27 de novembro de 2005

Banyan


Nâmaskar

 
Nessa minha última ida a Kolkata, aproveitei para visitar mais uma vez a mais antiga e maior árvore BANYAN da Índia!!!!!

Essa obra inspirada de Deus fica no Jardim Botânico e merece ser visitada apesar da péssima frequência nos fins de semana.

O nome científico dessa belezura é FICUS BHENGALENSIS L. e é da família das Moraceae, originária da Índia. Ela dá um fruto parecendo um figo, mas não é comestível.

Ela possui mais de 250 anos de idade. Em 1864 e 1867 ela foi parcialmente destruida devido a dois furacões, o que a deixou exposta e acabou sendo atacada por fungos. Em 1925 o tronco principal apodreceu e teve que ser removido, porém e árvore continua forte e saudável e crescendo cada vez mais e mais.

Ela na verdade não é uma árvore alta, e sim uma árvore espalhada. Os troncos são galhos e os galhos são troncos!!! Os galhos descem verticalmente em direção ao chão, entrando nele e assim se tornando troncos. Na verdade ela parece mais uma floresta do que uma única árvore. IMPRESSIONANTE!!!!!!!!

O melhor modo de fotografá-la seria por cima, de dentro de um helicóptero, mas isso por aqui é coisa rara como vocês sabem. Nem a polícia tem! Canal de TV, nem pensar! Esses helicópteros-ambulância é piada aqui! Só quem tem mesmo são os militares. E aqui é tudo tão precário que não tem nem cartão-postal desta Banyan :(

Veja a foto. Lembre-se, não são várias árvores não, é apenas UMA!

No momento ela possui 2880 troncos-galhos e ocupa uma área de 14429 m², ou seja, 1.5 hectares!!!!!! E pra nossa felicidade, ela continua crescendo!!!!!!

Ela está no Guinness Book de records mundiais, e com certeza não é pra menos!

Incredible India!

Om Shanti