4 de maio de 2009

Respostas


Namaskar

Os resultados das últimas enquetes ficaram assim:

A Índia eh incredible:
No bom sentido = 10%
No mau sentido = 15%
Nos dois sentidos = 75%

Você compraria uma criança?
Sim = 5%
Não = 67%
Depende das circunstancias = 28%

Quanto as placas de aviso sobre ladroes nos templos indianos:
Sim, eh verdade que ladrão tem em qualquer lugar, principalmente os mais muvucados, mas o INDIAGESTAO eh um blog sobre a INDIA e não sobre o mundo todo.

Gostaria de saber se existe este tipo de placas nas igrejas famosas visitadas por turistas tipo Notre Dame na França? Ou que seja em qualquer outro lugar turístico religioso?

Ou pelo resto do mundo as autoridades não previnem seus turistas quanto aos riscos de serem assaltados? Colabore enviando fotos de placas de avisos contra ladroes no seu pais.

Sonia: A região onde as pessoas tem olhos claros caramelo-esverdeados eh na Caxemira.

Pamella: Agradeço sua importante participação sobre a cultura judaica aqui na Índia. Você enriqueceu muito a postagem e por isso mesmo a transcrevo aqui para quem não leu:

Ahhh.. Marco Polo já dizia que havia judeus na Índia em 1239!!! E até o judeu Benjamim de Tudela já tinha chegado lá em 1167... Ele disse em um de seus manuscritos que 7 homens e 7 mulheres chegaram na Índia vitimas de um naufrágio na no reino de Maharashtra, que era perto daonde?? Cochin...!!!! 

Pois então.. a comida kosher segue um conjunto de leis chamada de halachá.. lá tá incluído as leis da Torá e todos os mandamentos de ética relacionados aos costumes e tradições.. é tipo assim.. um livrinho para "como seguir o modo judaico.."

Infelizmente não é todo mundo hoje em dia que come comida kosher .. dos motivos é o preço também.. um quilo de carne moída comum você encontra a 12,30 em alguns Chabads no Brasil.. Um chicken burger (caixinha com 4 unidades) a uns 13.57... e o hamburguer de
picanha... hmmmm... a caixinha com 4 unidades por menos de 46 reais :( O preço é caro, mas tem que se pensar no custo.. há uma série de rituais antes do abatimento desses animais, por exemplo, o sangue deve ser completamente drenado, o rabino tem que certificar... quer quiser saber mais, as recomendações de comida Kosher estão até na Bíblia.. Ahhh... gostaria de avisar a todos os maravilhosos brazucas (mochileiros ou não) que forem para Kochin (ou Kochi) que não percam a oportunidade e visitem pro favor a sinagoga Paradesi (que dizem que foi construída pelos judeus brancos (os judeus brancos são conhecidos como Paradesi - sim, eu sei, acho meio besteira isso.. pra mim todo mundo é igual.. cor de pele pra mim no meu coração não destingue ninguém!!) mas eu sinceramente acho que tem dedo de Desi também (como Desi é um termo meio complicado, eu vou tentar explicar assim pra ti minha amada e para teus leitores maravilhosos.. Desi são judeus de pele mais escura- digamos que seria uma versão indiana mistura de judeu branco com indiano).. A historia conta que foi meio difícil manter a sinagoga aquela época porque quem tava na Índia aquela época eram os portugueses que começaram a perseguir os judeus, até que os holandeses apareceram por lá, mandaram os portugueses embora e foram mais tolerantes com os judeus.. falando nisso, os portugueses queriam "dominar tudo".. mudaram até o nome de Chennai para Madre de Deus... que depois virou Madrasa, Madras e agora é Chennai.. nossa, que confusão!!! :D


Toda a comida kosher tem seu próprio símbolo (bem fácil de identificar n
as embalagens).. por exemplo se tiver F quer dizer que o alimento tem peixe, se tiver P quer dizer que o alimento dá pra ser usado até na Pessach (Páscoa judaica).. Mas não pode confundir com Pareve (que é usado par alimentos que não tem leite e nem derivados),etc... Ahh.. e que ninguém pense que é só judeu que come comida kosher... NÃOOOOOO,,,, até muçulmano (falando nisso, a "comida kosher" pros muçulmanos é chamada de Halal), pessoas com intolerância a lactose, vegetarianos, etc.. Eu encontrei uma variedade de comida kosher na Índia, principalmente em Mumbai (que era o mais perto de Chennai pra mim, já que pedir nas Ilhas Andaman era muito complicado trazer).. no Sri Lanka também.. :) É muito mais fácil você encontrar comida Halal na Índia do que comida Kosher... Sou suspeita pra dizer que as confeitarias judaicas tem aromas maravilhosos, porque em Chennai.. nossa, a culinária indiana é tão maravilhosa... hmmm... uma delicia.. um casamento perfeito.. :) A fusão indiana judaica perfeita que eu AMOOO muito é Masacal (nossa delicia)... mas ainda tem.. Chitarnee, Mukumura.. todos pratos da fusão indiana com a judaica..

O Rodrigo Ozores complemetou deixando um link do bairro judaico de Cochin, veja:
É justamente a importante participação dos leitores do IndiaGestao que faz com que o blog continue sempre sendo o melhor! Tenho muito orgulho dos meus leitores. Pessoas, cultas, inteligentes, participativas!

Olhe só que bacana que a Dita escreveu: “Sandra, adoro seu blog! Ele ocupa muitas horas do meu dia!!”

Danielle: Quanto aos travestis cobradores por favor leia minha postagem do dia 2 de agosto de 2007. Veja: http://indiagestao.blogspot.com/2007/08/travestis-cobradores.html

Paulita: O envenenamento por consumo de bebida alcóolica na Índia geralmente se da por intoxicação devido a algum elemento químico impróprio para o consumo humano como o metanol. Os indianos preparam bebidas clandestinas no fundo de casa em conteiners contaminados e/ou onde havia produtos químicos perigosos, e acabam morrendo.

Lara Maria: O vidrinho pequeno de uísque custa só 15 rupias, eh bem acessível o preço das bebidas aqui com exceção dos vinhos.

A Pamella colaborou enviando este link como complemento a postagem sobre os falsos milagres indianos. Veja: http://www.indiansceptic.in/
Depois de 10 anos de Índia, o que eu aprendi de falcatrua e sacanagem, se eu quisesse poderia já ter me tornado uma grande Mataji hehehehehe mas to fora! Meu caminho eh bem mais difícil e espinhoso - a verdade.

Sheila: Sim, já ouvi falar da gangue do sari rosa que saem por ai batendo nos homens. Já ate escrevi sobre elas no dia 12 de dezembro de 2007. Veja: http://indiagestao.blogspot.com/2007/12/gangue-de-mulheres-surra-homens-no.html

Cris: Sobre os trens indianos veja estes links:
Bom, este são apenas alguns links pois o Indiagestão possui 79 posts falando sobre os trens (comboios) aqui na Índia.

Izis: Não se preocupe com seu vicio de Indiagestão, eu sou psicanalista e pro seu caso recomendo doses maciças de IndiaGestao.

Carol: Pode colocar o link do Indiagestão no Twitter ou onde quer que vc queira, não me importo nem um pouco pois o IndiaG eh feito pra você; pois na verdade já aprendi muitas coisas sobre a Índia nestes últimos 10 anos!

Paulita Portuguesa: A superstição de não usar o numero Zero eh só mesmo referente as doações. Você não deve ter doado dinheiro e por isso não teve a oportunidade de aprender sobre isso. Mas eh pra isso mesmo que serve o Indiagestão, pois!

Luciana: Mais informações sobre a ONG que freqüento esta aqui: http://indiagestao.blogspot.com/2008/12/pedido-de-natal.html
Eu não freqüento nenhuma ONG de crianças pois os cristãos já trabalham com isso, mas no entanto ninguém quer trabalhar com os animais, pois indianos não gostam muito de bichos que não sejam, vacas, cobras, elefantes, macacos e ratos.

Karina Libanesa: Aqui esta o blog dela para quem quiser ou puder adotar um bichinho de estimação necessitado http://3amiguinhos.blogspot.com/
Tanto bicho precisando de carinho e tanta gente solitária...


Sheila: Vc não eh a primeira a me confundir com a Sonia Gandhi, principalmente quando estou de
cabelo preso :)

Lara Maria: A autora do lindo poema que recebi em minha homenagem eh da Lu Dias, mineira de Belo Horizonte. Ela eh super talentosa, uma verdadeira poetiza!! Tenho muito orgulho em ter uma amiga talentosa :)


Brahma e Jesus lado a lado.

Iziz: Agradeço seus elogios, fiquei ate vermelha hehehehe e SUPER agradeço a foto da Brahma e do Jesus juntos!!!!! Você eh dezzzzzzzzzzzzzzzzzz

Cris: Sim, os acidentes de trem são freqüentes. Fazem manutenção sim. Temos 6 trens de luxo aqui na Índia. Luxo mesmo!!!! Me lembre de mais tarde fazer uma postagem sobre estes trens de luxo. Eu também assisti e ate comprei o filme Viagem a Darjeeling, sou super fã do Owen Wilson, acho ele muito lindo, sexy e charmoso ;) pena que neste filme ele esteja todo estropiado rssssssss

Rose: Sim, os lençóis freaticos estão todos contaminados. Já era de se esperar em um pais tão antigo e tão populoso quanto a Índia.

What is isso?

Dosa da Claudia.


Eh uma Dosa, comida típica do sul da Índia feita de arroz e daal branco. Pode ter recheio ou não. O recheio tradicional eh o de batata, conhecido como Masala Dosa.

Acertadores: Nana, Ibira, Izis, Sheila, Rosana, Patricia Marco!
A resposta mais criativa foi a da Ilka Cristina que disse ser uma "samosa gigante".














































.