28 de julho de 2006

Consumo de carne x Vegetarianismo – Parte Final


Namastê

Consumo de carne x Vegetarianismo – Parte Final

(Pelo Guru, que na época assinava como Swami Yogananda)

Descobrimos através de estudos que ambos, vegetarianos e consumidores de carne, podem viver vidas saudáveis e longas. Jesus, Buda e São Francisco comiam carne, enquanto Shankara, Chaitanya e muitos santos crísticos da Índia não comiam carne. Em uma visão, São Pedro viu alguns animais e uma voz pediu que ele os matasse e comesse.(1) O mandamento "Não matarás" destinava-se aos homens, não aos animais. Moisés e Jesus, ambos comiam carne,(2) e foi Moisés quem transmitiu os dez mandamentos.

A vida se desenvolve de maneiras diferentes, nos seus diferentes estágios.Manifesta-se nos minerais, mas seus tecidos são duros e têm de ser reduzidos a pó e condicionados antes que possam ser absorvidos pelo organismo humano. Os minerais são emulsificados e transformados em forma orgânica na vida de vegetais para que possam ser consumidos pelos organismos menos duros de outros vegetais, animais e seres humanos. Os tecidos vegetais são macios, mas raramente mostram a presença de um forte sistema central, e quando os vegetais são abatidos com facas, eles nunca gritam de dor ou derramam sangue. Seu sangue é um fluido branco viscoso chamado seiva.

A vida desenvolve os tecidos de um peixe em tecidos mais complexos do que dos vegetais. A carne de peixe é em geral branca. Peixes têm sangue e um sistema nervoso, mas poucos peixes fazem qualquer som ou protestos quando são mortos. A vida evolui ainda para formas mais complexas de animais, portanto seus tecidos são diferentes do peixe. Animais protestam em voz alta durante o processo de matança. O boi e o porco, tendo sistema nervoso bem desenvolvido, sentem muita dor durante o processo a que são submetidos e protestam em alto e bom tom a qualquer tentativa que se faça de matá-los. Eles protestam mais violentamente do que o carneiro. Isto mostra que embora os animais não possam conversar inteligentemente como os humanos; ainda assim são evoluídos o suficiente para protestarem através de sons, que estão sentindo dor e não querem ser mortos.

O homem não é morto e consumido por outros homens, com exceção em tribos primitivas de canibais, porque ele pode protestar contra seu assassinato através de sons inteligíveis. Os homens não pensariam em matar animais se estes pudessem protestar contra a matança através da linguagem inteligível ou escrita perante um tribunal. Embora cães sejam consumidos em algumas partes do mundo, ainda assim ninguém pensa em matar um cão de estimação inteligente, quase humano, para servi-lo como repasto na mesa dos homens glutões.

Assim, fica evidente, do ponto de vista do protesto sonoro, que o homem é a primeira criatura a recusar a matança e, portanto, não deve ser morto. Em seguida vêm os touros, bois, vacas, porcos, entre outros, que protestam alto o bastante que não querem ser mortos - que têm a mente e a consciência evoluídas o suficiente para perceberem o amor pela autopreservação e a injustiça no ato de se infringir dor, e portanto não devem ser mortos.
Parece que os mudos vegetais, peixes e animais mansos foram intencionalmente dotados pela Natureza de um sistema nervoso menos desenvolvido, que não registra tanto a dor nem provoca protestos na forma de sons durante a dor. Essa talvez possa ser uma das razões pelas quais essas formas menos desenvolvidas foram criadas para serem sacrificadas em prol da manutenção das formas de vida mais evoluídas.

1 Atos 10:10-15
2 Lucas 24:42-43

Fica claro para mim que TUDO depende de uma questão de bom senso e não de radicalismo ou fanatismo. Infelizmente ainda falta bom senso para muitas pessoas e na Índia então, esta falta é ainda mais grave.

Um dos muitos motivos pelos quais logo me identifiquei com o Mestre Paramahansa Yogananda foi por sua postura equilibrada e pé no chão. Recomendo a leitura de seu livro aos que se interessarem pelo assunto: ‘AUTOBIOGAFIA DE UM IOGUE’ por Paramahansa Yogananda.

Incredible India!

OM Shanti

3 comentários:

  1. Oi Sandrinha, obrigada pelo esclarecimento, sinto falta de coisas assim, vou ler a indicação, muito obrigada por fazer parte da minha vida. Que Deus te ilumine e abençoe cada vez mais. Um lindo final de semana.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  2. Depende do ponto de vista...acho que no Brasil tambem falta bom senso e respeito em relacao ao vegetarianismo. Eu sou vegetariana e jah sofri muito preconceito no Brasil! As pessoas sao extremamente agressivas qd ficam sabendo que nao como carne. Piadas de mal gosto vem aos montes. Eu nunca tentei converter ninguem ao vegetarianismo, so digo meus motivos para quem pergunta, mas nao entendo o pq de os brasileiros se ofenderem tanto com o vegetarianismo. Entao eu sinceramente acho que falta (e muito) bom senso entre os brasileiros tambem, alias falta respeito para com quem tem opcoes de vida diferentes.

    ResponderExcluir
  3. Os animais matam para sobreviverem. O homem mata por prazer.

    Na guerra os homens fazem coisa desumanas. torturam violam, fazem coisas que o Senhor näo fáz menor ideia. Podemos ver no Quénia os massacres.

    Eu quando estive na guerra colonial em Angola,Meus camaradas chegavam a matar um Bufalo com mil quilos só para tirarem três quilos de carne, para suas esticadas. Eu revoltava-me. Para mim estes comportamentos eram desumano.
    Hoje sou vegetariano porque sou pela vida. E desde que eu näo como carne sou saudavel. Antigamente quando eu comia carne de animais domésticos e conservas, eu andava sempre doente.
    ternho 65 anos e sou saudavel.

    ResponderExcluir