Olá, resolvi escrever pois não tenho visto nada atualizado com relação às castas na India... Talvez voce possa postar ou sugerir algo.
Minha dúvidas são bem objetivas, como por exemplo:

- O que uma casta tem a ver com a personalidade da pessoa? por exemplo "fulano" é de tal casta, então ele teve uma educação melhor... ou ele é de uma casta inferior então só pode trabalhar em determinado emprego.
Personalidade eh algo particular de cada ser humano, nao importa em que casta tenha nascido. Melhor ou pior educacao depende de fatores economicos. As familias com mais dinheiro mandam os filhos para escolas melhores. O emprego/trabalho/funcao ainda eh bastante dominado pela divisao social em castas. As duas castas mais altas (Brahmins e Katryas) possuem os empregos/cargos mais elevados na India. No entanto temos atualmente hoje a governadora do estado de Uttar Pradesh que eh uma dalit.

- A casta tem alguma coisa a ver com a condição financeira? por exemplo um brahmin geralmente tem uma condição financeira boa e um dalit uma condição ruim.
Vamos deixar claro que dalit NAO eh uma casta; eh abaixo disso, conforme explicado no Rig Veda. 
Os brahmins nao sao necessariamente os mais ricos. Na zona rural os brahmins sao super pobres e quem tem mais dinheiro sao os katryas.

-Atualmente na India as coisas estão mudando, quanto esse sistema pode interferir na vida de um Indiano em pleno séc. 21?
Nao. As castas sao algo muito importante para os indianos e para a sociedade. Nao vai mudar tao cedo. Este sistema interfere principalmente na parte profissional e amorosa dos indianos.

-Só por uma passoa ser de determinada casta, ela pode ser, geralmente, mais honesta que outras? Exemplo: um kshatriya tem maior compromisso com a verdade que um jatis? (falando sobre educação familiar e hábitos)
Nao. casta nao tem nada a ver com o grau de honestidade da pessoa. Nestes 12 anos de India, observei  e observo que no geral os indianos mentem muito. A mentira eh algo generalizado e eh aceita pela sociedade indiana. Como todos mentem, ninguem tem coragem de atirar a primeira pedra. Voce sabe que o outro esta mentindo, mas como voce tambem mente, voce nao se importa e tudo acaba em pizza. Eh bastante interessante!

Sei que não podemos julgar ninguem por uma classificação tola como essa. Mas como isso, apos tantos anos de abolição, esta presente hoje em dia na India? 
Todas as leis indianas que se referem a ordem social, sao apenas no papel. As tradicoes sociais sao algo por demais arraigados para os indianos. Os que vao contra estas tradicoes acabam sendo assassinados.

Desde já te agradeço e aguardo uma resposta, se é viável ou não a publicação de um poste atualizado sobre esse tema.
Eu não vivo mais sem o Indi(A)Gestão.
bjoss

Obs: Se quiser postar o email tudo bem, porem favor ocultar meu nome. :D




.