21 de agosto de 2008

A vida na Zona/Favela de Pune

Namaskar


Favela no centro de Pune (perto da propaganda da camizinha) que a propósito hoje eu estava observando tem em três lugares estratégicos, perto da estação de trem no muro do perto do hotel Mediterrane, depois perto dessas favelas no centro.


Favela no centro de Pune.


Familias com as nossas sacolas de roupas e comida.


Barracas onde moram não sei te dizer quantos.



As meninas de vida difícil.


A cafetina de costas, vestindo o sari azul.



A mãe com as irmãs.




Bebe que dorme no chão.

Estas sao fotos da verdadeira India. Fotos recentes tiradas em julho de 2008 pela brasileira Angela que mora em Pune.

Diferentemente das outras brasileiras que vem para ca e so sabem reclamar, a Angela resolveu partir pra acao. Claro que ela nao tem pretencao de mundar o modo de viver dos indianos, ela eh uma pessoa sensata. Seu unico intuito eh reduzir um pouco do sofrimento das mulheres e criancas que moram nesta favela.

Ela da muito mais que comida e roupas, ela da carinho e atencao para pessoas que sao tratadas como a escoria do mundo, gracas a divisao de castas.

Ja pensou como seria o mundo se todos ajudassem os que estao proximos???

Enquanto a Angela faz o que pode, muitas outras falam mau, criticam, xingam, desrespeitam e desfazem dos indianos.

Eh tudo uma questao de postura, nesta vida damos o que temos, uns dao amor, carinho, respeito, afeto, comida, roupas; enquanto outros dao incompreensao, maus tratos, grosserias, desrespeito etc.

Eu faco minha parte passando a verdade e somente a verdade. Eu nao invento estorias e noticias, simplesmento as pego dos jornais indianos. Nao estou aqui para agradar ninguem, mas sim para informar.

Eu faco a minha parte, a Angela de Pune faz a dela, e voce, o que faz????

Incredible India! (slogan do governo indiano)

Om Shanti

11 comentários:

  1. Eu já vivi alguns meses em Moçambique que é um país em vias de desenvolvimeto um país pobre com fracos recursos , mas as pessoas moçambicanas foram sempre estremamente carinhosas educadas comigo,mesmo elas passando por dificuldades diáriamente nem por isso tentaram algumas vez passar a perna ou querendo todo tempo enganar.
    Levei quando vim levei lembranças boas de pessoas amáveis .
    Não sei isso se passaria emrelação à India.
    O que voçê acha?

    Sónia de Portugal

    ResponderExcluir
  2. Sandra aqui no brasil também a coisa é feia..eu trabalhei por dois anos em serviços comunitários e vi muita coisa que me deixou muito triste,mas geralmente as pessoas pobres são humildes, te tratam com respeito ,nunca fui desrespeitada e sempre me senti a vontade, era muito gostoso, sei que devemos mostrar a verdade,que como aqui no Brasil as pessoas de fora também acham que as mulheres andam de tanga,em uma floresta, que convivemos com tigres e animais silvestres rsrs vc deve saber.. Já conversei com diversas pessoas do mundo todo e já fiz uma pesquisa sobre o que eles pensam do Brasil e como é a imagem que a mídia passa. É muito diferente...É como se aqui fosse um paraíso...Sabemos que não é bem assim...beijos..

    ResponderExcluir
  3. Sabe Sandra, acho q as pessoas q criticaram e te magoaram são mesmo pessoas do tipo ( o pior cego é aquele que não quer ver). Adoro seu blog e sei q dificilmente se perguntarmos ao um indiano sobre estas coisas q vc mostra, eles falaram q é verdade. Seja por nacionalismo, seja por orgulho. (Amaioria dos indianos q tive contato tem mto complexo e preconceito em relação a cor e idade ; como se a juventude fosse eterna e os anos não passassem pra eles; já até comentei aqui sobre isto). Percebo tbm q muitas pessoas a maioria mulheres vêem até seu blog por estarem apaixonadas por um indiano e vêem buscando poesias, uma realidade distorcida por uma visão apaixonada, afinal o amor é mesmo cego!rsrsrs.
    Continue em frente fazendo td a diferença de um blog q trata da Índia de forma nua e crua. E quem não gostar q não leia!!!
    Abraços, lindona e td de bom!
    Namastê,
    Juliana!!

    ResponderExcluir
  4. "Cada um dá o que tem de melhor"

    ResponderExcluir
  5. Muito lindo o trabalho da Angela...
    PARABENS
    m.inez

    ResponderExcluir
  6. Oi Sônia,
    conheci teu blog semana passada, JÁ SOU TUA FÃ...
    Bom ter alguém preocupada em mostrar as várias facetas de um país, pois a mídia só passa aquilo que lhe interessa.
    Ainda mais um país do tamanho da India (e longevidade...) não pode ser resumido por "chavões"
    Quando eu fui morar em Portugal é que me dei conta do "quadro", nada abonatório que os portugueses tinham do nosso povo, para eles TODOS eram favelados, TODOS eram promíscuos, TODOS preguiçossos... mau caráter... trapaceiros...
    No começo ficava chateada, mas com o tempo percebi que era exatamente o que nossa maior rede de televisão mostrava.
    Levou muito tempo, e muitas atitudes e imagens "positivas" para mudar a opinião.
    Afinal, somos um país com muitos defeitos, muitos problemas, muita coisa para ser feita, mas que em conra partida tem grandes belezas naturais, um povo muito solidário...
    Enfim, penso que é este teu sentimento em relação à India.
    O universo agradece esta tua iniciativa.
    OMCHANTI

    ResponderExcluir
  7. So 4 abobados no meio de 400 nao e NADA, nao esquenta com estes mentecaptos nao. Sabe o que e isso? invejaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  8. I am from Pune and i know well the conditions of central region of pune.
    it is huge congested region.
    basically the slums around or in city are illegal and but still they live there cause of their works.The wealth standard is bad and lot of things is remain same apart for them.
    Lot of development plan is their but the politician stuck the plans or never transfer to end side.
    I think,nowadays the condition is good than before five years.

    ResponderExcluir
  9. Haja vida Severina! Ainda tem brasileiro que reclama de barriga cheia. Isso é uma realidade cruel. Uma frase de meu amado pai Augusto "NÃO IMPORTA A EXISTÊNCIA PALPERRÍMA, O QUE IMPORTA É A HONESTIDADE"

    ResponderExcluir
  10. Sandra, não sei se vem ao caso, mas q comunidade é essa q foi criada em represália ao seu blog?!??!?! Do q trata essa comunidade??
    Eu gosto do seu blog desde minha primeira visita: estava fazendo uma pesquisa sobre o uso/abuso de drogas ao redor do mundo e, numa das buscas, encontrei seu blog. Vc foi super solícita, respondendo meu e-mail de forma objetiva, rápida e atenciosa.
    Aprecio a forma nua e crua como vc mostra a India... Desde mto longa data tinha vontade de conhecer a India, principalmente pela cultura e religião... "a ficha não caía" qdo meus amigos diziam q a eles não lhes apetecia essa idéia pela pobreza reinante no país. Minha impressão era de que se tratava de uma realidade similiar à brasileira, no tocante à pauperização social.
    Depois de conhecer o seu blog a "ficha finalmente caiu".

    ResponderExcluir
  11. Eu faço o que? Eu leio o Indigestao e adooooro!!!

    Beijos Sandra,

    ResponderExcluir