15 de janeiro de 2006

Tagore


15/01/2006

Nâmaskar

RESPOSTA:

A resposta do Desafio 2006 valendo uma cartela (simples) de Bindi é: Rabindranath Tagore, Bangladesh. Essa resposta não estava no blog não. Coloquei essa pergunta pois é um fato curioso. Dos mais de 200 países que existem no mundo atualmente, somente 2 países possuem a mesma pessoa como autor de seus hinos nacionais. Rabindranath Tagore, o grande poeta indiano de origem bengalesa que ganhou o prêmio Nobel de literatura, é a única pessoa do mundo a ser autor dos hinos nacionais de dois países diferentes! Os países são Índia e Bangladesh.

O atual país de Bangladesh fazia parte da Índia até 1947, assim como o atual Paquistão. Era tudo uma coisa só. Ao receber a independência da Inglaterra em 15 de agosto de 1947, os muçulmanos liderados pelo senhor Jinnah, quiseram formar um país só pra eles, e a Índia foi dividida em Hindustão e Paquistão.

Bangladesh não queria pertencer nem a um nem ao outro e lutou por sua própria independência. Antes da independência, Bangladesh chamava-se East Pakistão ( Pakistão do Leste) e era/é vizinha do estado de West Bengal (Bengala do Oeste), onde temos os famosos tigres de bengala. Não se assuste não, é verdade. Os tigres de bengala são indianos e NãO africanos como muitos pensam. Coincidentemente, meu esposo é de West Bengal, portanto, é bengalês, mas é mansinho como minha gatinha, não é feroz como os tigres não rssssss.

Bangladesh, tendo sido parte integrante da Índia por inúmeros anos, fala bengalês. Se vc for lá algum dia, vc não vai ver diferença entre Índia e Bangladesh; eles se vestem igual, se comportam igual etc. Portanto Tagore, sendo bengalês da época anterior a separação é considerado pelos bangladeshes bengalês e pelos indianos, um indiano bengalês. Foi assim que esse grande poeta e talentoso artista acabou tendo a honra de ser o autor do hino nacional de 2 países diferentes, Índia e Bangladesh!

Para quem ainda não conhece nenhuma obra de Tagore, deixo aqui minha recomendação para que vocês leiam pelo menos o famoso poema Gitanjali. Ou leiam o capítulo do livro Autobiografia de um Iogue de Paramahansa Yogananda dedicado a esse excelente artista e poeta.

A vencedora do quinto e último dia do Desafio 2006 foi Angélica. PARABÉNS!!!!!!

Atenção: Aos domingos não estarei mais escrevendo sobre os intrigantes aspectos culturais da Índia. Não fique triste, não me xingue; vc vai encontra-los nas postagens durante a semana. Domingo é o único dia que o maridão está em casa, e tenho que dar mais atenção à ele; afinal, ele é a unica razão pra que eu more neste fim de mundo.

Tenha um lindo domingo!

2 comentários:

  1. Olá, San. Vc está certíssima em aproveitar o dia de domingo com o maridão... Pela felicidade do casal, até me conformo em ficar sem as dicas culturais aos domingos...rs
    Aguardarei ansiosa as postagens durante a semana. Curta bastante o "marido manso" que vc tem, afinal isso parece coisa rara aí na Índia...rs
    Beijocas, minha amiga.

    ResponderExcluir
  2. Oi, sou leitor da Mundo Estranho e vi sua materia falanda da índia . ficou muito legal....

    ResponderExcluir