6 de junho de 2007

Autobiografia de Gandhi - Parte Final




06/06/2007

Nâmaskar

O NASCIMENTO DO TEAR MANUAL. Até 1915 quando Gandhi retornou a Índia, ele não havia visto uma roda de fiação. Ele e seu grupo de amigos eram comerciantes ou profissionais liberais e precisavam aprender a tecer.

O objetivo era produzir tecido para suas vestimentas com suas próprias mãos e evitar de comprar produtos ingleses.

Foi uma longa trajetória até encontrarem alguém que pudesse lhes ensinar a fazer o próprio tecido. Finalmente encontraram quem lhes ensinasse e logo rodas de fiar e seus acessórios começaram a ser produzidos no ashram de Gandhi.

Gandhi também viu a oportunidade com a roda de fiação e o tear (khadi), de dar emprego as mulheres famintas da Índia. “...through it I can provide work to the semi-starved, semi-employed women of India.”

***

No capitulo MARÉ CRESCENTE, Gandhi retoma o assunto do movimento de não-cooperação pela independência da Índia. Gandhi conversou com Maulana Abdul Bari sobre “...the extent to which a Musalman could observe the rule of non-violence.” até que ponto um muçulmano conseguiria seguir a regra da não-violencia.

Gandhi preocupou-se em adaptar a linguagem que usaria para uma audiência puramente muçulmana, em um de seus discursos, assim ele pediu a Maulana Abul Kalam Azad para que lhe desse uma palavra equivalente a nao-violencia, Azad sugeriu a palavra baaman; e para a palavra não-cooperacao, Azad sugeriu tark-i-mavalat.

***

EM NAGPUR, o partido Congressista aprovou a resolução da não-cooperação unanimemente. “...the non-cooperation resolution was passed unanimously.” mas aumentou o número de delegados de 1500 para 6000, o que Gandhi considerava um exagero.

Nesta reunião também foram aprovadas as resoluções quanto a unidade hindu-muçulmana, o fim da intocabilidade e o movimento Khadi (tear manual).

***

DESPEDIDA, Chegamos agora ao último capítulo da autobiografia de Gandhi.

Lembre-se que logo na primeira postagem desta série eu te informei que a autobiografia foi publicada em 1927.

“My conclusions from my current experiments can hardly as yet be regarded as decisive... I set a high value on my experiments.” Seus experimentos lhes eram muito importante, porém até então, não decisivos.

“My uniform experience has convinced me that there is no other God than Truth… the only means for the realization of Truth is Ahimsa…”

Minha experiência me convenceu que não há outro Deus se não a Verdade… o único caminho para a realização da Verdade é a Não-violência…

“...I can say without the slightest hesitation, and yet in all humility, that those who say that religion has nothing to do with politics do not know what religion means.”

“Eu falo sem a menor hesitação, embora com a maior humildade, que aqueles que dizem que religião não tem nada a ver com política, não sabem o que religião significa.”

“...God can never be realized by one who is not pure of heart.”

Deus não pode ser percebido (compreendido) por quem não for puro de coração.

FIM

De 1927 a 1947 Gandhi continuou sua luta pacífica pela independência da Índia.

A Índia finalmente recebeu a independência do governo britânico em 15 de agosto de 1947.

Após cerca de 30 anos de lutas e sacrifícios pela independência, Gandhi desfrutou da recém liberta Índia por somente 5 meses, pois foi assassinado por um hindu em janeiro de 1948.

Agradeço sinceramente a todos vocês que me acompanharam por estes 12 dias nesta singela tentativa de compartilhar consigo este excelente livro que é a Autobiografia de Gandhi.

Eu tentei ir colocando fotos de Gandhi acompanhando cronologicamente sua narrativa.

Em muitos trechos eu não fiz uma tradução ao pé da letra mas sim uma interpretação para facilitar a compreensão.

Espero que você tenha gostado pois tive imenso prazer em realizar este projeto para você!

FOTOS: Gandhi fiando e fazendo seu próprio tecido em dois instrumentos diferentes.

FILME: Uma homenagem a este homem que lutou para domar seus demônios internos e se transformar de pessoa comum em pessoa com altos valores humanos.

http://youtube.com/watch?v=-tFUFtXKq9Q&mode=related&search=

Atenção:

Leia o Indiagestão de amanhã!!!

Seja o primeiro a saber as novidades sobre Gandhi. Tudo sobre Gandhi só no Indiagestão!!!

Incredible Gandhi!

Ahimsa hoje e sempre....

O Indiagestão agradece sua audiência, carinho e participação via Comentários e Email.

OM Shanti