8 de janeiro de 2006

Ocidentalização


08/01/2006

Nâmaskar

Os indianos que moram em cidades e que são de classe média (para cima) começam a se ocidentalizar. Agora um dos símbolos de status socio-econômico é possuir um cão de raça.

O interessante é que na Índia uma parte da população é vegetariana. E o que acontece então com o símbolo peludo de status???

Em alguns casos, queira ou não o quatro patas também é vegetariano! Abobrinha e papaia verde é a alimentação do canino que mora no andar de cima de onde moro. Tenho muita pena dele. Magro, está sempre com fome. Quando me vê fica todo feliz pois sempre dou-lhe pão, bolacha e restos de comida dos meus gatos.

Acostumados a terem somente vacas e cabritos de estimação, será que os indianos pensam que os cães também são vegetarianos? Só sei que ainda é muito melhor ser uma vaca (animal) na Índia!

Como todos já sabem, a privada indiana é no chão.
Agora os novos prédios comerciais em Delhi possuem somente privadas “européias”, ou seja, as de sentar. Assim como é difícil para nós ocidentais fazermos ... agachados (ainda mais eu gorda e com essa barriga que me empurra pra trás cuja tendência é cair de bunda dentro da coisa), também é difícil para eles fazerem ... sentados. Eles se empuleram e se equilibram em cima das finas bordas dos sanitários “europeus” e mandam ver... Já pensou o malabarismo??!!

Outra coisa interessante da ocidentalização da classe média urbana indiana é a estória do bolo. Bolo nunca fez parte das celebrações indianas. Bolo de aniversário, casamento, etc até alguns anos atrás não eram comuns.

Quando em 2003 o sobrinho do meu esposo fez 1 ano de idade, nós oferecemos a ele de presente um lindo bolo de aniversário de chocolate no formato de um ursinho; até aí tudo bem, o que me espantou foi que primeiro comeram o bolo todo e só depois é que serviram o jantar.

Culturalmente estou acostumada com a ordem inversa. Sempre foi uma emoção esperar pela ordem de partir o bolo, dessa vez a emoção foi ver a ansiedade indiana em comer o bolo. Bolo (ainda mais em Kolkata) ainda é uma coisa pouco comum. Valeu a pena ver o garoto rindo e se lambuzando, feliz com o bolo. Em 1 ano de vida, foi a primeira vez que ele provava a gostosura fofa de chocolate com cobertura e recheio. Depois de cada dentada ele ria e batia palmas enquanto a cara ia ficando marrom de chocolate.

Mas o segredo é que na verdade ele não era o único a se deliciar, muitos dos adultos ao seu redor também estavam saboreando um bolo de aniversário pela primeira vez. E eu saboreava a tudo isso!

Resposta: Luís, com 3 semanas da pra ver muita coisa na Índia, mas precisa ter muito pique e energia. Sugiro que visite o Triângulo Dourado, ou seja, as cidades de Delhi, Agra e Jaipur. Me diga se vc prefere ver quantidade (muitas coisas num dia só) ou qualidade (poucas coisas com calma). Me passe teu e-mail que te respondo em detalhes, ok. Delhi só é perigosa para mulheres sozinhas devido ao alto grau de estupros. Delhi é a capital dos estupros.

Incredible India!

Om Shanti