10 de abril de 2006

1ª DELHI



1ª Delhi

A primeiríssima cidade de que se tem notícia aqui foi INDRAPRASTHA, imortalizada no grande épico indiano MAHABHARATA.

Eu confesso que li a versão resumida deste épico. Ele é muito grande, uma espécie de Os Lusíadas de Camões. O que interessa é que Indraprastha existiu de verdade há 3000 mil anos atrás.
Atualmente não resta quase nada de Indraprastha, há somente umas pequenas escavações no sítio arqueológico que fica dentro do Purana Qila.

Desde Indraprastha há 3 mil atrás, até começo do século 12 da era cristã, esta região toda era dominada por imperadores hindus.


1ª DELHI

A primeira Delhi era conhecida por dois nomes, Dhillika e Yoginipura. Ela foi construída no 9º século d.C. por Tomar, e era cercada por uma muralha, chamada Qila Lal Kot, que agora fica próxima ao famoso Qutb Minar.

No século 12 d.C, Dhillika foi conquistada por Prithviraja Chauhan III e ampliada com a construção de outra muralha, Qila Rai Pithora em três dos lados da antiga muralha Qila Lal Kot. Esse foi o fim do reinado hindu nessa região.

A primeira Delhi é mais conhecida pelo QUTB MINAR, mas há ainda hoje em dia ruínas das construções antigas da 1º Delhi ao redor do famoso Qutb Minar. Para quem gosta de história, o complexo do Qutb Minar é um prato cheio, bem cheio!

Na verdade é um COMPLEXO onde fica o Qutb Minar, pois ele não está lá sozinho. Ao redor dele há ruinas de outras construções.

O complexo do Qutb Minar faz parte de todos os city tours; então você não precisa se preocupar pois qualquer excursão que você pegue, com certeza eles te levarão para ver esta preciosidade.

Mas afinal o que é este Qutb Minar que faz parte da 1º Delhi ????

É um minarete em arenito vermelho que tinha como função chamar os fiéis as preces.

FOTO: Qutb Minar (por Ana Dini)

Incredible Delhi!

OM Shanti

2 comentários:

  1. oi Sandra !

    super legal teu blog, gostei de ver as váriadas opinioes das outras pessoas também. pois é.. tudo tem lá as suas vantagens e desvantagens...né? por aqui nao é diferente.

    Estarei aguardando as cenas do próximo capítulo! 8-)

    beijus

    angela

    ResponderExcluir
  2. Lendo estas mensagens, observo que é de se refletir sobre o fato de que..se está olhando do prisma de classes menos informadas e socialmente carentes de um padrão de vida, e de cultura.Não creio que sejam assim todas as pessoas da India, como também sei que santos não se dá em pencas, mas esta terra já produziu e produz " Flôres raras de
    inigualável beleza ". Lendo um livro de Gandhi, percebo que estas coisa sempre aconteceram e já foram bem pior inclusive, mas também existem outras camadas da sociedade, outras camadas mais espirituais, outras camadas mais radicais, e assim sucessivamente.

    Enfim isto é o filme da vida, papeis tristes e alegres...apenas não podemos nos indentificar totalmente com eles senão colhemos os frutos da decepção, pois a dor e o prazer são apenas as duas faces da moeda.
    Quem vai a India em busca de satisfazer algo, e sai machucado, com certeza tem uma ligação com os fatos, com os acontecimentos..ou será que as coisas acontecem por acaso ? Alguém aí acredita nisso?

    Por acaso se ver-mos a vida no Brasil do prisma das favelas, do tráfico do Rio de Janeiro, dos carentes de algumas parte do norte e nordeste, não seria também trágico ?

    Assim não é a vida ? Bem, a Sandra faz um bom trabalho nos informando...mas que algumas pessoa vão muito abertas para esta empreitada...vão, e depois caem na realidade dura da vida. A Sandra vive dando os toques..as vezes até excessivamente trágicos...mas as pessoas preferem crer no lado ingênuo do mundo .

    Vamos até ao proximo capitulo ?

    Anandakirtan

    OM SHANTI

    ResponderExcluir