11 de setembro de 2005

Casamento Hindu - Parte II


Nâmaskar

Casamento Hindu - PARTE II

Creio que a expressão mais correta para os casamentos arranjados deveria ser “casamentos negociados”, pois na verdade o que ocorre é uma verdadeira negociação antes do casamento; embora não seja nada escrito no papel como nos “pre nups” americanos.

Inicialmente é necessário colocar um anúncio nos classificados do jornal de domingo escrevendo o que a família espera de uma boa noiva/noivo.

É realmente fascinante ler esses classificados. Eles são muito bem organizados e estão divididos entre: Procura-se Noivos e Procura-se Noivas. Dentro dessa divisão há muitas subdivisões como: por casta, por língua, por religião, por profissão, por comunidade, para indianos morando fora da India, geral (deficientes visuais, físicos e auditivos; segundo casamento; casamento de viúvo; e portador de HIV) e cosmopolita.

Em geral pede-se e procura-se alguém bonito de cor de pele clara (o que é uma ironia uma vez que os indianos são na maioria escuros), uns escrevem que dote não é necessário, atualmente todos pedem por mulheres magras, outros mencionam o quanto ganham por mês etc. Isso fica a critério da família que está em busca de uma esposa/o para o filho/a.

A comunicação a princípio se dá por carta ou e-mail onde no geral pede-se uma foto e informações específicas sobre a candidata a esposa. Tenta-se encontrar alguém do mesmo nível educacional, social e financeiro. Uma vez selicionadas as candidatas as famílias marcam um encontro com ou sem os futuros noivos.

Esses encontros se dão primeiramente na casa da moça. A família do rapaz (pai, mãe, irmãos mais velhos, tios etc.) vão a casa da moça para conversar com a família dessa (pai, mãe, tios, tias etc). Antigamente os noivos e noivas NÃO se viam até o dia oficial do casamento, atuamente, a maioria das famílias levam o noivo já nesse primeiro encontro. Após uns minutos de conversa, se tudo estiver indo bem, a família da moça a chama e a apresenta a família do noivo. Nesse primeiro encontro os futuros noivos não se falam e ficam absolutamente calados e de cabeça baixa. Quem conversa são apenas os familiares mais velhos e de preferência os homens (pais e tios). Se tudo correu bem nesse primeiro encontro, haverá outros encontros, dessa vez na casa do rapaz.

A família do rapaz aproveita o segundo encontro que é dessa vez na sua casa, para mostrar a família da noiva (a moça não vai nesse encontro) toda a casa e o quarto onde eles irão dormir. Se a casa é razoável, começa então as negociações. Todos esses encontros são regados a chá preto com leite, água e doces.

Por favor aguarde a PARTE III

Continue lendo http://www.indiagestao.blogspot.com/ o único blog com notícias da Índia em português.

Om Shanti

4 comentários:

  1. Muito interessante, SAndra. A cada dia que passa, mais interessada fico pela cultura indiana... Gostei muito. Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler tudo que escrevestes sobre a India. Me identifiquei com varias pontos de sua narraçao, pois morei na India por quase 3 anos. Em Chennai capital do estado de Tamil Nadu. Um povo mais pacifico do que os do Norte. Tambem adorei Jaipur. gostaria se possivel receber suas fotos. Mando algumas minhas assim que puder. SAUDADES DA INDIA!!

    ResponderExcluir
  3. olá Sandra
    gosto mutio de ler noticia de India,gostaria saber mais noticias sobre o cinema indiano,sobre actores actrizes ect.

    xau
    sónia
    Portugal

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra tudo bem amei tudo que escreveu gostria de saber mais sobre homens Idianos estou apaixonada por um nós correspondemos vitualmente ele parece ser sincero mais tenho medo já estamos nó correpondendo a seis meses cada vez fiacmos mais conhencendo um ao outro tenho um pouco de receio pelo que ouço falar o que eles pensam das mulheres brasileiras abraços obrigado

    ResponderExcluir