7 de outubro de 2006

Ioga - Parte 7 - Trataka & Nouli


Nâmaskar

ATENÇÃO: Não copie estas postagens sem autorização pois tem copyright (direitos autorais).

IOGA não é só Asana e Pranayama. Se você aprendeu somente asanas e pranayamas saiba que você não aprendeu a verdadeira ioga indiana, mas sim uma adaptação para ocidentais.

PARTE FINAL

4. Trataka

Método:

■ Sente-se em qualquer posição meditativa como Padmasana, Siddhasana, etc.

■ Ascenda uma lamparina contendo ghee e mantenha-a a uma distância de 1 m dos olhos. Se não tiver ghee use óleo de mostarda.

■ Agora sem piscar, olhe para a chama. Ponha a lamparina num lugar onde haja pouco movimento do ar.

■ Quando lágrimas escorrem e os olhos começarem a queimar, pare de olhar. Se as lágrimas estiverem rolando, então após algum tempo, coloque sua cabeça numa vasilha contendo água fria e abra os olhos. Encha a boca de água e abra e feche os olhos na vasilha. Isto removerá a sensação de queimadura nos olhos. A prática da duração deve ser aumentada gradativamente. Se a prática durar três horas, então os resultados são milagrosos.
Isto também cria diferentes tipos alcances de ioga. O tempo gasto olhando para a chama (conhecido como Trataka externo) deve ser o mesmo que o tempo usado para lembrarmos da Alma suprema, Deus, enquanto concentramos na luz da lamparina entre as sobrancelhas. Isto ajuda a alcançar o Dharma, que permite a entrada no estado de Dhyan. Esta atividade também pode ser feita fazendo uma marca preta um papel branco. Trataka também é feito olhando para a lua e o sol nascente. Deve-se ter orientação de um especialista para alcançar completamente esta atividade.

Benefícios:

■ Isto elimina instabilidade da mente, o que dá entrada fácil ao campo de estágios de Ioga.

■ Melhora a visão.

■ Você não vê sonhos quando se realize Trataka a noite na chama de uma lamparina e mesmo que tenha sonhos eles são poucos. Portanto, Trataka dá felicidade de um sono gostoso e protege de pesadelos.

5. Nouli

Madhyama Nouli:

Método:
■ Fique em pé mantendo uma distância de 35 a 45 cm entre os pés, com as mãos nos joelhos. Pressione os joelhos com a mão. Olhe para o chão.

■ No início é difícil realizar nouli portanto primeiramente você deve fazer Agnisara kriya para ganhar experiência em fazer nouli. Expire completamente e puxe o estômago para dentro de modo que o estômago toque as costas. Então empurre o estômago para fora. Repita este exercício segundo sua capacidade. Isto amaciará o estômago e ajuda no processo de nouli.

■ Agora para fazer nouli, mantenha-se curvado como antes. Enquanto pressiona os joelhos, contraia o estômago dos dois lados e empurrando a porção central para fora, tente empurrar para fora ambos os músculos em frente.

■ Quando sentir vontade de inspirar, inspire e novamente repita o exercício, como feito antes.

Vama Nouli:

Método:

■ Fique em pé como na posição original e faça madhyama nouli. Quando nouli vier ao centro, dobrando-se para a esquerda ponha pressão na mão esquerda, isto trará para frente o grande músculo esquerdo do estômago. O lado direito deve permanecer relaxado, neste caso.

Daksina Nouli:

Método:

■ Daksina (direita) nouli é muito similar a vama nouli, e o processo também é similar ao nouli esquerdo.

Circulação Nouli:

Método:

■ Quando nouli foi realizado em ambas as direções, então empurre o nouli para fora e massageie as coxas coma as duas mãos, isto é, mova as mãos nas coxas para cima e para baixo. Quando você faz isto, você perceberá que o nouli começa a rodar da direita para a esquerda. Aprender isso pode levar tempo. Após fazer do lado direito, faça do outro lado.

Benefícios:

■ Hatha ioga Pradipika descreve nouli como sendo a melhor entre as atividades.
“Hatha-kriya mauliriyam ca Naulih”
■ Definitivamente cura dispepsia, constipação, gás, diarréia, obesidade do abdome, etc.

■ Também é benéfico em problemas ginecológicos, menstruação dolorida, etc.

■ Esta atividade é importante para kundalini ioga, que permite a união do prana-apan.

Atenção: Pessoas sofrendo de disco fora do lugar, problemas do coração e úlcera, não devem fazer esta atividade.

6. Kapala-bhati:

Método:
■ Sente-se em Padmasana ou Siddhasana e ponha as duas mãos nos joelhos. Inspire e empurre a porção inferior do umbigo para trás repetidamente, enquanto automaticamente estufa. No final expire completamente e faça maha bandha. Repita esta atividade como antes. Em um minuto, deve-se dar 60 empurrões. Mais tarde pode ser aumentado para 120 vezes. Para um iniciante, 25-30 empurrões por minuto são o suficiente.

Benefícios:

■ Este exercício purifica a testa, portanto é conhecido como Kapala-bhati. ‘Bha diptau’ significa um que fornece brilho a testa. É benéfico aos pulmões e oração. O sistema digestivo completo incluindo fígado, intestinos e pâncreas, etc torna-se saudável e a circulação do sangue aumenta.

*****************************

Termina hoje o longo capítulo sobre limpeza interna do corpo segundo a tradição iogue.

Neste capítulo você aprendeu os diferentes métodos de como limpar o nariz, o estômago e o intestino.

Não se esqueça: IOGA não é só Asana e Pranayama. Se você aprendeu somente asanas e pranayamas saiba que você não aprendeu a verdadeira ioga indiana, mas sim uma adaptação para ocidentais.

Incredible India! (slogan oficial do governo indiano)

Om Shanti