28 de setembro de 2007

Semana Gânga - Parte Final

Namaskar

O rio Ganges (Gânga) eh um rio predominantemente de planície e juntamente com seus afluentes forma uma grande bacia hidrográfica tal qual o rio Amazonas no Brasil.

Esta grande bacia hidrográfica eh importantíssima em termos econômicos pois eh utilizada para desenvolver a agricultura, não só na Índia como também no pais vizinho, Bangladesh.

A agricultura ao redor do rio Gânga eh composta primeiramente de plantações de arroz, cana de açúcar, lentilhas, batatas, pimenta, mostarda, juta, gergelim e trigo.

Apesar da poluição de sua água, o Gânga ainda eh utilizado para pesca e os bengaleses e orissanos consomem normalmente peixes desse rio.

O Gânga também eh atração turística, tanto local como de estrangeiros que vem de diversos países do mundo conhecer este famoso rio. Na verdade eh graças a estes turistas estrangeiros e suas câmaras filmadoras que temos estes vídeos do youtube que coloco aqui no Indigestão.

Os turistas locais vem para se banharem no Gânga pois todo hindu que se presa tem que se banhar no Gânga pelo menos 1 vez na vida.

Os turistas estrangeiros não sei o que vem fazer aqui uma vez que não são hindus e não se banham no Gânga, mas alguns deles praticam rafting e os outros pegam os diversos passeios de barco pelo rio, onde no geral se deparam com corpos humanos ou de animais flutuando na água.

Em termos ecológico o rio Gânga esta totalmente devastado e extremamente poluído. Eh bom que você saiba que o arroz, batata, peixe etc. que você come aqui em Delhi vem das margens do Gânga.

A poluição a que me refiro não eh causada pelos corpos humanos ou de animais, pois isso eh matéria orgânica e ajuda na fertilização do solo, me refiro aos esgotos de fezes e a poluição química das industrias.

O negocio eh comprar sempre água filtrada e NUNCA beber água de torneira e cozinhar bem os alimentos.

Incredible India! (slogan do governo indiano)

Om Shanti