3 de dezembro de 2007

Lepra


Namaskar

Fiquei sabendo do caso de uma pessoa que veio aqui para a Índia e ao voltar ao seu pais de origem foi ao dermatologista pois tinha manchas estranhas na pele, as tais manchas na pele era lepra (Hanseniase). Pensei que hanseniase não fosse contagioso.

Assim sendo, hoje venho te falar um pouco sobre a Lepra; doença que afeta uma grande quantidade de indianos.

Saiba que a Índia eh o pais com o maior numero de leprosos atualmente no mundo. Em segundo lugar vem o Brasil e em terceiro Myanmar. Nepal, Madagascar, Moçambique e Tanzânia também tem um grande número de pessoas com lepra, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. (OMS).

Ainda segundo a OMS os homens tem duas vezes mais probabilidade de adquirir lepra do que as mulheres. Outro dado interessante eh que a lepra ocorre na mesma região do DNA que causa o Mal de Parkinson levando a especulação que ambas as doenças podem estar conectadas a nível bioquímico.

Ate ha alguns anos atras os leprosos na Índia tinham que amarrar em si um pequeno sino para que ao caminhar o sino tocasse alertando assim as pessoas saudáveis que um leproso se aproximava.

Atualmente eles não usam mais o sino e vivem de pedir esmolas em pontos turísticos. Como eles sabem que os turistas tem nojo de sua pele deformada, os leprosos chegam bem perto da pessoa ou as tocam para que assim a pessoa lhes dêem dinheiro rapidamente para poder se livrarem deles.

A lepra eh causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae mas não sei o modo de contagio e nem o tratamento existente para esta doença que tanto aflige os indianos. Só sei que eh muito triste ver tantas e tantas pessoas contaminadas por esta doença deformante.

Madre Teresa de Calcutá foi a primeira pessoa a se preocupar com este grave problema e cuidava dos leprosos com muito amor e dedicação. Ela abriu vilas (colônias) para eles. Estas colônias de leprosos ainda existem em Calcutá e outras partes da Índia.

Algumas Organizações Não Governamentais trabalham para ajudar os leprosos. Tem ate um website chamado Leprosy Índia que trata deste assunto http://www.leprosyindia.com/ (em inglês).

Caso ao retornar a seu país você observe qualquer alteração na pele, procure logo um dermatologista pois pode ser lepra.

Aproveito para informar que ha também um fungos muito comum aqui na Índia que ataca a região da virilha e que inclusive ha propaganda na televisão de uma medicação chamada “Itch Gard” própria para combater o tal fungos.

Foto: Internet/Google

Incredible India!

Om Shanti

9 comentários:

  1. Oi Sandrinha,realmente a "Lepra" é uma doença que atinge muitas pessoas, aqui em Sertãozinho existem muitos , pois é um lugar predisposto a essa doença. Quando cheguei, trabalhei com eles como enfermeira. Sabe eles te testam o tempo todo ( eu não sabia disso), uma vez fui fazer um curativo em um deles, aqui usamos remédios a base de sulfa, quando terminei ele me ofereceu um copo de coca cola, não tomo refrigerante então pedi para trocar por água, que tomei com prazer pois o calor aqui é muito grande. Ao terminar ele me deu uma rosa e disse que fui a primeira enfermeira que não teve nojo em beber algo em sua casa. Até hoje me emociono quando penso neles todos, pessoas incríveis. Bendita és Madre Tereza, que soube levar amor até eles, só quem viveu essa experiência sabe o quanto eles sofrem. A pessoa infectada poderia ter contraído em qualquer lugar. Beijos no coração Om Shanti

    ResponderExcluir
  2. San querida,
    Eh muito sofrimento...
    Mudando de assunto, ontem assiste o filme NAMESAKE!!! Filmado nos EUA e em Calcuta. Otimo. Bjs, Lana.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra

    O épico e maravilhoso filme BEN HUR nos mostra cenas de como jé eram rejeitados e discriminados os leprosos naquela época. Também nos mostra que o amor fala mais alto na cena de reencontro do filho herói com sua mãe e irmã então leprosas. Simplesmente emocionante.

    O que as pessoas não têm é sensibilidade para perceber que ninguém é leproso por opção e que isso pode acontecer com qualquer um deles, de nós.


    Saúde e felicidades para você e sua família Indiana.

    Cleo

    ResponderExcluir
  4. O ser humano vive em tantos mundos muitas vzs distantes uns dos outros que nao nos damos conta deste tipo de realidade que esta presente e que apesar de ver documentarios,ler sobre o assunto muitas vzs escritos por sociologos,antropologos e outros logos com seus doutorados e mestrados nao nos choca tanto quanto um relato de uma pessoa que atraves das suas emocoes relata sua verdadeira vivencia,acho q vc eh uma pessoa que Deus enviou pra abrir nossas mentes e nao olhar somente pro nosso umbigo e viver naquele mundo:
    Shiny happy people holding hands
    Shiny happy people laughing
    Everyone around love them, love them
    Put it in your hands
    Take it take it
    There's no time to cry
    do grupo R.E.M
    bjos Rose

    ResponderExcluir
  5. O triste é a desinformação e o acesso ao tratamento. Aqui no Brasil, o Ney Matogrosso e o Ministério da Saúde fizeram uma grande campanha de conscientização. Outro grande problema é a tuberculose. O tratamento é demorado, mas as pessoas abandonam achando que já estão curadas.

    ResponderExcluir
  6. Oi Sandrinha, sei que fez essa materia em parte por mim e eu fico muito agradecida, depois que eu te passei aquela mensagem eu parei e fui pesquisar muito sobre a doença, realmente é algo terrivel, o preconceito sofrido por essas pessoas e doloroso, eu me sinto envergonhada por ter tido a sensação de sair correndo, embora eu não tenha saído.
    Eu conheço uma menina que "teve" hanseniase, ela ficou curada, embora ela tenha ficado sem as duas mãos, a mae dela me contou que ela pegou a doença quando era criança, ficou internada em um leprosario, aqui em Salvador temos um, li uma reportagem de um Portugues que vive para ajudar essas pessoas, assisti o diario de motoclista, onde mostra que Tche cuidou de varios.
    Sei que hoje a doença assim como a tuberculose pode ser totalmente curada, e no Brasil existe uma campanha forte para a erradicação da doença.
    Espero que ai na ìndia tambem seja tido como uma prioridade do governo.
    Um beijão minha querida, obrigada pela máteria.

    ResponderExcluir
  7. Olá Sandrinha:

    Tive para fora e foi por isso que não dei notícias mais cedo.

    esta notícia deixa-me verdadeiramente muito triste pois é uma doença muito ingrata e que ao que me parece é de muito desconhecimento por parte da maioria dos ocidentais (e ainda bem pois signfica que não existe muito mas, por poutro lado o desconhecimento leva muitas vezes as pessoas a terem atitiudes muito pouco simpáticas para com as pessoas que padecem desta doença.Vou confessar que fiquei surpreeendíssima com o segundo lugar do Brasil no que respeita à lepra!!!!!Não existe financimanto suficiente para fornecer tratamento gratuito ao povo brasileiro?????Parece incrível confesso!
    Que dizer mais sobre esta notíci....já não vou escrever que é uma doença triste e por todos os motivos do mundo e até porque muitos leitores já o fizeram, ma apenas que espero muito sinceramente que este tipo doenças merece a atenção necessária e devida por parte dos governantes e responsáveis da área da saúde!!!!Estou a pedir muito não estou?????Eles se calhar nem ligam nenhuma!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi SAn...

    Meu pai eh portador de Hanseniase...e o que sei sobre o tratamento foi o que nos foi ensinado no posto de saude ai no brasil...meu pai teve o diagnostico, mais porque foi se tratar de outra coisa...eh assim a maioria das vezes...pq lepra nao doi e somente as vezes aparece alguma dormencia ou manchas...a enfermeira disse que depois que ele toma a primeira dose de remedios...uns 6 comprimidos de uma vez...ele nao esta contagioso mais...e nos as filhas...tivemos que tomar injecoes tbm...e minha mae...porque tinha contato intimo e prolongado...tomou 3 comprimidos tbm...o tratamento eh bem simples...os remedios sao de graca...e as enfermeiras sempre visitam os pacientes...e isso eh em rondonia...onde minha familia mora...e meu pai se trata desde uns 6 anos atras...e sempre o mesmo cuidado...ele nao tem nehuma deformacao..ou garra como eles chamam quando os membros paralizam...mais ele jah fez 3 cirurgias no pe, pra evitar a dormencia permantente...ele nao tem manchas...mais por causa do tramento nos primeiros anos a pele dele ficou morena, ele na realidade eh branco...mais agora tah normal jah...ahhh as cirurugias sao de graca tambem...eles tem um hospital na capital Porto velho...especializado em Hanseniase e turbeculose..que alias a nossa vacina foi contra turbeculose...pq eh o mesmo tratamento pras duas doencas...meu pai acha que ele pegou isso ah uns 40 anos atras...que na infancia a familia era muito pobre e moravam em uma vila com esgoto a ceu aberto, e todo mundo caminhava por la...o medico disse que pode ser...pq a doenca fica encubada por varios anos ate dar sinal...

    ResponderExcluir
  9. Sandra...desculpa mais o blogspot tava com uma baitolice de nao me deixar logar... :x

    aceita ae :D



    Bjao

    ResponderExcluir