11 de julho de 2007

Baha'i




Namaskar

Aqui em Delhi existe um ponto turístico que é visitado por todos os turistas sem exceção.


Ele fica no sul de Delhi e chama-se CASA DE ADORACAO BAHA’I, mas é mais conhecido como “Templo de Lotus” (Lotus Temple) por ter sido inspirado nesta flor.


A Casa de Adoração Bahai de Delhi é o mais recente de 7 edifícios erigidos em diferentes partes do mundo convidando os povos de todas as religiões e raças a adorar o Criador do Universo. Todos são bem-vindos para meditar e orar em silêncio.


A característica comum das Casas de Adoração Bahais é que todas possuem 9 lados. Nove é o dígito mais elevado e simboliza o todo, a unicidade e a unidade.


O Templo de Lotus foi projetado pelo arquiteto Fariburz Sahba. Ele tem 27 pétalas com painéis de mármore branco da Grécia. Seu diâmetro é de 70 metros e possui 9 espelhos d’água ao seu redor. Este lindo templo Bahai foi inaugurado em 24 de dezembro de 1986.


A Fé Baha’i

Defende a unidade de Deus, reconhece a unidade de seus profetas e prega o princípio da unicidade e indivisibilidade de toda a raça humana.


As 3 figuras centrais da fé Bahai são: Bab (1819-1850), Baha’u’llah (1817 – 1892) e ‘Abdu’l-Baha (1844 – 1921).


Bab

No dia 23 de maio de 1844, no Irã, Bab (significa “A Porta”), proclamou que ele era o mensageiro anunciador, vindo para preparar o caminho e anunciar o aparecimento de uma nova figura espiritual.


Bab foi perseguido pelos islâmicos e finalmente martirizado em 1850. Durante as duas décadas seguintes mais de 20 mil seguidores do Bab foram brutalmente assassinados pelos islâmicos ortodoxos.


Baha’u’llah

Baha’u’llah significa “A Gloria de Deus”.


Porque abraçou a causa do Bab, foi torturado e preso. Em 1853, enquanto prisioneiro, ele recebeu a revelação de que era o Prometido, anunciado pelo Bab.


Nos anos do seu aprisionamento, Baha’u’llah revelou milhares de epistolas inspiradas que, juntamente com as epistolas do Bab e ‘Abdu’l-Baha, constituem as extensas escrituras da fé Bahai.


‘Abdu’l-Baha

Baha’u’llah, no seu testamento, nomeou seu filho mais velho, ‘Abdu’l-Baha (significa “Servo de Deus”) como líder da comunidade Bahai e único interprete autorizado dos seus ensinamentos.


Antes de morrer, ‘Abdu’l-Baha nomeou seu neto Shoghi Effendi como guardião da fé.


Princípios da fé Bahai

  • Unicidade da humanidade.
  • Investigação independente da verdade.
  • Harmonia essencial entre ciência e religião.
  • Igualdade entre homem e mulher.
  • Erradicação do preconceito de todos os tipos.
  • Paz universal, entre outros princípios.


Agora imagine só a perseguição que os Bahais sofreram. Eles pregavam a igualdade entre homem e mulher, justamente no Ira, onde a ortodoxia islâmica é a mais forte do mundo!!


Eu particularmente gosto muito do Templo de Lotus. Dentro do templo é calmo e silencioso. A acústica é fantástica.


Por dentro o templo é bem simples, e possui somente bancos de mármore branco com madeira. Um local muito agradável para se unir a Deus. Lamentavelmente os turistas não sabem se comportar.


Já vi uma turista estrangeira com um micro shorts dentro do templo; uma falta de respeito na minha opinião. Pode não ser a religião dela mas é a fé de outras pessoas e um mínimo de decoro é impressendivel.


Vi também uma indiana sentada, com os pés sujos dentro do espelho d’água. O segurança apitou mas a mulher se fez de surda e o segurança teve que ir ate ela e pedir para retirar os pés da água.


Vi muitos roubando laranjas do pomar, enfim, turista também é fo&@.


Para entrar no templo e visita-lo não se paga nada, mas tem-se que remover os calcados, portanto leve meias ou pantufas de pano.


Se você não puder fazer o “Delhi by Night” oferecido pela secretaria de turismo de Delhi, vá ao Lotus Temple no final da tarde e espere anoitecer, pois eles acendem as luzes de fora e o templo fica lindo todo iluminado.


“Ninguém deve se orgulhar por amar o seu próprio pais, antes deverá ter orgulho por amar o mundo inteiro. A Terra é um só país e a humanidade, os seus cidadãos.”

Baha’u’llah


Para saber mais sobre esta religião contate:

Assembléia Espiritual Nacional dos Bahais de Portugal

Av. Ventura Terra, n. 1

1600 Lisboa – Portugal

Tel. 351-1-7590474


Assembléia Espiritual Nacional dos Bahais do Brasil

C.P. 7035 Brasília, DF – Brasil 71619-970

Tel. 61-2484718 (creio que o n. de tel. mudou)

SHIS QL 8 Conjunto 8 casa 5, Lago Sul.


Com o Indiagestao voce viaja sem pagar nada e fica conhecendo TUDO que ha de melhor!


Incredible India! (slogan do governo indiano)

Om Shanti