24 de maio de 2007

Autobiografia de Gandhi - Parte 2



Continuando com a autobiografia de Gandhi....

No capítulo BRINCANDO DE MARIDO confesso que Gandhi me surpreendeu e creio que também irá te surpreender.

Ele afirma ter sido um tirano para com sua esposa e extremamente ciumento. Ela não podia ir a lugar algum sem sua permissão e essa atitude ignorante por parte dele fez com que tivessem inúmeras discussões. Ele confessa que seu ciúmes era doentio e descabido pois Kasturba era boa e fiel. Ele afirma que a atormentava mentalmente.

Gandhi detestava o fato da esposa ser analfabeta (não sabia ler e escrever pois nunca foi a escola). Ele queria ensina-la a noite, após voltar do colegial (Gandhi continuou os estudos mesmo após o casamento), mas seu desejo sexual era imenso e ele não conseguia se conter, transando com ela até altas horas da madrugada, assim, não sobrava-lhe tempo para ensina-la a ler e escrever.

***

No capítulo sobre o COLEGIAL Gandhi afirma que não gostava de ginástica (educação física) e que tinha uma péssima caligrafia.

Antes, e mesmo depois do casamento Gandhi só consegui dormir com a luz acesa pois tinha medo de ladrões, fantasmas e cobras “I was a coward”, eu era um covarde, afirma ele “Darkness was a terror to me” O escuro era um terror para ele.

Gandhi assim como toda sua família era vegetariano, mas o seguinte verso o fez mudar de idéia:

Behold the mighty Englishman

He rules the Indian small,

Because being a meat-eater

He is five cubits tall.

Os ingleses que naquela época dominavam a Índia. Eles eram altos e fortes pois comiam carne, pensou Gandhi, segundo o verso acima; e os indianos baixos e franzinos por serem vegetarianos. Assim sendo, Gandhi concluiu que se todos os indianos começassem a comer carne, ficariam fortes e poderiam expulsar os ingleses da Índia.

Gandhi passou a comer carne e por 1 ano comeu carne de bode escondido de sua família. Nesta mesma época acompanhou um amigo seu ao puteiro local, mas disse não ter tido coragem de transar e culpou o amigo pela má influência.

***

Se você se surpreendeu com tudo isso, veja o que o capítulo ROUBO tem a dizer.

Gandhi roubava dinheiro regularmente do empregado doméstico que trabalhava em sua casa para comprar cigarros. Isso mesmo, Gandhi quando adolescente, fumava e era ladrão.

Ele chegou a roubar um bracelete de ouro de seu irmão mais velho (que também comia carne escondido da família) para pagar-lhe uma dívida.

Segundo Gandhi a submissão aos mais velhos o levou a pensar em suicídio. A falta de liberdade e independência é enorme entre as famílias indianas até hoje. Isso o deixava deveras contrariado e pensando em se matar.

***

O capítulo A MORTE DE MEU PAI E MINHA VERGONHA DUPLA, descreve como Kaba (pai de Gandhi) estava enfermo, no leito de morte.

Gandhi chegava da escola e todas as noites cuidava de seu pai, trocava os curativos e fazia-lhe massagem nas pernas. Apesar de ter somente 16 anos, Gandhi que casou-se aos 13 anos, já havia engravidado a esposa. Segundo ele, enquanto massageava e cuidava do pai, a única coisa que lhe vinha a mente era transar com a mulher, mesmo esta estando grávida.

Uma noite, assim que acabou de cuidar do pai, foi direto para seu quarto, acordou a esposa grávida que já dormia profundamente e começou a transar com ela como de costume. Após cerca de somente 6 minutos no bem-bom, batem na porta de seu quarto para avisar que seu pai acabava de falecer. Gandhi sentiu-se envergonhado por não conseguir controlar seu impulso sexual mesmo sabendo que seu pai estava a beira da morte e sua esposa grávida.

Para piorar o estado de culpa de Gandhi, o bebê após nascer, viveu somente 4 dias, morrendo em seguida, o que o fez sentir como se fosse um castigo divino por sua falta de controle.

Gandhi se descreve como “...a lustful, though faithful husband”. Um marido tesudo porém fiel.

Gandhi deixa claro diversas vezes em sua autobiografia, seu excesso de libido e falta de autocontrole. Isto foi uma coisa que o perturbou durante anos. Ele queria ser menos libidinoso mas simplesmente não conseguia.

FOTOS: Gandhi adolescente e Gandhi com Kasturba (esposa).


FILME: Clique e assista a primeira parte do excelente filme Gandhi (em inglês)

http://youtube.com/watch?v=jnByy_r2ZKk&mode=related&search=

Continua amanhã...

Om Shanti