5 de junho de 2007

Autobiografia de Gandhi - Parte 11



05/06/2007

Continuando com a autobiografia de Gandhi....

No capitulo AQUELE ESPETÁCULO MARAVILHOSO! Gandhi declara ainda ter problemas para falar em público, com tremedeira e o coração disparado pela timidez.

Ele participava de comícios públicos mas achava que isto não era suficiente e que mais coisas deveriam ser feitas para demonstrar Desobediência Civil (uma de suas estratégias), foi quando aconteceu... “I was still in the twilight condition between sleep and conscious when suddenly the idea broke upon me…” Gandhi estava em estado alfa, entre o sono e a consciência quando teve a idéia de convocar uma greve geral (hartal).

A greve geral de Gandhi teve uma conotação religiosa pois ele pediu a todos que dedicassem o dia ao jejum e as orações. A hartal se deu no dia 6 de abril de 1919 e segundo Gandhi “The whole of India observed a complete hartal on that day. It was a most wonderful spectacle.” A greve foi um sucesso e todos participaram, tanto hindus quanto muçulmanos.

***

O Sr. Griffith, da policia, alertou Gandhi para o fato do povo não estar preparado para entender o conceito de Desobediência Civil. Gandhi não lhe deu ouvidos e acabou por arrepender-se amargamente quando o povo começou a fazer quebra-quebra, a bater e dar porrada em policiais e ingleses e as ruas tornaram-se palco de pancadaria e balbúrdia.

“I had called on the people to launch upon civil disobedience before they had thus qualified themselves for it, and this mistake seemed to me of Himalayan magnitude.” A tênue linha entre Desobediência Civil e quebrar as leis não foi prevista por Gandhi, que não havia percebido que os indianos eram incivilizados e não saberiam ver a diferença. “...it was a difficult task to interest the people in the peaceful side of Satyagraha.” Foi uma tarefa difícil fazer com que o povo se interessasse pelo lado pacifico da Satyagraha. O povo queria mesmo era vingança por tantos anos de submissão ao julgo inglês.

O que eu vou narrar a seguir, tem no filme GANDHI e eu peço que você assista a esta cena prestando muita atenção, mas não tem no livro; ele somente menciona o ocorrido e diz que foi proibido de entrar no estado do Punjab.

Dia 6 de abril Gandhi havia promovido a primeira greve geral. Dia 12 de abril o governo britânico aprovou uma lei proibindo discurso, comícios e reuniões públicas.

No dia seguinte, 13 de abril, centenas de pessoas se reuniram na área pública Jallianwala Bagh para celebrarem o festival de Baisakhi. Esta área fica ao lado do famoso Golden Temple (Templo Dourado), o templo mais sagrado para os sikhs.

Jallianwala Bagh era uma grande área cercada por muros com um poço no meio e havia somente 1 portão de entrada. O então governador do Punjab, Michel O’Dwyer, ordenou ao general Reginald Dyer para que a tropa abrisse fogo contra os populares reunidos e que só parecem de atirar quando acabasse a munição. Sem ter para onde fugir, muitos se jogaram no poço, em desespero. O massacre foi imenso, 1800 pessoas ficaram feridas e cerca de outras mil morreram.

O massacre ficou famoso no mundo todo e o governo britânico abriu inquérito contra o general. Ele foi transferido para Londres e demovido para o cargo de coronel. No dia de seu julgamento, em 1940, o sikh Udham Singh, sacou uma arma e matou o ex-general na frente de todos em pleno tribunal, em seguida se matou. Os sikhs financiaram Udham Singh para ir a Londres e ficaram esperando de 1919 até 1940 para matar o general e assim poderem vingar o massacre onde homens, mulheres e crianças inocentes, na maioria sikhs, morreram.

Assista ao filme Gandhi que você vai entender isso tudo perfeitamente.

Mesmo após esta tragédia, Gandhi não desistiu de sua luta pela liberdade da Índia e propôs a idéia de não-cooperação contra o governo inglês, A não-cooperação era outra de suas estratégias na luta pela liberdade.

FOTOS: Jallianwala antigamente.

Uma pintura do massacre, observe os soldados ao lado direito do quadro atirando na população. Perceba ao lado esquerdo próximo a umas árvores, um poço coberto por uma cúpula, onde as pessoas em desespero se atiraram.

FILME: http://www.youtube.com/watch?v=J-wKcDkpqHE

http://www.youtube.com/watch?v=7k3gSI1EKcE

Continua amanhã....

Om Shanti

Um comentário:

  1. Oi Sandra, adorei ver que voce retomou o blog, agora estou lendo tudo o que eu perdi...agora voce tem mais uma fa de volta! Bjs e nao suma de novo!

    ResponderExcluir