31 de dezembro de 2005

Fim de Ano


Namastê

Hoje é o último dia do ano.

Nosso blog está no ar já há 6 meses :)

Graças a ele neste ano pude conhecer pessoas e fazer novos amigos. Isto não tem preço! O Indiagestão me agraciou com almas boas e generosas.

Só tenho a agradecer!!

Que o Poder Superior ilumine a todos e que todos nós possamos trilhar o caminho do crescimento em direção à Luz Divina.

Desejo de coração um Lindo e Iluminado Ano Novo para todos!!!
 Para tristeza dos beberrões indianos, os preços das bebidas alcóolicas acaba de aumentar. Mas isso com certeza não vai estragar a festa de ninguém pois todos estão prontos para pagar mais caro mas não deixar faltar bebida.

Os indianos de Delhi passam o Ano Novo em clubes e danceterias da cidade. Eles gostam mesmo é de muita música, muita bebida e muita dança. Pena que os preços pulam de 1 mil Rúpias para 5 mil.

***

O filme indiano “Black”, um remake do filme americano de 1962 “The Miracle Worker” ambos baseados na história real de Helen Keller cujo ator principal é o lendário Amitabh Bachchan, foi escolhido pela revista americana Time como o quinto melhor filme de 2005.

Eu assisti e gostei, embora eu prefira outros filmes como o excelente Mangal Pandey, que além de ser MUITO bom, conta um pouquinho da história da Índia e outros importantes aspectos da cultura indiana como a venda de mulheres em praça pública e a queima de mulheres vivas junto ao corpo do marido falecido (Sati).

FELIZ ANO NOVO!!!!!!


Até 2006!

Om Shanti Om

23 de dezembro de 2005

Saudades do Papai Noel


Namastê

Mais um problema para o Ministro de Ferrovias, Lalu Prasad resolver; o roubo ocorrido ontem no trem que ia de Mumbai a Lucknow.

12 homens armados e mascarados entraram no trem e roubaram os passageiros de seu dinheiro, jóias, anéis, pulseiras e até mesmo mangalsutras (colar de casamento).

Eles também estupraram uma moça de 22 anos.

Três passageiros homens que se revoltaram ao ver a moça sendo estuprada coletivamente (gang rape), foram jogados para fora do trem em movimento.

Um absurdo a falta de segurança nos trens indianos e ainda tem turista que viaja sozinho!!

Quando não são assaltos e estupros, são atentados terroristas que tiram a paz de quem viaja. Os bandidos sabem que quem está viajando no trem deve ter uma certa quantia em dinheiro no bolso para a viagem e estão indefesos pois não tem para onde correr. Esse tipo de arrastão está se tornando mais comum nos trens de longa distância ultimamente. O mais seguro hoje em dia é mesmo viajar de avião.

***
Apesar do tamanho normal de um rim humano ser de 9 cm, os médicos indianos removeram uma pedra de 13 cm do rim do senhor Vilas Ghuge de 37 anos de idade, aqui em Delhi. Agora ele vai constar no livro de recordes mundiais “Guinness book” como o sujeito com o maior pedregulho nos rins.

***
Para alívio de 72 milhões de homens indianos, dia 26 de dezembro, um dia após o Natal, papai Noel trará o melhor presente para eles, a pílula azul - Viagra, produzida pela Pfizer. Cada pílula custará 594 Rúpias, mas tenho certeza que muitos não se importaram em pagar este preço alto. Só espero que a população de mais de 1 bilhão de indianos, não cresça ainda mais!!!

***
E por falar em Papai Noel, não vi nenhum esse ano. Só mesmo em uns poucos shoppings e hotéis 5 estrelas é que se pode ser o bom velhinho. Não é uma coisa cultural indiana, mas já que hoje em dia muitos indianos não cristãos compram árvores e enfeites de Natal e tentam imitar os ocidentais, creio que os lojistas poderiam contratar um Papai Noel.

***
Os EUA decidiu não dar mais 30 mil vistos H1B para trabalhadores de nível superior como engenheiros e economistas. Muitos indianos ficarão desapontados por não poderem ir mais para a tão sonhada terra do Tio Sam. Sim, os indianos continuam querendo sair em massa da Índia, mas os EUA está cortando as esperanças deles. Os indianos mais estudados detestam a India por ser atrazada, ritualística e ignorante.

***
O sobrinho do ministro de ferrovias Lalu Prasad foi preso em conexão a três crimes diferentes.

***
Os produtores de filmes indianos estão decepcionados pois o governo pouco fez para acabar com a pirataria que assola o país. Se vocês acham que o Paraguai é símbolo de pirataria, isso é porque vocês não conhecem a Índia. E aqui não é somente pirataria de CD de filme indiano não, rola MUITO filme pornô (indiano e ocidental), CD de programas para computador, roupas, perfumes, bolsas etc. Tem de tudo!

***
O governo indiano proibiu a entrada de empresas de Direito estrangeiras e mais uma vez atacou com o tradicional protecionismo. Teremos que continuar a contar mesmo com esses advogados indianos que tem por aqui mesmo :(

***
Uma baleia de cerca de 5 metros de comprimento, sangrando profusamente pela boca e com marcas de machucados pelo corpo apareceu em uma praia em Orissa. Desconfia-se que ela tenha se machucado em algum navio ou que alguém tenha tentado caça-la. Ela acabou morrendo na praia sem nenhum auxilio veterinário. Os indianos só gostam mesmo de ratos, vacas, baratas e cobras!!

***
Falando em veterinário, fico impressionada com a irrisória quantidade de faculdades de veterinária, odontologia, fisioterapia, psicologia, biologia etc. Indianos gostam mesmo é de engenharia e economia, o resto para eles é bobagem, por isto o país é como é!

Quero desejar a todos vocês um LINDO E MUITO FELIZ NATAL!!!!!!!

Que Papai Noel seja bem generoso e te dê muita Luz, Paz, Sucesso, Saúde, Amor e Muitas Alegrias!!!!!
Que o Poder Superior abençoe a todos nós!!!

FELIZ NATAL!!!!!!

Om Shanti

21 de dezembro de 2005

Casamento Infantil


Namastê

O resultado do Censo realizado aqui na Índia em 2001 revelou que 11.7 milhões de indianos não respeitaram a lei e casaram ainda menores. (4.9 milhões de meninas casaram antes da idade oficial de 18 anos e 6.9 milhões de meninos casaram antes da idade oficial de 21 anos)

1.3 milhões de meninas que casaram ilegalmente, ou seja, antes de completar 18 anos, já estão viúvas e 56 mil já se separaram ou divorciaram. 90 mil meninos já estão viúvos e 75 mil estão separados.

Bigamia e poligamia também continuam bem, obrigada. Há 5 milhões de mulheres casadas a mais do que de homens casados, e pelos cálculos do governo esse número pode chegar até 10 milhões. Essa prática é mais comum na zona rural mas não é exclusiva, nas cidades também ocorrem bigamia e poligmia.

Os estados mais afetados com o casamento infantil são:

Rajastão = 5.61%
Madhya Pradesh = 3.71%
Bihar = 3.36%
Uttar Pradesh = 3.23%
Jharkhand = 2.76%
Orissa = 2.56%
Uttaranchal = 1.21%
Goa = 1.03%
Himachal = 1.00%
Kerala = 0.82%

***
O jogador de cricket Rahul Dravid não pode participar do último jogo devido a uma forte diarréia e problemas gastrointestinais. Se a famosa dor de barriga afeta aos próprios indianos, imaginem nós, estrangeiros!!!! Por isso digo sempre, venham para a Índia, mas tragam Imosec!

Segundo me informaram, as ocorrências de diarréia diminuíram muito desde que o governo começou a investir no tratamento de água, as pessoas começaram a ferver ou filtrar a água e principalmente desde que surgiram no mercado indiano as abençoadas águas filtradas engarrafadas. Hoje em dia podemos encontrar garrafas de água em todos os lugares. Uma verdadeira benção!

Falta agora cuidar da higiene na comida. As diarréias ultimamente tem sido mais pela comida do que pela água. Mesmo comida caseira as vezes causa problemas sérios. Minha pior intoxicação alimentar aqui foi um camarão que comi na casa da mãe do meu esposo anos atrás. Já perdi as contas de quantas vezes tive diarréia e Indi(a)gestao. Pelo menos por quatro vezes já tive que tomar antibiótico para poder melhorar. Infelizmente problemas de diarréia são muito comuns aqui e afetam a todos incluindo aos próprios indianos.

***
O governo de Delhi mandou derrubar todas as construções ilegais em áreas residenciais que estavam sendo usadas para comércio. O estranho é que essas construções já existem faz muito tempo. São grandes lojas com imensas fachadas, nada escondido. A propina sempre rolou solta e tudo sempre esteve em paz; agora, derrepente, o governo mandou derrubar tudo. Vamos fingir crer que Delhi está se tornando honesta e quer tão somente legalizar as construções que fogem as normas e leis.

OM Shanti

20 de dezembro de 2005

Cristiano Júnior - 1 Ano


Namastê

Dia 6 de dezembro fez um ano que o brasileiro Cristiano Júnior, jogador de futebol, morreu em campo aqui na Índia.

O goleiro indiano que o matou ficou 1 ano suspenso sem jogar mas agora já está de volta aos gramados.

Cristiano Júnior, jogava futebol para um time de Goa chamado Dempo, e morreu em campo ao ser atingido na cabeça com um golpe certeiro dado pelo goleiro indiano do time oponente Mohum Bagan.

Era a final do campeonato Federation Cup. Cristiano já havia marcado 1 gol na partida e o título inédito para otime dele (Dempo) já estava praticamente assegurado.

Júnior vinha correndo novamente com a bola em direção ao gol, ele chutou a bola para um lado e foi para o outro lado; o goleiro indiano foi atrás do Cristiano Júnior, nem olhou para a bola, e deu um soco na cabeça dele.

Ele caiu no chão inconsciente. A bola entrou no gol. Cristiano havia feito o seu segundo gol na partida e literalmente o último de sua vida. Os médicos indianos protegeram o goleiro indiano dizendo que não foi o soco na têmpora (lado da cabeça) que o matou, mas sim uma parada cardíaca.

Cristiano Júnior tinha 25 anos e era casado. Ele veio jogar na India trazido por um outro jogador chamado Douglas da Silva.

Não sei se essa notícia teve destaque aí no Brasil mas aqui apareceu em todos os jornais pois a final do campeonato estava sendo televisionada. Cristiano morreu atingido com um golpe na cabeça na frente de milhares de pessoas que assistiam ao jogo.

A morte dele foi algo muito trágico aqui para nossa pequenina comunidade de brasileiros. Todos ficamos muito tristes e abalados. O rapaz veio do Brasil para morrer aqui na India assassinado por um soco certeiro de um goleiro indiano.

Deixo hoje aqui minha homenagem a esse garoto que veio para cá cheio de vida e esperanças e voltou morto para o Brasil.

OM Shanti

19 de dezembro de 2005

Como se Enrolar em um Sari


Observe as fotos e aprenda a se enrolar em um sari.

Tente e divirta-se!

Se não tiver sari basta comprar 6 metros de tecido por 1,20 m de largura.

Om Shanti

18 de dezembro de 2005

Roupas Indianas


Nâmaskar

A roupa indiana feminina mais conhecida no ocidente é o SARI.

O sari é um longo tecido com 6 metros de comprimento por 1.5 de largura. Há uns saris mais curtos, com 5 metros de comprimento ou 5.5 mas a largura no geral é a mesma e tem uma variação de até uns 5 centímetros pra mais, ou seja, até 1.55 de largura.

O sari na verdade não é uma vestimenta, pois não se veste ele; ele é simplesmente um tecido enrolado no corpo, SEM costuras, botões, zíper, colchete, velcro etc.

Nunca me esqueço quando uma amiga brasileira me pediu para levar pra ela um sari tamanho grande! :)

Acompanhando o sari há uma pequena blusa colada ao corpo que cobre mesmo só os seios mas a barriga fica exposta. Na parte inferior, por baixo do sari, há um longo saiote que vai até o chão.

Já ouvi da boca de 2 brasileiras que vivem aqui como acham horroroso as mulheres mostrando suas gordas barrigas com até 3 camadas de pneus. Essa é a famosa diferença cultural, elas acham indecentes nós usarmos calça jeans e camiseta e muitas de nós acham indecente elas exporem as flácidas e gordas barrigas sem a menor vergonha.

O sari é feito de diversos tipos de tecido sendo o mais comum o algodão. Eles podem ser bordados, pintados a mão, impressos, com lantejoulas etc. Tudo depende da criatividade do artesão e do bolso do comprador. Mas uma verdade tem que ser dita, que tecido de sari indiano é tudo de bom, REALMENTE é !!!! Quem vem pra cá fica babando na sofisticação e riqueza de detalhes dos tecidos e bordados indianos. Eles são MARAVILHOSOS!!!!!!!!!!

As pessoas sofisticadas preferem os saris feitos no tear manual pois não se encontra 2 saris iguais e assim sendo, ficam com um sari exclusivo.

O sari possui um fascínio e um encanto difícil de descrever e é considerado muito sensual pelos homens indianos que adoram ver suas mulheres enroladas nessa misteriosa e sedutora vestimenta, ainda mais sabendo que por baixo do saiote não há mais nada! Isso mesmo, NADA de calcinha; a perereca eh criada solta ;)

Países vizinhos como o Nepal, Sri Lanka, Bangladesh e Butão que outrora faziam parte da Índia, ainda preservam a vestimenta tradicional indiana – sari - em seus próprios territórios.

Os homens idosos ainda usam dhoti e punjabi.

Dhoti é um longo tecido enrolado a cintura e por entre as pernas parecendo uma fralda gigante, também sem costuras, botões etc. Se você assistir ao filme Gandhi, você vai observar na parte final do filme que Gandhi não só usava dhoti, como também os fazia ele mesmo! Preste atenção e veja no filme ele enrolando o fio para fazer o tecido do dhoti em um instrumento de madeira. Assim como no caso do sari, não se usa NADA por baixo do dhoti, e o bicho é criado solto ;)

Punjabi é uma espécie de kurta longo com mangas longas.

Incredible India!

Om Shanti

11 de dezembro de 2005

Tijolo


Nâmaskar

Você vai achar que eu estou de gozação e vai achar o assunto chato ou até mesmo ridículo, mas eu preciso te falar sobre o Tijolo indiano! Sério, não é brincadeira não.

Nunca vou me esquecer de quando eu ainda morava em Kolkata e vi pela primeira vez um tijolo indiano. Eu fiquei como uma tonta, parada no meio da rua, olhando para eles como se fossem verdadeiras barras de ouro!

São os tijolos mais lindos que já vi na vida!!! São ENORMES!!!! Pesados, bem feitos e acima de tudo VERMELHINHOS. Absolutamente fascinantes!!!!

Com tijolos assim eu nunca cobriria as paredes com reboque, mas pros indianos eles não são nada de mais, são absolutamente comuns e insignificantes. Meu marido não consegue entender minha fascinação pelos tijolos e eu não consigo entender como não ficar fascinado por eles!

Não, aqui não tem os famosos blocos de cimento tão comuns atualmente aí no Brasil. Aqui tudo ainda é feito com tijolos. Lembra aqueles tijolos de barro feitos nas olarias antigamente? Pois é, esses mesmos! Só que MARAVILHOSOS!!! Tão grandes e tão vermelhos!

Eu não iria me lembrar de te escrever sobres os tijolos indianos, não fosse o vizinho da casa ao lado aqui em Delhi, decidir aumentar mais um andar na casa e ter acabado de comprar tijolos pra isso.

Hoje eu acordei e quando olhei pela janela da sala, os vi!!!! Centenas deles!!! Todos arrumadinhos numa fileira empilhadinhos um em cima do outro aguardando pacientemente para serem usados. Nossa que visão linda! Uma verdadeira “montanha” vermelha! Meus lindos tijolos indianos.

Eles são feitos do barro das margens dos sagrados rios indiano Ganges e Jamuna. Se o rio é sagrado e se os tijolos são feitos de seu barro, os tijolos também devem ser sagrados!!

Por que eu sinto essa atração tão reverente para com eles? Serão os tijolos indianos sagrados??? Ou é simplesmente a diferença cultural entre blocos furados de cimento e tijolos vermelhinhos de barro?

Eu me lembro de tijolos de barro no Brasil quando era criança, mas eles eram pálidos, tipo um laranjinha fraco e muito menores em tamanho.

Os únicos tijolos grandes que ví no Brasil, como os da Índia, ficam no museu do Páteo do Colégio no centro de São Paulo; embora sejam do mesmo tamanho, não são vermelhinhos, são pálidos.

Estudei solos no curso de Geografia da USP e lembro-me de solos lateríticos (com ferro) que são mais avermelhados etc. Mas creia-me, não chegam aos pés dos imponentes tijolos indianos. Os tijolos indianos, SÃO TUDO DE BOM!!!!!!!!!!

Incredible India!

Om Shanti

9 de dezembro de 2005

Menino Buda


Nâmaskar!

4 indianos estão na seleta lista dos 50 melhores economistas do mundo. A lista é bienalmente preparada pela European Foundation for Management Development e chama-se “Thinkers 50”, mas nenhum deles mora na Índia, todos moram nos Estado Unidos.

***

Cientistas do Nepal (país vizinho ao norte que antigamente pertencia a Índia) vão estudar o fenômeno do menino Buda. O adolescente de 15 anos sentou-se para meditar em baixo de uma grande árvore 6 meses atrás e desde então não come e não bebe. Os cientistas vão tentar provar se a estória é verdadeira ou não.
***

A diretora de uma escola de Chennai (sul da Índia) foi presa por ter forçado 35 alunos a passarem pelo “teste do fogo”. Os alunos da 5º série tiveram que colocar suas mãos no fogo para provar que eram inocentes depois que a professora deles os acusou de terem roubado 200 rúpias de sua bolsa (10 reais).

Por aqui os alunos levam tapa na cara, são ridicularizados em público, tem professor que já até quebrou braço de aluno. Os professores não possuem o menor respeito pelos alunos. Eles se acham os reis da cocada branca (pois indianos detestam gente escura). O professores não aprendem nada de psicologia, pedagogia NADA mesmo. Aqui se resolve tudo no tapa ou no puxão de orelha! Só mesmo quem estuda em escolas de luxo (internacionais) é que escapam das atrocidades dos professores.

E falando em professor, já conheci 4 professores de inglês que simplesmente NAO sabem falar inglês! Eles são bons de escrita, gramática mas o inglês oral é HORROSO!!!! É difícil entender um indiano falando inglês, mesmo que o dito cujo seja professor dessa língua. O sotaque é muito forte e eles pronunciam as palavras de modo errado, colocando ênfase na sílaba errada. Eles ensinam errado pros alunos e os alunos aprendem errado. É um verdadeiro ciclo vicioso.
***

Bill Gates está aqui na Índia novamente. Já é a quarta vez que ele vem pra cá. Aliás Bill Gates e Bill Clinton já nem saem mais na primeira página, pois estão sempre por aqui.
***

O governo indiano quer abaixar a idade de casamento para homens de 21 anos para 18 anos. O que na verdade não faz a menor diferença visto que cada um casa quando bem entende e ninguém se preocupa com a lei. Os casamentos infantis ainda são comuns, assim como o casamento entre adultos e crianças. Aqui é a verdadeiramente a casa sa mãe-Joana! Um oba-oba só. Ninguém casa no papel. Só se faz uma festa e pronto. Sao todos amaziados! Ninguém tem certidão de casamento, RG, certidão de nascimento NADA!!!! É uma loucura!

A foto de hoje é de um casamento infantil. Aqui se casa já apartir dos 3 anos de idade, sabia?

Vocês reclamam de corrupção aí no Brasil, pois veja a seguir a lista dos países mais corruptos da Ásia.

Indonésia
Vietnam
Filipinas
ÍNDIA
China
Thailandia
Taiwan
Malésia
Corea do Sul
Japão
Hong Kong
Singapura

Fonte: Political & Economic Risk Consultancy Ltd.

OM Shanti

7 de dezembro de 2005

Mulheres Sofrem Mais


Nâmaskar

Eu tenho tentado alertar os turistas que estão vindo para cá agora, não para amendronta-los mas sim para que venham já com um pequeno conhecimento prévio do que vão encontrar pela frente.

Esta época do ano, é a época oficial de caça ao turista. É quando a maior quantidade de turistas prefere vir pra cá. Estamos no inverno e portanto o clima está muito mais agradável, os turistas podem caminhar sem sentir exaustão como ocorre no verão. Se o turista vem nessa época do ano, já deixa claro que é uma pessoa antenada. Se aparece aqui em junho, julho e agosto, na pior época do verão quando a temperatura está a 45 graus, já deixa claro que é uma pessoa desinformada e com certeza é um álvo fácil.

Nessa época de nossas vidas onde há milhares de websites sobre a Índia e turismo na Internet, documentários na TV, excelentes guias turísticos como o Lonely Planet, revistas de turismo etc.; só vem pra cá, e sofre quem não faz LIÇÃO DE CASA, ou seja, quem não leu, não estudou, não comprou um mapa, não se preparou. Deixo aqui bem claro meu apelo: Venha passear sim, mas por favor faça LIÇÃO DE CASA antes. Pesquise, leia, e informe-se muito antes de vir. Sabia que já ouvi brasileiro me perguntando “mas o que tem aqui pra se ver além de pobreza?”

Depois dessa cansei! Não vou mais ajudar brasileiro em desespero não. Chega! Esse é o fim!!! Só vou mesmo continuar escrevendo o blog, na esperança que alguém se beneficie das informações que passo aqui. De resto, como diz uma amiga carioca “manda eles catar coquinho”.

***
Está fazendo muito frio a noite aqui em Delhi. A temperatura tem abaixado para somente 6 graus. Mas isso não é novidade. Delhi é EXTREMAMENTE quente no verão e fria no inverno. O problema é que há somente 3 abrigos para as mulheres sem teto nesta cidade; com capacidade total de atender apenas 90 mulheres, enquanto há cerca de 8 mil mulheres sem teto em Delhi.

SIM, há muito mais abrigos para homens. Não se esqueça que estou falando da Índia, um país ainda muito machista. Não é só abrigos que tem mais para homens. Escolas públicas também, tem mais para meninos do que para meninas, e até banheiros públicos. Aliás não sei para que tantos banheiros para homens se eles todos urinam nas ruas em qualquer lugar! A mulherada tem que se segurar. Haja bixiga!

Um político indiano, o Lalu Prasad, mandou fazer bonecos de si próprio e acabou perdendo a eleição. O Lalu tinha posto nos livros-texto da 8º série de Bihar um capítulo só sobre si mesmo (pois ele é o ministro de Ferrovias). Haja ego! Agora o novo governador de Bihar já mandou retirar o tal capítulo dos livros.

OM Shanti