11 junho 2008

Cirurgias



Namaskar

Quero agradecer a todos pelo carinho, pensamento positivo, oracoes e palavras amigas em relacao a minha cirurgia dupla e pos operatorio. Gracas a meu querido Deus tudo correu perfeitamente bem e estou me reuperando muito bem :)

A cirurgia de retirada da vesicula foi tranquila, feita por laparoscopia onde os medicos fazem 4 buraquinhos na barriga e retiram a vesicula por um buraquinho maior.

Dentro da minha vesicula havia uma pedra gigantesca como voce pode ver na foto, do tamanho de um ovo de codorna!!!

A outra cirurgia foi um pouco mais complicada e segundo o medico vale por 3 remocoes da vesicula, assim sendo eh como se eu tivesse tido 4 cirurgias de uma so vez hehehehehe

Como envolveu o esofago e o diafragma, os primeiros dias tive que ficar sem comer e tinha dificuldades para respirar e falar, mas ja passou e agora estou tomando sopa e papinha de bebe hummmmmmmm ainda bem que amo sopa :)

Recebi alguns emails me perguntando como eh o sistema de saude aqui na India, como sao os hospitais etc.

Aqui temos hospitais publicos e particulares. Os hopitais publicos fazem o que podem para atender as pessoas mas em um pais com mais de 1 bilhao e 200 milhoes de habitantes a coisa eh MUITO mais complicada do que voce possa imaginar.

As reportagens de hospitais em pessimas condicoes que passam nos noticiarios ai no ocidente eh de dar inveja a qualquer indiano. O que ha de pior ai, aqui eh considerado luxo!!! Eu sei pois ja por 2 vezes fui para num hospital publico. Voce realmente nao faz ideia do que eh morar no segundo pais mais populoso do mundo. Nao da para voce imaginar o que sejam os hospitais publicos aqui!!!!

Claro que nao fiz minhas cirurgias num desses hospitais, fui a um hospital particular chamado Apollo.

O Apollo esta em reforma no momento, o que realmente se faz necessario pois tem mais de 25 anos e esta ficando muito decadente. Apesar de grande em tamanho, o Apollo eh um hospital velho e feio. Em termos de amenidades eh um classe media baixa, nao passa de um 3 estrelas mas depois da reforma espero que vire um 4 estrelas.

Fiz minha cirugia no Apollo pois o medico cirurgiao trabalha nele e este medico me foi altamente recomendado, mas com certeza teria preferido ir a um hospital 5 estrelas, novo e moderno como o Max Super Speciality.

Os medicos falam ingles entao nao ha problemas de comunicacao, porem nem todos da enfermagem falam e ai as coisas se complicam. Tudo piora quando se tem que falar com o pessoal do housekeeping, seguranca, manutencao etc pois eles so falam hindi.

Acordar da anestesia e ver alguem falando com voce em hindi foi uma experiencia nova em minha vida. Eu achei que ainda estava dormindo.... Essa foi uma das licoes que aprendi recentemente, ou seja, preciso aprender a falar hindi!!!!!

Como ja disse, os medicos, nutricionistas, terapeutas, fisioterapeutas, fono etc falam ingles, mas quando se tem que lidar com a recepcionista, segurancas, copeiro etc ai eh so hindi mesmo.

Aqui nao temos plano de saude que cobrem consultas medicas e exames; temos seguro de saude que cobre somente internacao em hospital e cirurgias. Uma das minhas cirurgias foi paga pelo seguro mas outra saiu do bolso.

Quanto as enfermeiras conforme me perguntaram, umas sao amaveis e gentis, geralmente as cristãs do kerala mas as outras sao bastante rudes no tradicional estilo indiano de ser.

Foto: Eu 3 horas apos a cirurgia dupla, ainda com cara de chapada devido a anestesia, segurando a pedra que foi retirada da minha vesicula. Um verdadeiro pedregulho do tamanho de um ovo de codorna!!!!!

Dia 16 o Indiagestao volta a ativa :)

Om Shanti