21 de julho de 2008

510 anos de Vasco da Gama


Trajeto da viagem de Vasco da Gama a India em 1498

Namaskar

Este ano celebra-se 510 anos da primeira viagem maritima feita pelo navegador e explorador portugues Vasco da Gama ate a India.

Vasco da Gama nasceu em Sines em 1469 e faleceu em Cochim, India no dia 24 de dezembro de 1524 de malaria.

O rei de Portugal queria estabelecer uma rota maritima a India visto que a rota terrestre era dominada pelos muculmanos. Em cada territorio que passavam tinham que pagar “pedagio” e quando os produtos chegavam finalmente a Europa os precos eram exorbitantes.

Assim, o rei de Portugal D. Manuel I (1495-1521) confiou-lhe o comando da frota que, em 8 de Julho de 1497, zarpou do rio Tejo em direcao a Índia, com cento e cinquenta homens entre marinheiros, soldados e religiosos, distribuídos por quatro pequenas embarcações:

  • São Gabriel, feita especialmente para esta viagem, comandada pelo próprio Vasco da Gama;
  • São Rafael, também feita especialmente para esta viagem, comandada por Paulo da Gama, irmão do capitão-mor;
  • Bérrio, oferecida por D. Manuel de Bérrio, seu proprietário, sob o comando de Nicolau Coelho; e
  • uma carraca de nome São Miguel para transporte de mantimentos, sob o comando de Gonçalo Nunes, que pegou fogo perto da baía de São Brás, na costa oriental africana.

Em 2 de Março de 1498, completando o contorno da costa africana, os navois aportaram em Moçambique, depois de haver sofrido medonhos temporais e de Vasco da Gama ter sufocado, com mão de ferro, uma revolta da marinhagem.

No dia 20 de maio de 1498 chaga finalmente em terras indianas. O local onde o grande navegador portugues pisou pela primeira vez na India foi na cidade de Calicut no estado de Kerala.

Tumba de Vasco da Gama em Cochim


Tumba de Vasco da Gama em Portugal

Vasco da Gama voltaria mais duas vezes à Índia - em 1502 e em 1524 onde veio a falecer em Dezembro desse mesmo ano em Cochim. Inicialmente enterrado em solo indiano, apos alguns anos seus restos mortais foram levados para Portugal.

Vasco da Gama eh muito conhecido dos indianos visto que as criancas estudam sobre este assunto na disciplina de Historia, nas escolas. Os indianos se admiram muito com o feito deste ilustre portugues e sentem-se orgulhosos por saberem que seus produtos eram tao valorizados pelos europeus a ponto de empreenderem tamanha aventura.

Tem algum Vascaino ai lendo esta postagem??? :)

Incredible Vasco da Gama!

Om Shanti

2 comentários:

  1. Olá Sandrinha,

    Ainda bem que nos vêm com bons olhos eh eh eh

    Joka gende, P.

    ResponderExcluir
  2. Sensação que sempre fiquei é que pouco ou nada os indianos lembravam-se dos portugueses.
    Julgava os britânicos fazem masi parte do consciente indiano.
    Sònia de POrtugal

    ResponderExcluir