12 de agosto de 2006

Ioga - Parte 1 - Hatha & Satkarma


Nâmaskar

Começamos hoje nossa longa série sobre ioga. Todos os sábados estarei postando sobre este assunto.

ATENÇÃO: Não copie estas postagens sem autorização pois tem copyright (direitos autorais).


Hatha ioga & Satkarma


O Deus Shiva é considerado o criador da Hatha-ioga. Swami Goraksa Natha, Sri Matyendra Natha, Mina Natha, Caurangi Natha, Svatma Rama e outros até Bhartrhari e Gopichanda mantiveram esta tradição viva. Com Hatha-ioga podemos tornar nosso corpo puro, saudável e devoto e torna-lo merecedor da Raja ioga, como foi escrito pelo autor de Hatha-ioga Pradipika:-“Kevalam Rajayogaya Hatha-vidyopadisyate” significa Hatha-ioga é pregada somente para entrar no reino da Raja ioga, porque a Raja ioga guia como purificar nosso ser interior levando-nos ao Dhyan e Samadhi. Mas se estivermos doentes, nossa consciência fica dormente, então é quase impossível alcançar o estágio de concentração e meditação profunda. Assim, Hatha-ioga Pradipika ainda diz:

“Hatham vina Raja-yogam Raja-yogam vina Hatha
Na sidhyati tato yugmanispatteh samabhyaset”
(Hatha-ioga Pradipika: 2.76)

Sem Hatha-ioga, não podemos dominar a Raja ioga e sem Raja ioga, Hatha-ioga é incompleta. Portanto o devoto deve praticar ambas, Hatha-ioga e Raja ioga juntas de maneira coordenada. Geralmente as pessoas pensam que Hatha-ioga significa a ioga, que é feita além de nossa capacidade de realizar, no entanto, o significado é totalmente o oposto do que se acredita. Os Shastras definem Hatha-ioga como:-

“Hakarah Kirtah Suryashthkarah Chandra Uchayate
Surya Chandramsoryogaad Hathyogo Nigadyate”

‘Hakara’ representa Surya nadi e ‘thakara’ denota Chandra nadi. Hatha-ioga é derivada por combinação de Surya e Chandra nadis. Ambos estão presentes no nosso corpo. Obtemos poder da vida por estes dois nadis. É suficiente mencionar aqui que todas as pessoas tem dois tipos de poder - um é o poder do fogo – coragem, bravura, sêmen e o segundo é o poder do soma – devoção, tolerância, bem estar, amor e simpatia.

Estes poderes trazem sucesso em todos os setores do indivíduo. Estes dois poderes, quando usados juntamente, capacitam alcançar o Poder Divino, que é uma ação iogue. Estes dois poderes dão origem a uma ciência chamada a ciência do respirar, a ciência dos nadis, que foi descrita abaixo sucintamente.

Incredible India!

Om Shanti