AMO esta época do ano (primavera) quando o clima é agradável; nem muito frio e nem calor infernal. Pena que são somente poucos dias assim :( Hoje ao ir ao mercadinho soprava uma brisa suave e milhares de folhas amareladas de Neem rolavam pela rua e se acumulavam embaixo dos veículos estacionados. Esta paisagem quase idílica me fez lembrar de contar para você sobre o Neem Indiano. O Neem (ou Nim) é uma árvore e seu uso é antiquíssimo aqui na Índia, mas só agora o ocidente está descobrindo esta maravilha indiana. No Brasil, principalmente a galera do nordeste, já está investindo e plantando Neem por aí. Planta da família das Meliáceas, a mesma família do Mogno, Cedro, etc., vem sendo usada há aproximadamente 4.000 anos pela medicina Ayurvédica, e pelos nativos da Índia, país de origem, onde o Neem é considerado a "árvore da vida". O Neem, vem sendo pesquisado na Austrália, EUA, Alemanha, Inglaterra e América Central e do Sul.
O Neem tem sido pesquisado com vistas ao combate de males da saúde humana e animal, além de ser um excelente controlador de pragas e doenças na agricultura e na pecuária. Ele possui várias substâncias com poder de ação inseticida, acaricida, fungicida, nematicida e a cada dia se descobre novas aplicações.
O Neem é uma planta que tem como pragas e doenças somente as formigas cortadeiras (saúva e quenquéns). Sua madeira é valorosíssima, tendo a mesma cotação de seu parente brasileiro, o mogno (atualmente 320 Reais o m³). Possui uma tonalidade rara no mercado, a cor vermelha e atinge o ponto de corte em apenas 3 anos e meio. Empresas fabricantes de óleo de Neem (azadiracthina) compram as folhas que sobram das podas semestrais, cotadas atualmente a 2 Reais o quilo.
Os pecuaristas também compram folhas secas de Neem (secar a sombra), e as moem. Posteriormente este pó de folhas secas moídas é misturado ao sal que é oferecido ao gado. O Neem não possui exigência de solo (nasce até em solos ruins, mas nunca encharcados ou salinos). Não possui exigência de pluviosidade (nasce até no semi-árido). Justamente por possuir qualidades bio-protetoras às plantas, seu óleo substitui perfeitamente a maioria dos pesticidas sintéticos.
A sua tora é utilizada como adubo natural, na alimentação de animais e em vermífugos pois possui várias substâncias que combatem os vermes do sistema gastrointestinal, os nematóides,O Neem tem um rápido crescimento e potencialidades que vão da exploração da semente, venda de mudas, madeira, fins terapêuticos entre outros.
O Neem pode ser associado ao plantio de Pimenteiras-do-reino; nesse caso a pimenteira cresce mais forte e com menos propensão ao ataque de pragas e insetos. Aqui na Índia nós comemos as folhas e flores do Neem fritas. Pomos na água para purifica-la e usamos também em forma de sabonete, desodorante, creme dental e talco anti-pulgas.
As árvores de Neem estão por toda a Índia e meu primeiro contato com o Neem foi logo em 1999 assim que cheguei aqui. É comum os indianos terem pelo menos um pé de Neem plantado no quintal, com minha sogra não foi diferente, e pelo menos 1 vez por semana ela nos dava Neem para comer. Se você não gosta de coisas amargas como jiló então não vai gostar de comer Neem, eu gosto!!
O Neem tem sido usado e recomendado no controle de insetos sugadores e alguns fungos, na pecuária para controlar moscas e carrapatos e como contraceptivo seguro, pois não altera as taxas de hormônios da fêmea do gado bovino.
Neste blog não são aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, difamação, injúria, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal ou familiar de qualquer pessoa.
Cópias e traduções não autorizadas caracterizam roubo de propriedade intelectual. Não seja processado por plágio, sempre cite a autora Sandra Bose e forneça o link correto do blog Indiagestão.
Disclaimer
A proprietária não se responsabiliza por opiniões e comentários emitidos por leitores e autores das notícias postadas neste blog. Todas as informações disponíveis neste blog são baseadas em noticias disponiveis no Google e nós não somos responsáveis por quaisquer tipos de erros que tenham ocorrido.