18 de abril de 2007

Símbolos de Shiva e Significados


Nâmaskar

Hoje mais uma vez temos a importante participação de Thakur Dasa da comunidade Shiva - Siva do Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=84119

Ele irá nos explicar um pouco sobre o significado dos diversos símbolos do deus Shiva.

Os Símbolos de Shiva e seus Significados.

Shiva é representado de várias formas na arte indiana, porém seus símbolos característicos são:

  • O touro sagrado.
  • A tigela de mendigo.
  • Seu assento, que geralmente é uma pele de tigre ou pantera.
  • Cabelo longo, amarrado no topo da cabeça na forma de um “coque”.
  • O tridente, (trishula) símbolo de seu poder.
  • O sagrado rio Ganges caindo em sua cabeça e fluindo ao seu lado
  • Uma lua crescente que ostenta no topo da cabeça
  • Várias serpentes em volta do seu pescoço e ombros.

Além desses símbolos, outro bastante importante é o seu terceiro olho vertical. No “Sri Shiva Tattva” esse olho é descrito como: “o olho frontal, o olho de fogo, é o olho da percepção superior. Ele olha principalmente para dentro de si, mas quando é direcionado para o mundo externo, queima tudo o que vê. Foi por um olhar do terceiro olho que Kama, a divindade do amor, foi transformado em cinzas e por esse olhar os deuses e todos os seres criados são destruídos em cada destruição periódica do universo”.

Vamos falar sobre cada um desses símbolos:

  • A pele de tigre:

O tigre é o veículo de Shakti, a Deusa do poder e força. Shiva está acima e além de qualquer tipo de força. Ele é o seu mestre e carrega a pele do tigre como um símbolo de sua vitória sobre qualquer tipo de força.

  • Cobras ao redor do pescoço:

Shiva está além do poder da morte mesmo quando cercado por ela. Esse aspecto é enfatizado também pelo seu nome de Nilakantha, o único Deus capaz de tomar o veneno mortal para livrar o universo de seus efeitos. Agora, essas cobras ao redor do pescoço representam a energia básica adormecida que todos possuímos, a Kundalini.

  • Lua Crescente no cabelo:

Ele usa na sua cabeça um diadema do quinto dia de lua crescente. Situada próximo ao seu feroz terceiro olho, ela demonstra o poder de Soma, a oferenda sacrifical, que é representativo da lua. Isso significa que Shiva possui o poder da pro-criação coexistindo com o da destruição.

  • Cabelo amarrado:

O coque enrolado em espiral de Shiva, chamado de “Jata” na Índia, representa Shiva como o Senhor do Vento, Vayu, que é a forma sutil de respiração no planeta.

  • O Sagrado Rio Ganges:

O mais sagrado dos rios sagrados, chamado Ganga, fluindo do topo da cabeça de Shiva, representa as águas causais, das quais o mundo surgiu. Ele também representa o instrumento fundamental de purificação ritual. Suportando o Ganges em sua cabeça, Shiva permite que o Rio desça do paraíso e venha em direção à Terra, purificando o planeta e os seres vivos.

  • O Tridente

O Trishula de Shiva é o símbolo das três funções de Criador, Preservador e Destruidor. Ele também representa o instrumento de punição aos seres maléficos em todos os três planos (espiritual, sutil, e físico).

Nas representações populares, Shiva é majestosamente colocado no centro do Universo, adornado com todos esses símbolos. Frequentemente a figura de uma face feminina adorna o topo da sua cabeça, ela é Gangadevi, a divindade do Rio Ganges. Esse rio foi trazido dos céus pelo sábio Bhagiratha, e como a Terra não podia suportar a força da torrente do Rio, Shiva se ofereceu para recebê-lo no topo de sua cabeça, amortecendo a sua queda e permitindo que o Rio abençoasse o planeta. Algumas vezes Shiva é representado montado em seu touro Nandi, coberto de cinzas pelo corpo, e seus olhos inflamados de intoxicação divina, segurando um tambor e um chifre em ambas as mãos. As cinzas pelo corpo representam a característica de Yogi de Shiva, que queimou todos os seus desejos mundanos e esfregou em seu corpo as cinzas do fogo sacrifical.

Shiva representa o ciclo completo de geração, destruição e regeneração. A múltipla natureza desse Deus está refletida em seus 1008 nomes dados pelas escrituras.

Entre e participe na comunidade Shiva - Siva do Orkut e saiba muito mais sobre este importantíssimo deus hindu http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=84119

Om Namah Shivaya!