10 de abril de 2006

1ª DELHI



1ª Delhi

A primeiríssima cidade de que se tem notícia aqui foi INDRAPRASTHA, imortalizada no grande épico indiano MAHABHARATA.

Eu confesso que li a versão resumida deste épico. Ele é muito grande, uma espécie de Os Lusíadas de Camões. O que interessa é que Indraprastha existiu de verdade há 3000 mil anos atrás.
Atualmente não resta quase nada de Indraprastha, há somente umas pequenas escavações no sítio arqueológico que fica dentro do Purana Qila.

Desde Indraprastha há 3 mil atrás, até começo do século 12 da era cristã, esta região toda era dominada por imperadores hindus.


1ª DELHI

A primeira Delhi era conhecida por dois nomes, Dhillika e Yoginipura. Ela foi construída no 9º século d.C. por Tomar, e era cercada por uma muralha, chamada Qila Lal Kot, que agora fica próxima ao famoso Qutb Minar.

No século 12 d.C, Dhillika foi conquistada por Prithviraja Chauhan III e ampliada com a construção de outra muralha, Qila Rai Pithora em três dos lados da antiga muralha Qila Lal Kot. Esse foi o fim do reinado hindu nessa região.

A primeira Delhi é mais conhecida pelo QUTB MINAR, mas há ainda hoje em dia ruínas das construções antigas da 1º Delhi ao redor do famoso Qutb Minar. Para quem gosta de história, o complexo do Qutb Minar é um prato cheio, bem cheio!

Na verdade é um COMPLEXO onde fica o Qutb Minar, pois ele não está lá sozinho. Ao redor dele há ruinas de outras construções.

O complexo do Qutb Minar faz parte de todos os city tours; então você não precisa se preocupar pois qualquer excursão que você pegue, com certeza eles te levarão para ver esta preciosidade.

Mas afinal o que é este Qutb Minar que faz parte da 1º Delhi ????

É um minarete em arenito vermelho que tinha como função chamar os fiéis as preces.

FOTO: Qutb Minar (por Ana Dini)

Incredible Delhi!

OM Shanti