22 de janeiro de 2011

Charles Darwin e o Brasil



Há 150 anos atrás o naturalista Charles Darwin publicou seu famoso livro “A Origem das Espécies”.


Darwin viajou extensivamente ao redor do mundo observando diferentes paisagens e ecossistemas antes de formular sua teoria da evolução das espécies. Um dos muitos lugares que ele visitou em sua viagem épica foi o Brasil.

“O prospecto da floresta selvagem faz qualquer naturalista lamber o pó do pé de um brasileiro.” escreveu ele, em relação a sua ansiedade em ver com seus próprios olhos as florestas brasileiras.



“Os picos de pedra selvagens, sempre apresentam uma fotografia diferente – cobertos por nuvens brancas, ou pela luz do sol.” disse Darwin em relação ao Pão de Açúcar no Rio de Janeiro.


Ele explorou por diversos dias a mata atlântica do Rio de Janeiro e registrou que “uma paradoxal mistura de silêncio e sons permeiam a floresta.”


Darwin também visitou o pampa gaúcho e se impressionou com o fato das pessoas sobreviverem em uma dieta baseada principalmente em carne. “Incontáveis rebanhos de gado e carneiros alteraram o aspecto da vegetação.” Esta foi sua observação em relação ao pampa.


Do sul do Brasil, Darwin seguiu viagem para a Patagônia, na Argentina.


É importante lembrar que quando ele esteve no Brasil em 1832 a floresta tropical atlântica, mais conhecida como Mata Atlântica, era ainda bastante preservada e se estendia do nordeste ao sudeste do Brasil.


Além do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, Darwin também esteve em Salvador e em Ilhéus, na Bahia.





























































.