28 de setembro de 2007

Semana Gânga - Parte Final

Namaskar

O rio Ganges (Gânga) eh um rio predominantemente de planície e juntamente com seus afluentes forma uma grande bacia hidrográfica tal qual o rio Amazonas no Brasil.

Esta grande bacia hidrográfica eh importantíssima em termos econômicos pois eh utilizada para desenvolver a agricultura, não só na Índia como também no pais vizinho, Bangladesh.

A agricultura ao redor do rio Gânga eh composta primeiramente de plantações de arroz, cana de açúcar, lentilhas, batatas, pimenta, mostarda, juta, gergelim e trigo.

Apesar da poluição de sua água, o Gânga ainda eh utilizado para pesca e os bengaleses e orissanos consomem normalmente peixes desse rio.

O Gânga também eh atração turística, tanto local como de estrangeiros que vem de diversos países do mundo conhecer este famoso rio. Na verdade eh graças a estes turistas estrangeiros e suas câmaras filmadoras que temos estes vídeos do youtube que coloco aqui no Indigestão.

Os turistas locais vem para se banharem no Gânga pois todo hindu que se presa tem que se banhar no Gânga pelo menos 1 vez na vida.

Os turistas estrangeiros não sei o que vem fazer aqui uma vez que não são hindus e não se banham no Gânga, mas alguns deles praticam rafting e os outros pegam os diversos passeios de barco pelo rio, onde no geral se deparam com corpos humanos ou de animais flutuando na água.

Em termos ecológico o rio Gânga esta totalmente devastado e extremamente poluído. Eh bom que você saiba que o arroz, batata, peixe etc. que você come aqui em Delhi vem das margens do Gânga.

A poluição a que me refiro não eh causada pelos corpos humanos ou de animais, pois isso eh matéria orgânica e ajuda na fertilização do solo, me refiro aos esgotos de fezes e a poluição química das industrias.

O negocio eh comprar sempre água filtrada e NUNCA beber água de torneira e cozinhar bem os alimentos.

Incredible India! (slogan do governo indiano)

Om Shanti

9 comentários:

  1. Oi Sandra e amigos...

    O corpo é uma ilusão.....

    Claro que choca um pouco estas imagens, mas em verdade não somos o corpo...então um dia teremos que aceitar esta realidade, queiramos ou não, todos vamos passar pelo momento de cair na real; Que aquilo que sempre acreditou, que achava muito importante, no eu de carne e osso, foi na realidade um grande sonho, uma grande piada.

    Ao sair do corpo e vê-lo alí deitado duro,cheirando mal,umas pessoa em volta chorando, outras pensando mal de vc e vc está ssistindo tudo! o que vai se fazer?

    Todos passarão por este momento...para mim não importa em nada o que farão com o velho corpo..que volte a ser um monte de células,átomos e protons, que em verdade sempre foi.

    Como será feito isso, pouco importa, já estarei longe, sorrindo..num mundo luminoso.

    Já não estaremos mais ali, já não há mais respiração, mas ainda há o pensamemnto, ainda há o sentimento,, então alguns que se esforçaram um pouco mais em comprender a verdade espiritual dirão:

    Ah!, agora percebo!, eu não era o corpo, Eu sou um Ser de energia, Eu sou luz, Eu sou a Alma, o Espirito Imortal !

    Outros passarão um tempo rondando a terra lamentado-se pela morte, pelas coisas boas que deixou de fazer, que deixou de amar, de ser compassivo, amoroso, gentil, etc.

    Então, ainda é tempo minha gente...vençamos as nossas limitações, amemos mais,procuremos mais intensamente a razão pela qual fomos criados..

    A buscar a Fonte Infinita de paz e alegria que reside dentro de cada um de nós...nossa alma, a fonte do Universo....DEUS.

    Afinal um corpo morto é apenas mais uma página que vira, no eterno livro da Vida Eterna

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. O Pedro praticamente escreveu um poema espirita, tambem acho que um corpo é só um corpo, mas existe um sentimento pelo misero corpo, afinal é ele que nos sustenta, eu amo o meu e vou cuidar dele, nós ocidentais temos uma cultura de cuidar dos nossos mortos, enterrá-los, ou cremar e respeitar os restos mortais, eu gostaria de saber se ninguem reclama por esses corpos? pq eles ficam boiando no rio? morrem afogados, vitimas de crime ou são intensionalmente jogados?
    Estou estudando em sociologia as culturas em diversas formas, nos é sugerido a ver as pessoas como diferentes não como estranhas, as culturas devem ser sim respeitadas, mas daí a se deparar com um corpo na agua e não se importar, é chocante sim,

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra

    O Pedro escreveu muito bem, bonito, gostei muito e concordo plenamente com ele.Eu assisti cremação em Veranasi e fiquei ali... concluindo isso.Também acredito na Imortalidade do Espírito e nas vidas sucessivas na Terra, em vários corpos, até atingirmos a libertação dos grilhões da matéria.

    Em Rishikesh o Ganga é tão verde,tão lindo !

    Uma amiga ( altamente esotérica e espiritualizada ) me disse que nos níveis supra físicos - sutis - existe um grupo de espíritos internamente em oração no Ganga, e que esses transmutam todo o rio.
    Os Rishis do Rig Veda deviam saber disso e por isso ele é sagrado.

    Antigamente, na época desses Rishis a humanidade tinha a capacidade de ver o mundo supra físico e os Grandes Rishis tinham o conhecimento direto destas realidades, hoje perdidas pela humanidade.

    É bom ver o rio por esse ângulo, ele se torna mágico !

    Um beijo
    Lakshmi

    ResponderExcluir
  4. Sandra,
    Nada como sua informção!!!lembra daquele papo de me banhar...Desse jeito só umas pictures...que "zona"esse rio por essas bandas...mas não devemos esquecer do sagrado! esse valor tem ser preservado.
    Alipio

    ResponderExcluir
  5. Colegas,
    Acredito que o sagrado dve ser preservado.O Rio tem essa vibração.Já li sobre pessoas elevadas e abençoadas que sentiram e viram uma aura de energia elevada,de alta frquencia em determinada area do rio(não lembro qual).Tudo tem seu significado,todo ritual!!A cremação,as oferendas,o banho,a nascente dele no Himalaia,local onde Sr. shiva medita e fez nasce-lo.Quanto aos nossos corpos(plural sim),o fisico é o que abriga a alma,que nos faz mover,adar pelo planeta.Por isso temos que ama-lo com sabedoria(alimetação,youga etc..)é sede da Alma,o templo sagrado...ENQUANTO ABRIGA A ENERGIA VITAL...POIS DEPOIS É APENAS CARNE EM DECOMPOSIÇÃO...NÃO SERVE MAIS...VAMOS PARA OUTRO.os Ocidentais venerm o corpo,fica chorando nos cemiterios..como se o espirito,a essencia estivesse ali..e sofrem,sofrem...
    Alipio de Bertioga

    ResponderExcluir
  6. Sandra e amigos...

    È bom ler, e lembrar este lado bonito que o Ganges tem,em Rishikesh e em outra partes.

    Grato pelas considerações mais positivas a respeito da magia do Ganges que Laksmi e outros colocaram.

    Esta parte que está sendo colocada é um cremátório apenas, esta parte é a que mais impressiona mesmo.

    Este lado oculto do Ganges, de sua energia, de seu mistério, este é o lado real, o lado onde as energias são trabalhadas, direcionadas para o alto, para o interior.

    Esta é a grande magia que fascina na India, aqueles que vão buscar encontram extamente aquilo que procuram, ou seja, se buscam o apenas a curiosidade cultural, chocam-se, se buscam tesouros espirituais, os encontram.

    Assim são as histórias que ouço da India, de pessoas de diferentes niveis de evolução, cada um encontra exatamente aquilo que busca.

    Tem um amigo querido que está indo prá Rishikesh, lá no ashram de Satyananda,da Luz Divina, e está contando coisas lindas, suas amizades, suas descobertas. è uma pessoa muito espiritual, muito elevada,muito devota, praticante assíduo, então ele vê as coisas de acordo com a beleza que já faz parte de sí mesmo.

    Por detrás destes aparentes cenários tristes e alegres de nossa existencia, vibra um mundo real, de luz, de paz, e de nova alegria...busca e acharás, bate e abrir-se-vos-á, já dizia o grande mestre Jesus.


    Abraço a todos

    Pedro

    ResponderExcluir
  7. É isto aí pessoal, enquanto estivermos habitando o corpo, devemos cuida-lo com carinho e higiene, depois disso quando partir-mos, que diferença faz se vão queima-lo, enterra-lo, fazer adubo para uma linda árvore frútifera.

    Do mesmo modo que nos escandalizamos ao observar a forma ancestral da cultura da India em jogar o corpo no rio, ou incinera-lo, eles devem achar super estranho como nós ocidentais cuidamos dos restos mortais, de ossos, com criptas luxuosas, em muitos casos, com ornamentos caríssimos, lápides, etc.

    Mas enfim cada cultura, tem suas características, e devemos respeitar, ao invés de ser preconceituosos...

    Quanto ao mistério do Ganga,este velho canal de energia, deixa os cientistas mais renomados do ocidente boquiabertos, pois com tudo isso, dejetos químicos, corpos, etc, aindão não descobriram porque a água do Ganga não apresenta sinais de contaminação nas análises feitas até o momento.

    A última teoria deles, ainda não comprovada, é que possivelmente existe uma bactéria que se alimenta da poluição.

    Será ????????????????????



    Mistério !!!!

    Mistério sempre a de pintar por aí....como diz a canção.

    Pedro

    OM Shanti

    ResponderExcluir
  8. Olá Sandrinha:

    Respeito todas as religiões, as crenças, formas estar e todas as opiniões, mas tenho direito a discordar delas. Aqui e ao contrário do que muitos pensam não se põe em causa a crença indiana nem se coloca se quer a questão de se cremar ou não o corpo, de se dar valor ou não ao mesmo....aqui a questão principal é mesmo a de saúde pública!!!! Vamos lá a imaginar todos a quererem seguir as crenças indianas!!!! Bem não havia rio no mundo que aguentasse!!!!!!Imaginem os vossos rios cobertos de cadáveres enquanto passeiam com a família num barco. Se querem morrer junto ao rio pois muito bem acho que sim e até sou a favor disso mas, para tal é necessário criar infra-estruturas decentes. Não há necessidade nenhuma de se contaminar o meio ambiente e as pessoas (estou a falar da proliferação de doenças e não de poluição!!!!). Não parece nada catita e não abona nada a favor da Índia e do turismo ver corpos a boiar no rio e a serem comidos por animais domésticos! Ora bolas vejam lá as doenças que daí podem surgir. Depois acontece uma desgraça, passa uma notícia na tv e todos opinamos, “pois eles não deviam fazer isto, não jeito nenhum deixar os corpos a boiar no rio, bla, bla, bla…” mas na teoria tudo resulta. Não quero ferir susceptibilidades mas para mim é assim e tudo por uma questão de saúde pública: se querem morrer junto do Ganges pois bem, que seja feita a sua vontade mas então que construam infra-estruturas para tal no mínimo um crematório, um templo ou qualquer coisa do género para que as pessoas possam morrer perto do rio, ou mesmo outro tipo de soluções! Estas é que deveriam mesmo ser encontradas. As crenças podem ser respeitadas e cumpridas no entanto, como em todo na vida também é necessário ser-se racional e ponderado. Exemplos temos nós de sobra como por exemplo quando ouvimos na televisão epidemias a matarem milhares de pessoas devido à exposição dos cadáveres quando ocorrem desastres naturais ou mesmo quando provocados pelo homem. Parece-me que todas as religiões de uma forma geral precisam bem de ponderar as suas práticas, sendo um pouco mais racionais...a indiana é apenas uma entre muitas.

    Joka grande, P.

    ResponderExcluir
  9. Ola pessoal,

    Concordo plenamente com o ponto de vista de Joka P.,quanto a questão de saude pública, mas apenas quero reiterar que não são todos os indianos que são cremados a beira do Ganges, enem todos os corpos são jogados lá,se assim fosse seria uma fila de corpos até o oceano, pela faixa populacional deste imenso país.

    Sim deveriam existir crematórios públicos que ao mesmo tempo que preservasse a higiene da população tambem dando continuidade a sua cultura milenar.

    A cremação na India é praticada em larga escala,e não acabam no Ganga todas as cinzas,, pois a India é muito extensa.

    Uma outra coisa,a questão ambiental, não deve ser levada em conta, pois com esta pŕatica eles não põe em risco em nada a segurança mundial, ou aquecimento global.


    Nós do ocidente deveríamos é dar o exemplo naquilo que queremos que outros modifiquem,
    e como estão as coisas hoje no mundo em função do comportamento predatório do planeta, nós ocidentais, não somos um bom exemplo.

    Abraços a todos

    Om Shanti

    Pedro

    ResponderExcluir