Trunk Dialling é o mesmo que chamada (interurbana) direta, sem a necessidade do intermédio de uma telefonista. Já ISD acredito que signifique International Subscriber Dialling, é a chamada direta internacional. Acho que podemos compará-los respectivamente com nossos DDD e DDI, não?
É isto mesmo Agnes, você esta 100% correta. A Lana também respondeu corretamente. PARABENS meninas!! :)

Lana: Desconheco campanha especifica contra o uso da burca, mas conheco a campanha STOP OPRESSION OF WOMEN IN ISLAM (Pare a Opressao de Mulheres no Islam).

ISHR, International Society for Human Rights, (Sociedade Internacional pelos Direitos Humanos) lancou uma campanha em defesa dos direitos das mulheres islamicas.

A foto do cartaz da campanha eh bonita comparada com a foto real. Veja:


Foto da Campanha


Foto Real


Sei tambem Lana que o governo da Franca quer proibir o usao da burca em seu pais e a Alemanha tambem esta estudando uma proposta a este respeito, porem de modo menos ostensivo quanto a Franca.

Lara Maria: O ritual de jogar as estatuas na água eh conhecido como ritual de imersão (immersion ritual) e seu único propósito eh se livrar do trambolho após o fim do festival. Todo festival religioso necessita sempre de uma estatua novinha em folha.

Imagine que ao final do dia de Nossa Senhora Aparecida os católicos jogassem a estatua da santa no Rio Paraíba do Sul e no próximo ano comprasse uma nova estatua novinha em folha.

As estatuas dos dias festivos são de tamanho médio, grande e gigante especialmente feitas para estas ocasiões. As estatuas pequenas que se tem nos altares (oratório) das casas, nao são jogadas no rio. Se uma estatua de altar domestico cair ao chão e quebrar, então abandona-se a dita cuja em uma arvora qualquer. O hinduismo eh assim mesmo, tudo muito elaborado e ritualistico. Os ocidentais confundem ritualismo com espiritualismo.

Paula: Todos somos espiritas, no sentido de que todos temos alma, parte espiritual, criados por Deus, somos espíritos etc.

Conheço muitos Kadercistas orgulhosos de serem seguidores do francês A. Kardec que preferem assim serem chamados de Kadercistas para não serem confundidos com candonblecistas, ubandistas etc. pois em termos de religião todos acham que estão certos e que sua religião eh melhor que a do outro.

Paul e Aninha: Não sei se o rapaz eh gay. NÃO eh preconceito contra os mais velhos não deixa-los entrar nos vagões reservados as mulheres. Os vagões são reservados as mulheres e só mulheres podem entrar nestes vagões. O governo teve que tomar esta decisão para evitar o assedio sexual dos homens indianos para com a mulheres. Este assunto já foi tratado anteriormente pelo Indiagestao, por favor leia as postagens anteriores.

Leticia: Agradeço por você indicar o Indiagestao. Só pessoas como você que aqui moram sabem que não crio e nem aumento os fatos da realidade indiana. Fatos são simplesmente fatos, que eu só coloco em português em linguagem acessível.

Selma: Parabéns por ter agüentado 3 anos de Índia. Banhos nas torneiras da cidade NÃO irão acabar nunca pois há uma grave falta de água e infra-estrutura na Índia para uma população que jamais ira parar de crescer. Tenha um feliz retorno ao Brasil :)

Gracinha: Fico feliz que tenha retornado ao Indiagestao. Na foto do banho a “criança” dando banho no bebe eh uma menina casada e provavelmente a mãe do bebe. NÃO se esqueça que os casamentos infantis aqui na Índia continuam a todo vapor. Observe que elas esta usando as pulseiras de casada bengalesa (uma vermelha e uma branca).

Cesar Bento: O cidadão no caminhaozinho de 3 rodas muito provavelmente eh o motorista sim. Eh comum pessoas dirigindo descalças. NÃO há lei que proíba isso.





























































.

Arvore Caida

Namaskar

Outro dia tivemos uma forte ventania que derrubou muitas arvores por toda Delhi, uma destas arvores caiu bem no local onde meu esposo estaciona o automovel da empresa, que por sorte nao estava no local.

Como cairam diversas arvores por toda Delhi eu ja sabia que o pessoal da prefeitura nao viria no mesmo dia para retirar a arvore falecida, e realmente eles so vieram no dia seguinte.

Veja o video que fiz:


Nao sei como ainda me surpreendi pelo fato deles nao usarem motoserras mas sim serrotes e machados para cortarem a arvore.































































.

10 de fevereiro de 2010

Laximi, "Deusa" Desmembrada



No dia 11 de Agosto de 2007 eu coloquei um post no Indigestão sobre a Laximi, a menina indiana com 4 braços e 4 pernas.

http://indiagestao.blogspot.com/2007/11/deusa-desmembrada.html

Laximi passou por diversas cirurgias e agora esta bem. Os dois braços e as duas pernas da gêmea parasita foram removidos. Ela esta com a pelvis e as pernas um pouco mais separadas do que o normal, mas consegue deambular sem problemas.

As pessoas do vilarejo onde Laximi nasceu ficaram muito zangadas com seus pais pois eles resolveram opera-la. O povo a considerava como a reencarnacao da deusa Laximi e achou um absurdo a cirurgia de remocao dos membros parasitas.

O vilarejo todo ficou com inveja da atencao dada pela midia e pelos medicos a Laximi e seus pais; inclusive a propria avo paterna de Laximi.

A familia teve que mudar-se e agora vive no Rajastao onde o pai de Laximi arrumou um bom emprego e agora eles tem uma vida bem melhor do que a vida anterior no vilarejo, o que fez o povo do vilarejo ficar ainda com mais raiva e inveja de Laximi e seus pais!!

Parte 1:




Parte 2:

Parte 3 (Final):








































































.

8 de fevereiro de 2010

What is Isso?



Namaskar

Hoje o nosso divertido What is isso? esta muito facil. Em todo caso segue a tradicional frase... observe a foto e responda: What is isso??????
































































.

7 de fevereiro de 2010

Ajude a Salvar os Tigres Indianos



No inicio do seculo 20 haviam cerca de 40 mil tigres na India.

Hoje, seculo 21 ha somente 1.400 tigres vivos.

Por favor ajude e divulgue o esforco da WWF-India para salvar os tigres indianos.

http://www.saveourtigers.com/

A matematica indiana nao eh justa, 1 Bilhao e 200 Milhoes de humanos para somente 1.400 tigres!

Sabe porque os indianos matam seus tigres?

Por que os chineses compram tigres indianos?

Para come-los e serem usados como remedio na tradicional medicina chinesa.


























































.

6 de fevereiro de 2010

Caminhaozinho




Aqui na India eh comum esses pequenos caminhoezinhos com somente 3 rodas!
































































.

5 de fevereiro de 2010

Banho do bebe




Apos esta mulher ter lavado a louca e a roupa, finalmente ela lava seu filho com o pouco de agua que restou.




















































.

4 de fevereiro de 2010

O menino do Trem








Repassando um recado da Martha Pinto para voce...


Estas fotos em PB foram tiradas de dentro do trem.

E o menino entrou no vagao de mulheres para estudar sossegado porque os vagoes dos homens sao muito cheios e barulhentos.

Detalhe, se ele fosse mais velho, seria expulso pela mulherada como o meu marido ja foi.





















































.

3 de fevereiro de 2010

Jyoti, a Menor mulher do Mundo



No dia 24 de Abril de 2008 eu coloquei um post no Indigestão sobre a Jyoti, a menor adolescente do mundo.

http://indiagestao.blogspot.com/2008/04/jyoti-menor-adolescente-do-mundo.html


Infelizmente Jyoti fraturou as duas pernas pois seus ossos são extremamente frágeis e não estão “colando” novamente. No futuro ela corre o risco de não poder mais deambular.

Veja:




































































.

2 de fevereiro de 2010

Respostas e Grammy

Islamicos: Que horror a mulher da esquerda!
Hindus, sikhs, jainistas, cristaos, budistas, kadercistas, espiritualistas, teosofistas, agnosticos, ubandistas, zoroastristas, bahais, taoistas, shintoistas etc: Que horror a mulher da direita!


Hoje eh dia de respostas.

Lana: Indianos tambem tem senso de humor, no entanto não eh tao exarcebado como no caso dos brasileiros.

Veronica: Muitos dos ovos indianos possuem salmonela e causam uma grande diarreia nas pessoas se não forem bem cozidos.

What is isso?



Acertadores: Belatrix, Josilena, Ibira, Izis, Patricia e Regina.

Isto realmente eh um crematorio.

Japan, Lara Maria e Cozinha da Drika: TODOS os deuses hindus sao jogados nos rios e mares apos o dia de festividade. Isto ocorre todos os anos em todos os festivais religiosos hindu.

A estrutura principal eh feita de bambu e o corpo eh feito de argila que sao biodegradaveis, entretanto, a pintura, vestimenta, enfeites etc sao altamente poluentes e as aguas dos rios e lagos sao todas contaminadas.

REVURKA = o Reverso da Burca

Dedico este video da Revurca (o reverso da burca), para todos que comentaram na postagem Da para ser Sexy de Burca? 




A R Rahman recebeu dois Grammy, um por melhor musica para filme com a musica Jai Ho do filme americano Slumdog Millionaire, e o outro Grammy foi pela melhor compilacao musical para filme, novamente para o filme estadunidense Slumdog Millionaire.



O tablista indiano Zakir Hussain e o sarodista Amjad Ali Khan foram indicados para o Grammy deste ano mas nao venceram.








































































.

1 de fevereiro de 2010

What is Isso?




Observe a foto e responda: What is isso?

O que significam as letras STD e ISD ?
























































.

O Alquimista no Teatro




Voce que ja esteve na India sabe o quanto o escritor Paulo Coelho eh popular aqui e que seus livros sao vendidos ate mesmo em sinais luminosos de transito (farois, sinaleiras).

Os indianos resolveram levar seu amor por Paulo Coelho a um outro patamar e transformaram seu livro O Alquimista em peca teatral, que ja foi apresentada em Nova Delhi por algumas semanas e agora esta sendo apresentada em Mumbai.

Veja a foto da propaganda em um outdoor em Mumbai.


Colaborou: Martha Pinto de Mumbai



































































.