Repassando...
Fundamentalistas assaltam e incendeiam casa das Missionárias da Caridade
Lisboa, 30 Set (Lusa) - Fundamentalistas hindus assaltaram e incendiaram a casa das Missionárias da Caridade, congregação fundada por Madre Teresa de Calcutá, em Sukananda, Índia, noticiou hoje a agência católica Ecclesia.
Na quinta-feira, 700 pessoas invadiram as ruas, ignorando o aviso de recolher obrigatório imposto pelas autoridades, e, munidas de foices, espadas e barras de ferro, assaltaram o prédio das Missionárias e destruíram uma igreja.
Na casa das Missionárias da Caridade não se encontrava ninguém, uma vez que, devido à crescente onda de violência sobre os cristãos, os seus membros transferiram-se para a residência de Bhubaneshwar, junto das jovens sem casta e tribais, aos quais lhes tinha sido dado abrigo.
A Conferência Episcopal Indiana já condenou os ataques, atribuindo-os oficialmente, pela primeira vez, ao grupo radical Hindutva e pediu justiça ao governo e aos outros Estados.
Há um mês, duas pessoas morreram e um padre ficou gravemente ferido depois de um grupo de integristas hindus ter incendiado um orfanato de uma organização cristã, várias dezenas de casas e igrejas no Estado de Orissa.
Lusa/Fim
Colaborou: Orquidea Simoes de Portugal