13 de abril de 2006

Badulaques Femininos


Namaskar,

Sou como as chuvas de monções, tardo mas não falho. A Carla havia me pedido em janeiro deste ano uma postagem sobre adornos femininos indianos, ou em bom português, os badulaques que a mulherada indiana usa, então aqui vai ...

Não dá pra falar que a mulher indiana se enfeita como árvore de Natal porque aqui eles não são cristãos e não conhecem essa tradição de árvore de natal. Aqui elas se enfeitam mesmo como maharanis (feminino de maharaja). A filosofia geral é “quanto mais melhor” e “com mais brilho melhor ainda”!!! Este conceito de que brilho é só para a noite é coisa de ocidental.

Pés: Elas passam uma tinta vermelha nos pés chamada Laca que serve pra disfarçar os rachos nos calcanhares devido ao hábito de andarem descalças dentro de casa.

O anel no dedo do pé é privilegio somente da mulheres casadas, solteira não pode. No geral são de prata. Quando o marido morre não se pode mais usar. Aliás quando morre o dito cujo não se pode mais usar nada :(

Tornozeleira é tradição, todas tem e todas usam. As com guizos (sininhos) que fazem barulho são as mais pop. Coloca-se uma em cada tornozelo, aqui não tem este lance de por numa perna só não, tem que por nas duas! Também são no geral de prata. O problema é quando agente levanta de noite pra fazer xixi, é aquele barulho de chocalho e acorda todo muito. Quando se está fazendo outras coisas então nem me diga, é aquela chacoalhação toda rsssssssss me refira a dançar por exemplo; eita cabeça poluída a tua! Rssssssssss ;)

Os saris e as roupas tem que ser bem coloridas e de preferência com muito brilho (espelhinhos). Quando fui à Jaipur comprei um salwar suit com espelhinhos e guizos rssssss já pra detonar a boca do balão de vez!!!!! Aqui usar brilho não é só pra noite não, usa-se brilho a qualquer hora em qualquer lugar.

Agora elas começaram a usar calcinha e sutiã mas até 6 anos atrás quando aqui cheguei a xana era criada solta, rsssss. As que usam sari ainda hoje em dia criam a xana solta rssssssss

Colares e/ou gargantilhas em geral acompanham os brincos (conjunto). E por falar em brinco o pessoal aqui é punk, tem vários furos nas orelhas, eu com meus 2 furinhos em cada orelha sou “pobre”.

E já que o assunto é furo, aqui é a terra dos pircings de nariz. Foi aqui há muitos anos atrás que o lance de furar o nariz começou. Quase todas tem o nariz furado. Antigamente furava-se a membrana central, no meio do nariz e se colocava um pircing de argola; hoje em dia o furo fica do lado ESQUERDO do nariz e só o povo diferente lá do sul da Índia é que fura o lado direito. O legal mesmo é a mulherada do Rajastão que furam os dois lados!! O negócio é ter o nariz furado.

Bindi é aquele enfeitinho que se põem na testa entre as sobrancelhas, isto é normal todas usam.

Sindoor é aquele pó vermelho que se põem na testa também próximo ao cabelo e/ou na divisa do cabelo. Este pó vermelho só pode ser usado pelas mulheres casadas e faz parte do ritual de casamento hindu. Durante o ritual o marido põem o pó pela primeira vez na testa da mulher e isto significa que a partir daquele momento em diante eles estão casados. A mulher usará o pó vermelho até sua morte ou até ficar viuva.

As indianas ainda tem uns enfeites de cabeça (não é chifre não rssss) cujos nomes não me recordo no momento mas vou explicar.

Um é uma correntinha que se coloca no cabelo, no meio da cabeça e que acaba na testa. O outro é uma correntinha que vai do piercing do nariz até o brinco. E tem também os brincos com correntinhas pra prender no cabelo.

E naturalmente além de anéis para as mãos temos o famoso MEHENDI, ou seja, tatuagem temporária de hena. Elas adoram cobrir as mãos todas e antebraços com essas tatuagens e faz parte de qualquer festa importante como casamento etc. Só ao invés de tatuagens de dragão e tigre como tem ai no ocidente, as tatuagens lembram rendas, delicados bordados.

Pulseiras e braceletes nunca caem da moda por aqui, e mais uma vez, quanto mais melhor, nos dois braços, lógico!!

E aí ficou com vontade de se enfeitar a la indiana????

Incredible India!

OM Shanti

5 comentários:

  1. Oi Sandra

    Acho que estou sempre atrasada e sempre comento seus post anteriores e nao o atual. Bom a minha pergunta eh uma observacao que vc fez. Vc falouq ue a sua visao de India eh a de uma pessoa que mora na India ha 6 anos, que eh casada com um indiano que que mora com toda a familia do seu marido, que segundo voce mencionou eles sao de classe media baixa. Ai vai minha pergunta, desde quando classe media baixa na India tem internet em casa e carro na garagem???????
    A minha visao de classe media baixa na India eh a de imensa familia dividindo o mesmo teto e com muitas dificuldades financeiras, ou seja, internet e carro sao artigos de luxo.
    Estou certa ou errada???

    ResponderExcluir
  2. Amei, amei, amei!
    Sempre lembro o dia q nos vestimos como indianas na sua casa aqui.

    bjs,
    eu

    ResponderExcluir
  3. Oi, San. Sei que tenho comentado pouco... É que a vida anda muito corrida, amiga. Mesmo sem comentar, passo por aqui para ler os artigos. Fiquei com muita vontade de me enfeitar como as indianas, e olha que eu sou discretinha, hein...rs, mas quem resiste àquelas belíssimas tatuagens em forma de renda. Adorei aquilo. Beijocas, amiga. Tenha uma feliz Páscoa!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra!

    Puxa vida! Quando leio seus comentários vejo que não é nada facil viver na India. Áo mesmo tempo é um país tão maravilhoso. Gosto muito do colorido das roupas, acho lindo ver a mulheres vestidas de sari. É muito interessante e diferente a maneira como as mulheres de enfeitam. Às vezes parece um exagero como elas pintam suas crianças, mas sei que é uma questão cultural. Assim como aqui é comum ver meninas pequenas usando calçados com saltinhos, além de outras coisas...
    Parabéns pela disposição de manter esta crônica diária que nos enriquece muito em relação à essa cultura tão exótica!

    Aurora

    ResponderExcluir
  5. Sandra meu nome é Andréa e sou apaixonada pelas vestimentas indianas, tanto que quero casar com uma roupa nesse estilo na cor vermelha , só que não acho nenhum daqueles modelos maravilhosos que so aparecem em documentários gostaria portanto que me mandasse fotos de vestimentas para casamamento ou algum que dê para ser usado neste dia, obrigada!!!

    ResponderExcluir