14 de julho de 2011

Promessas Vãs

Promessas Vãs


Prometer significa comprometer-se a fazer algo, dar a palavra, assumir um compromisso.

Atualmente prometemos tanto mas cumprimos muito pouco do que prometemos. Prometemos a nós mesmo que iremos emagrecer, que começaremos a nos exercitar, que levaremos uma vida saudável, que deixaremos de fumar etc, etc, etc …

Prometemos também aos outros que iremos telefonar, que iremos combinar de sair, que iremos viajar juntos, que o/a amaremos para todo o sempre, “na saúde e na doença”, até que o divórcio nos separem…

Promessas de Fé

Anos atrás uma amiga muito querida me contou que certa vez sofreu uma grande infecção nos olhos e prometeu a Santa Luzia que não cortaria o cabelo por 5 anos caso se curasse da infecção. Como dentro de alguns dias seus olhos estavam novamente normais, ela cumpriu a promessa e ficou 5 anos sem cortar o cabelo. Após 5 anos, seu cabelo estava desnivelado e com pontas duplas e ela finalmente pode corta-lo.

Desde quando ela me relatou este fato, fiquei me questionando qual a importância para Santa Luzia se minha amiga tinha cabelos longos ou curtos. Sua promessa não fez sentido para mim e continua não fazendo, até porque, é notório o fato das mulheres, em sua maioria, terem preferência por cabelos longos, ou seja, deixar o cabelo crescer não é nenhum problema para o sexo feminino.

Minha idéia de promessa a uma santa ou um santo é diferente da idéia da minha amiga. Eu acredito em caridade. Para mim, trabalhar como voluntária em uma ONG ou obra assistencial, é uma forma ideal de ajudar alguém e ao mesmo tempo cumprir uma promessa.

Claro que qualquer promessa só é válida, se for cumprida a risca. Acima de tudo, a promessa deve ter como objetivo final, fazer o bem a si mesmo, a outrem, a comunidade, aos animais e inclusive ao meio ambiente. Prometer andar 50 metros de joelhos não ajuda ninguém, pelo contrário, fere os joelhos da pessoa que está pagando a promessa. Promessa não é e nem deve ser sinônimo de tortura. Para mim seria mais útil e o santo/a ficaria mais feliz, se a pessoa doasse uma perna (prótese) a uma pessoa necessitada.

Promessas não devem ser vãs, devem ser úteis e carregar em si a fé, o bem, a bondade e a caridade.












































































.