11 de junho de 2007

Notícias sobre Gandhi


Nâmaskar

BBC News

Mahatma Gandhi ‘Maior Homem’
Mahatma Gandhi foi eleito o maior homem dos últimos 1000 anos em uma enquete da BBC News Online.
O líder da independência indiana ficou a frente durante toda a pesquisa – empurrando Leonardo da Vinci e Jesus Cristo para o segundo e terceiro lugar respectivamente. Outros concorrentes incluíam Isaac Newton e Nelson Mandela.

Esta foi a segunda vez que Mahatma Gandhi venceu uma enquete sobre o milênio da BBC News Online. Anteriormente os leitores da BBC votaram nele como o melhor líder mundial dos últimos 1000 anos.

Para saber mais sobre Mohandas Karamchand Gandhi leia o Indiagestão do dia 23 de maio ao dia 07 de junho de 2007.
http://indiagestao.blogspot.com/2007_05_01_archive.html

A lista dos 10 ‘Maiores Homens’ mais votados do último milênio ficou assim:
  1. Mahatma Gandhi
  2. Leonardo da Vinci
  3. Jesus Cristo (ficou em 3º lugar apesar de ter 2 mil anos)
  4. Nelson Mandela
  5. Isaac Newton
  6. Albert Einstein
  7. Martin Luther King
  8. Wilston Churchill
  9. Charles Darwin
  10. Karl Marx

***
BBC News

Churchill adotou linha dura com Gandhi
Recentes papeis do gabinete mostram que Wiston Churchill era favorável a deixar que Gandhi morresse ao fazer greve de fome.

O Primeiro Ministro britânico pensava que o líder indiano deveria ser tratado como qualquer pessoa se ele parasse de comer enquanto estivesse preso pelos britânicos.

Mas seus ministros o persuadiram do contrário temendo que Gandhi tornar-se-ia um mártir ao morrer em mãos britânicas.
Gandhi foi preso em 1942 ao condenar o envolvimento da Índia na Segunda Guerra Mundial, mas não fez greve de fome.
O representante máximo da Inglaterra na Índia (viceroy) Lord Linlithgow, disse que era “fortemente favorável a deixar que Gandhi morresse de fome”.

Mas os integrantes mais velhos do governo como o secretário de relações exteriores Lord Halifax argumentou: “seja qual for as desvantagens em liberta-lo, sua detenção seria muito pior.”
Em janeiro de 1943 os ministros decidiram libertar Gandhi segundo por compaixão. O ministro da produção Aérea disse: “Ele é uma figura semi-religiosa que sua morte em nossas mãos seria muito mal e embaraçoso pra nós.”

Mas Churchill disse que preferia manter Gandhi preso e deixa-lo “fazer o que quisesse.”
“Se vocês forem liberta-lo por causa da greve de fome, então o libertem agora”

Gandhi foi libertado somente em 1944 pois sua saúde debilitada representava perigo em morrer nas mãos britânicas.
Finalmente Gandhi não morreu nas mãos dos ingleses mas sim de um indiano hindu no dia 30 de janeiro de 1948.

Os papéis que provam que Winston Churchill queria que Gandhi morresse de fome estão em exibição no National Archives em Kew, south-west Londres.

O assassino de Gandhi não admitia que Gandhi houvesse concordado em dar uma porção do território indiano para os muçulmanos formarem o Paquistão. Não somente deu território como também deu uma grande quantia em dinheiro para que o Paquistão fosse constituído e virasse um país. Isto não desce até hoje pela garganta dos hindus. Dar de mãos beijadas terra e dinheiro para seu pior inimigo. É criar cobra em casa. Imagine se o Brasil desse o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para a Argentina, e ainda lhe desse dinheiro.

Ao invés dos muçulmanos ficarem agradecidos, eles criaram guerras contra a Índia e enviam constantemente para cá grupos de terroristas para matar as pessoas inocentes e ainda acolhem de bom grado o Taliban e tentam a todo custo invadir a Caxemira.


Em breve no Indiagestão, lista completa dos os livros escritos por Mahatma Gandhi; inclusive LIVROS ONLINE GRÁTIS para baixar. (em inglês)

Om Shanti