31 de julho de 2005

Mumbai x New Delhi


Nâmaskar

Aqui vai uma rápida comparação entre Mumbai (antiga Bombay) e New Delhi (Nova Delhi).

New Delhi é a capital política da Índia e Mumbai é a capital financeira. Fazendo uma analogia, seria algo como Brasília e São Paulo.

New Delhi possui atualmente, uma população de 12.8 milhões de habitantes em uma área de 1483 Km² e as principais línguas faladas são o inglês e o hindi.
Delhi é um distrito federal tal como Brasília e fica situada entre os estados de Haryana e Uttar Pradesh (UP).

Delhi é absolutamente rica em história datando de 3 mil anos A.C. onde inicialmente era conhecida pelo nome de Indraprastha como aparece no épico indiano Mahabharata.

Eu amo a parte histórica de Delhi e poderia escrever várias páginas sobre isso, mas o melhor mesmo é vivênciar essas ruínas tão lindas, vê-las, fotografá-las e tocá-las!!!

Infelizmente a conservação do patrimônio histórico não parece ser prioridade por aqui. Enquanto os turistas estrangeiros olham com respeito para esses monumentos tão antigos, os indianos escrevem seus nomes nas paredes, queimam as paredes com incensos, gritam, arrancam pedaços, jogam lixo, fazem xixi e outras atrocidades. Os próprios indianos destroem suas riquezas históricas. Lamentável :(
Outra coisa de se lamentar é que o ministério do turismo de Delhi elegeu apenas meia dúzia de locais históricos para promover, enquanto o restante é ignorado. Eles preservam e conservam essa meia dúzia de monumentos e as agências de turismo fazem o mesmo e levam os turistas apenas e tão somente para esses locais.

Mumbai é o novo nome da antiga Bombay, pois é, nem ela escapou a paranóia indiana de trocar os nomes das cidades, ruas etc. Os nomes são trocados, mas as condições de vida da população permanecem as mesmas!


Indianos de todos os estados vão para Mumbai em busca de uma vida melhor, aos moldes do que ocorre com São Paulo; por isso Mumbai transformou-se numa grande favela.


Sua população é bem maior do que a de New Delhi com 16.4 milhões de habitantes espremidos em apenas 440 Km²!!! Mumbai fica em uma ilha.

Mumbai é a cidade mais rica e próspera da Índia, apesar de ficar em ilhas na costa do estado de Maharashtra. As ilhas são conectadas por pontes entre si e com a costa. As línguas mais faladas são inglês, hindi e marathi.

Mumbai é o único lugar da Índia onde não falta água e eletricidade. Seu sistema de trens urbanos é muito eficiente e a infra-estrutura a melhor do país. Mumbai não é vista como local histórico e não é considerada um lugar turístico como New Delhi.

Mumbai é a cidade considerada mais segura para as mulheres. Os níveis de estupro e violência contra as mulheres é bem menor comparando-se com o restante do país e especialmente com Nova Delhi.
 

Atualmente o número de divórcios em Mumbai tem aumentado drasticamente pois as esposas se recusam a ter sexo na frente dos sogros, cunhados e crianças.
Esclarecimento: na cultura indiana, quando uma mulher casa, ela tem que morar na casa dos pais do marido. O problema habitacional em Mumbai é gravíssimo e o aluguel extremamente caro.

FOTO: Mumbai

http://www.indiagestao.blogspot.com/

Incredible India! (slogan do governo indiano)

Om Shanti