30 de setembro de 2006

Ioga – Parte 6 - Laghu Sankha Praksalana


Nâmaskar

Todos os sábados estarei postando sobre ioga.

ATENÇÃO: Não copie estas postagens sem autorização pois tem copyright (direitos autorais).

Continuação...

IOGA não é só Asana e Pranayama. Se você aprendeu somente asanas e pranayamas saiba que você não aprendeu a verdadeira ioga indiana, mas sim uma adaptação para ocidentais.

Laghu Sankha Praksalana

Esta atividade é especificamente benéfica a pacientes com constipação crônica, obesidade e diabete.
Neste caso também água quente é consumida e asanas são praticados. Durante este caso, somente 7-8 copos de água devem ser tomados e nada mais. Isto facilita a passagem de fezes 3 – 4 vezes e o estômago ficará limpo. Depois disso, se quiser, pode fazer também Vaman Dhouti.

Note: os benefícios são como mencionados acima. Nenhuma dieta especial deve ser seguida. Depois da atividade, coma kichari com uma pequena quantidade de ghee. A noite, chapati e vegetais podem ser ingeridos. No dia desta atividade, é melhor não consumir leite, leite com manteiga.

Ganesa kriya (Purificação básica)

Molhe o dedo indicador esquerdo em óleo de rícino. Enfie cerca de 3 cm no reto e gire para todos os lados para excreção de fezes. Lave as mãos e faça novamente do mesmo modo. Assim, remova toda a quantidade de fezes do reto. Este processo deve ser feito após defecar. Os dedos não devem ter unhas longas. Corte as unhas e lixe muito bem.

Benefícios: Esta ação fortalece os músculos internos e externos do reto, que previne constipação, etc. O restante das fezes no reto após defecação, podem ser facilmente removidas com esta ação, assim não se sofre de hemorróidas etc.
Esta atividade é extremamente benéfica para pacientes sofrendo de hemorróidas. Eles devem fazer este exercício todos os dias.

3. Basti

Sugar água ou ar pelo reto e purificar o intestino grosso chama-se Basti. É de dois tipos – jal Basti e Pavan Basti. Para aprender este processo, é preciso obter experiência em nouli madhyama, uddiyana bandha, e vama-Daksina nouli.

(a) Jal-Basti

Método:
■ Fique em pé em água limpa, que está no nível do umbigo, e então faça esta atividade. Esta ação também pode ser feita enchendo uma grande banheira com água e sentando-se em Utkatasana.
■ Sente-se em Utkatasana e pegue um tubo de madeira com furo de 18-21 cm de comprimento e 1.5 cm de largura.
Ambas as extremidades da vareta devem ser lisa e besuntadas com algum líquido lubrificante, e inserida no ânus. A outra ponta da vareta deve permanecer submersa na água.
■ Expire e faça madhyama nouli enquanto faz uddiyana bandha e mula bandha.
Assim a água será sugada até você não respirar mais.
■ Antes de inspirar, feche a outra ponta da vareta com o dedo. Novamente expire e sugue a água como antes. Repita isto 5-6 vezes para encher o intestino grosso com água suficiente.
■ Agora remova a vareta, fique em pé faça nouli. Com isto a água esparramará no intestino e o limpará.
■ Quando nouli é virada para o lado direito haverá uma vontade de defecar, e então defeque.
■ Este processo pode ser feito sem a vareta ao ficar em pé na água como mencionado antes e fazendo uddiyana bandha e mula bandha e sugando a água para cima.
Quando isto é feio corretamente a abertura do anus torna-se mais larga automaticamente e a água é sugada para dentro. Acrescente um pouco de suco de limão na água. Este processo deve ser feito pela manhã, após a defecação.

Benefícios:
■ Basti purifica o intestino grosso, o que cura a constipação, etc. O calor do estômago é removido, o que cura doenças relacionadas ao sêmen como emissão noturna, etc. Esta ação é mais benéfica que enema. No enema, a água é passada pra dentro com pressão, neste caso, o intestino grosso continua inativo. Isto resulta na expansão e acordar do intestino grosso. Entretanto, no Basti, o intestino suga água por sua própria força, o que permite o fortalecimento do intestino ao invés de acorda-lo.

(b) Pavan-Basti
Método:
Agache-se, e como mencionado acima, expire e faça uddiyana bandha, madhyama nouli e mula bandha, o ar será sugado para dentro. Deste modo, sugando a para dentro e então jogando pra fora chama-se Pavan Basti.

Benefícios:
■ Mesmos como mencionado acima. Mas no caso anterior, isto é, Jal Basti, fezes saem, enquanto neste caso somente ar poluído sai. Assim sendo, este processo é benéfico para problemas relacionados a gás e hemorróidas. Também aumenta o poder de digestão.

Incredible India!

OM Shanti