27 de junho de 2007

Muda ou Não Muda???

Nâmaskar

No próximo mês, dia 14 de julho, o Indiagestão fará 2 anos!!

Por isso te pergunto: O Indiagestão deve mudar o layout????

Escreva um comentário dizendo "MUDA" ou "N
ÃO MUDA" até a próxima sexta-feira dia 29.
Aguardo sua resposta....


Om Shanti

26 de junho de 2007

O Segredo de Gandhi


Namaste


Hoje revelarei para você o grande segredo de Gandhi, segundo seu próprio neto Rajmohan Gandhi. Um segredo guardado a sete chaves por seus familiares por quase 90 anos.

Você que acompanhou comigo no Indiagestao a Autobiografia de Gandhi, já sabe que Gandhi não apreciava a esposa por ela ser analfabeta e nunca ter ido a escola; e inclusive a torturava psicologicamente como ele mesmo confessou em sua Autobiografia. Assim sendo, era natural que Gandhi se apaixonasse por uma mulher inteligente e educada, correto? Pois foi isso mesmo que aconteceu.
Gandhi apaixonou-se por Saraladevi, sobrinha do poeta Tagore. Uma moça fina, bem educada e engajada politicamente. Saraladevi era bengalesa, casada, escritora e musicista. Segundo Gandhi, ela tinha uma voz “melodiosa”.
Saraladevi encantava a todos e era considerada a ‘Joana d’Arc de Bengala’ e a ‘deusa Durga que desceu a terra’. Gandhi ficou fascinado por sua inteligência e beleza. A paixão de Gandhi por Saraladevi foi tão intensa que diversas pessoas tentaram dissuadi-lo a larga-la, inclusive seus próprios filhos!!

A moça era tão cativante e encantadora que até mesmo Swami Vivekananda, de quem ela era discípula, quis que ela o acompanhasse em sua viagem ao exterior. Mas ela não foi.
Em 1919, enquanto o marido de Saraladevi estava na cadeia, ela assumiu o editorial do jornal Hindustan que pertencia a ele. Nesta mesma época, Gandhi resolveu passar uma temporada em Lahore (que fazia parte da Índia) e advinhe onde ele ficou hospedado??? Isto mesmo, na casa de Saraladevi.

Logo após sua chegada, Gandhi escreveu uma carta para Anasuyaben dizendo que “a companhia de Saraladevi era muito atrativa e que ela cuidava bem dele”.Em 1920 Gandhi considerou um “casamento espiritual” com Saraladevi.Saraladevi acompanhava Gandhi aos comícios do Punjab onde ela discursava ou cantava. Ela também tecia o próprio pano no tear manual e usava o que tecia segundo os ensinamentos de Gandhi.
Quando Gandhi regressou a Gujarat ele lhe escrevia cartas contando que sonhava com ela com freqüência e que ela era uma grande shakti.

Em março de 1920 ela foi visitar Gandhi em seu ashram e passar uns dias com ele. As pessoas do ashram o criticaram pois ele passava muitas horas conversando com ela.
Gandhi era um homem de notoriedade e muitas mulheres se apaixonaram por ele, no entanto sua esposa Kasturba nunca se importou com isso. A única vez em que ela se afligiu e ficou emocionalmente afetada foi com a longa historia entre Gandhi e Saraladevi.

Segundo seu neto, Gandhi manteve Saraladevi deliberadamente fora de sua Autobiografia, pois Gandhi confessou a seu amigo Sanger “It was so personal I did not put it into my autobiography” (Foi algo tão pessoal que eu não coloquei em minha autobiografia).
Diversos amigos e conhecidos queriam o fim do relacionamento entre Gandhi e Saraladevi. Seus filhos, principalmente Devadas, tiveram que fazer diversas intervenções antes que Gandhi finalmente desistisse do relacionamento. Os amigos e parentes de Gandhi temiam que este relacionamento afetasse não somente sua vida pessoal como também sua vida pública, leia-se, política.No dia 23 de agosto de 1920, Gandhi escreveu uma carta a Saraladevi, acabando com o relacionamento. Ela ficou inconsolável e exigiu uma explicação. A explicação veio somente em dezembro do mesmo ano em forma de carta.

“I have been analysing my love for you. I have reached a definition of spiritual marriage. It is a partnership between two persons of the opposite sex where the physical is wholly absent. It is therefore possible between brother and sister, father and daughter. It is possible only between two brahmacharis in thought, word and deed…Have we that exquisite purity, that perfect coincidence, that perfect merging, that identity of ideals, the self-forgetfulness, that fixity of purpose, that trustfulness? For me I can answer plainly that it is only aspiration. I am unworthy of that companionship with you… This is the big letter I promised.”Em 1940, a pedido de Saraladevi, Gandhi sugeriu que Dipak, (o filho de Saraladevi) se casasse com Indira Gandhi (filha de seu amigo Jawaharlal Nehru), mas esta sugestão não vingou.

Após a morte de Saraladevi (1945) e de Gandhi (1948), Dipak, casou-se com Radha, neta de Gandhi.
Saraladevi e Gandhi não puderam ficar juntos enquanto vivos, mas acabaram unidos pelo casamento do filho de um com a neta do outro!!!
Incredible Gandhi ;-)
Om Shanti




.

25 de junho de 2007

Camisinha Vibradora


Nâmaskar

Conforme anunciei na sexta-feira passada, aqui está o artigo sobre a camisinha vibradora, que há 3 dias não sai da primeira página dos jornais indianos; enquanto isso, os Paquistaneses e Chineses vão fazendo e testando suas bombas e armamentos nucleares...

Camisinha-vibrador causa polêmica na Índia

Um preservativo vibratório iniciou uma grande polêmica na Índia: o produto deve ser considerado um "brinquedo sexual", o que é proibido no país, ou é apenas um método contraceptivo?

O novo preservativo causou escândalo no Estado indiano de Madhya Pradesh porque uma companhia do governo está envolvida na campanha de marketing do produto.

O pacote com três preservativos, da marca chamada Crezendo, contém um dispositivo em formato de anel que funciona com pilhas.

Segundo os críticos, este dispositivo é um vibrador e deveria ser proibido. Acessórios sexuais e pornografia não são permitidos na Índia. (Aqui não existe sex shop, revista pornô, nem mesmo Playboy, drive-in, motel etc.)

Lançamento discreto

O preservativo teve um lançamento discreto em todo o país há três meses. Na época, muitos críticos não notaram que o produto tinha o apoio do governo.

A mensagem promocional da companhia Hindustan Latex Limited descrevia o Crezendo como um produto que "fornece grande prazer ao produzir fortes vibrações".

A idéia causou revolta entre muitos dos conservadores na Índia, incluindo o ministro de Estradas e Energia de Madhya Pradesh, Kailash Vijayvargiya.

"Brinquedos sexuais são proibidos na Índia, e o dispositivo vibratório é nada mais do que um brinquedo sexual vendido como preservativo", disse.

"O trabalho do governo é promover o planejamento familiar e medidas de controle de população ao invés de promover produtos para prazer sexual", acrescentou.

A companhia Hindustan Latex afirma que o novo preservativo foi lançado para promover o uso de camisinhas e evitar a transmissão da Aids.

'Escolha'

"O produto foi lançado com o objetivo primário de cuidar da questão da queda no uso de preservativos", disse o porta-voz da companhia S Jayaraj à BBC. "Uma grande razão citada pelos usuários era a falta de prazer quando eles eram usados."

"Então, acrescentamos um anel vibratório para aumentar o prazer. Ajuda a manter o preservativo na posição além de produzir um efeito vibratório", acrescentou.

A Hindustan Latex rejeitou com veemência as alegações de que seu produto é um "brinquedo sexual", mas se ofereceu para retirar o produto de Madhya Pradesh se o governo do Estado pedir.

Conservadores hindus fizeram protestos pedindo que o governo proíba a venda, apesar de a maioria das pessoas nas ruas do Estado se recusar a comentar o assunto.

Já aqueles que concordam em discutir a polêmica questão demonstram apreciar o produto. "Está errado protestar contra a medida. É uma questão de escolha pessoal", diz Kunal Singh, morador de Bhopal, capital de Madhya Pradesh.

"Os fregueses querem algo novo, e este pacote oferece algo novo", afirma o dono de farmácia Ravi Bhannani.

Colaborou: Lana e Cris

O Ministro da União (governo federal) defendeu a camisinha vibradora enquanto um outro ministro de Madhya Pradesh disse que “o preservativo não deve causar prazer na parceira, mas sim, ser usado somente como método de controle de natalidade”.

Quem quer Crezendo??? Hehehehehehe ;)

Incredible India!

Om Shanti

22 de junho de 2007

Mulher apanha

Mulher islâmica apanha por não usar véu dentro de casa.

Segundo o alcorão é permitido ao marido bater levemente em sua esposa.

Islâmicos batem em estudantes

Nâmaskar

Duas irmãs islâmicas de Mumbai, Samina Sheikh de 19 anos e Zarina Sheikh de 18 anos estão sendo ameaçadas de morte pela comunidade islâmica do bairro, pois estão fazendo faculdade.

As irmãs pediram proteção policial ao Tribunal Superior pois seus vizinhos islâmicos as tem aterrorizado e ameaçado por estarem estudando.

Segundo as irmãs, os homens islâmicos dizem “nossa religião não permite estudar”. Os pais das moças e um irmão mais velho foram agredidos fisicamente e estão hospitalizados.

O Tribunal superior quer saber por que a polícia nada fez apesar da família das moças ter registrado um boletim de ocorrência. Segundo consta, Mohammad Ali Nisar Ansari, seus filhos e outros homens são os principais culpados por ameaçar todas as moças islâmicas da vizinhança que estão estudando, e a policia nada fez pois Ansari trabalha como informante da polícia.

No início do ano Samina estava sentada numa cadeira fora de casa, estudando para as provas quando derrepente tomou uma bordoada pelas costas enquanto um outro homem puxou a cadeira para que caísse ao chão. O irmão mais velho das moças levou uma porrada na cabeça com um bastão de cricket e precisou receber 13 pontos.

Por que ao invés de ficar batendo em gente inocente que está estudando, estes homens islâmicos também não vão estudar para ver se ficam um pouco civilizado pelo menos???

Só para completar, no vestibular que teve agora no meio do ano, as MULHERES foram as que mais foram aprovadas e que tiraram as notas mais altas!!!!! Será que os homens estão com medo da competição? ;-)

***

30 manuscritos do Rig Veda datados de 1800 a 1500 AC foram inclusos no Memory of the World Register da UNESCO.

Fiquei feliz com esta notícia pois agora tenho certeza que estes importantes manuscritos serão preservados, assim espero....

***

Uma família de médicos de Chennai, fez o filho de 15 anos de idade realizar uma cirurgia de cesariana para que assim o garoto entrasse no livro de records mundiais como o mais novo cirurgião.

K. Murugesan e sua esposa Gandhimathi são médicos e filmaram todo o procedimento cirúrgico realizado pelo filho Dhileepan Raj. Depois eles levaram o CD com o filme para os outros médicos assistirem!!

***

A China pretende fazer um rodovia até o “Base Camp” no Evereste.

Os ambientalistas estão possessos devido ao impacto ambiental que a rodovia e outras estruturas irão causar na região. A Índia está preocupada por ser considerado ponto estratégico. E eu estou te perguntando, se o base camp fica no Nepal, por que a China vai construir a estrada??? Esta é para você tirar suas próprias conclusões ;)

***

Não perca na segunda-feira a estória da camisinha vibradora :)

Incredible India!

Om Shanti

21 de junho de 2007

Kalpana Chawla


Namaskar

Hoje gostaria de compartilhar com você mais um livro que eu li.

O livro intitula-se “Kalpana Chawla a life” , e é a biografia da primeira mulher indiana a ir para o espaço; literalmente falando.

É um livro pequeno, somente 91 páginas, escrito por Anil Padmanabhan e dedicado aos sete astronautas que morreram abordo da espaçonave Columbia no dia 1 de fevereiro de 2003.

Na 28ª viagem, a Columbia estava de regresso a Terra após 16 dias no espaço. Esta era a segunda missão espacial da indiana Kalpana Chawla. Faltavam 30 minutos para a Columbia pousar após entrar na atmosfera terrestre.

No cabo Canaveral, na Florida, os familiares da tripulação os aguardam, incluindo Jean-Pierre Harrison, o esposo de Kalpana por 19 anos. Mas derepente, a espaçonave Columbia explodiu e pedaços dela choveram sobre os estados de Louisiana, Texas e Arkansas. Kalpana Chawla não voltaria mais para casa.

Kalpana nasceu em 1961 no distrito de Karnal no estado de Haryana ao norte da Índia. Para saber mais sobre a formação do estado de Haryana leia a postagem Chandigarh no Indiagestão de 06 de abril de 2007.

Ela foi a quarta criança a nascer na família Chawla, antes dela já haviam nascido 2 meninas e 1 menino.

“Montu”, era o apelido familiar de Kalpana que era vegetariana e baixa em estatura.

Não era nada fácil ser uma menina no estado de Haryana naquela época; e ainda não é. Todos já sabemos de como os indianos desprezam as meninas e preferem os meninos. Assim, havia somente 5% de meninas estudando e Kalpana Chawla era uma delas.

Suas colegas de classe dizem que Kalpana era muito tímida, porém destemida e quando queria alguma coisa sempre conseguia; tanto que aos catorze anos de idade aprendeu a dirigir carro! Uma menina dirigir carro em 1975 era uma coisa praticamente impensável, pois até hoje em dia (2007) é raro ver uma mulher dirigindo na Índia.

Como em Haryana tinha pouca eletricidade (ainda tem pouca), todos da família Chawla dormiam em esteiras fora de casa pois era mais fresco, inclusive Kalpana.

Nas aulas de desenho da escola Kalpana só desenhava aviões. Ela tinha paixão por voar. Em uma cidade tão conservadora quanto Karnal, Kalpana teve muita sorte em poder estudar, pois meninas não estudavam antigamente, visto que só serviam para casar, cuidar da casa e procriar.

Kalpana gostava de engenharia e queria ser engenheira de vôo, mas o diretor da faculdade tentou de todos os modos dissuadi-la de estudar engenharia aeronáutica. Mesmo assim ela não desistiu. Ela era uma aluna dedicada e gostava muito de estudar. “I really did find education very enjoyable”.

Ao terminar a faculdade em 1982, Kalpana decidiu continuar seus estudos superiores na Universidade do Texas nos EUA. Convencer a família de que ela queria ir estudar fora da Índia não foi fácil. A família temia que com tanto estudo, seria difícil arrumar casamento para ela pois nenhum noivo teria o mesmo nível educacional. (Aqui na Índia 98% dos casamentos são arranjados), mas mesmo assim ela foi para os EUA e continuou seus estudos.

Logo de inicio na Universidade do Texas, Kalpana conheceu Jean-Pierre Harrison, um franco-americano que veio a ser seu marido 1 ano mais tarde em dezembro de 1983. JP diz que Kalpana era tímida porém ambiciosa e apesar de vegetariana ela adorava comer as batatas fritas do MacDonalds.

Quando Kalpana terminou o mestrado no Texas, resolveu fazer o doutorado em engenharia mecânica no Colorado. Após 1 ano no curso de doutorado, Kalpana resolveu trocar de departamento e fazer o doutorado em engenharia aeroespacial.

Em 1995 ela foi escolhida pela NASA para ser astronauta; uma raridade pois além de ser mulher ela era civil e a maior parte dos astronautas são militares.

Sua primeira jornada ao espaço foi em 1997 e seu lema de vida era: “enjoy whatever you do in life.” (goste do que quer que você faça na vida).

Sua segunda e última missão ao espaço foi em 2003 quando a Columbia explodiu em inúmeros pedaços matando todos os 7 astronautas que estavam abordo.

O presidente dos EUA George Bush disse no funeral: “None of our astronauts traveled a longer path to space than Kalpana Chawla. She left India as a student but she would see the nation of her birth, all of it, from hundreds of miles above.” (nenhum de nossos astronautas viajou tão longe ao espaço quanto Kalpana Chawla. Ela partiu da Índia como estudante mas veria sua terra natal, toda ela, a centenas de milhas acima.)

Deixo aqui minha homenagem a esta mulher indiana que lutou muito para chegar onde chegou. Ela teve que vencer inúmeras barreiras do machismo, ignorância e tradição da cultura indiana, mas não esmoreceu e hoje serve de exemplo para as outras mulheres.

Incredible Kalpana!

No próximo mês (julho), o Indiagestão vai fazer 2 anos de idade :)

Devo mudar o layout dele ou deve continuar nesta cor marrom e bege?????

Me mande um scrap ou um email dizendo:
"MUDA" ou "NÃO MUDA" até o dia 1º de julho por favor.

***

E na próxima semana.... A REVELAÇÃO DO SEGREDO DE GANDHI!!!!!!

O que será que ele fez ou deixou de fazer??????

Om Shanti

20 de junho de 2007

Samba na India

Mais um sambinha que rolou aqui em Delhi com a cantora Teresa Cristina.

Música que Clara Nunes cantava - O Mar Serenou de Candeia (pelo menos foi este nome que me disseram)

Mylena Fiori - Depoimento


Namastê

Hoje temos o interessante e bem escrito depoimento da jornalista Mylena Fiori da Radiobrás sobre sua experiência em Delhi, trabalhando por toda a cidade e cobrindo a vinda do presidente Lula à Índia.

Segue abaixo suas impressões sobre Delhi:

Grandes avenidas arborizadas, prédios imponentes, monumentos. Poucas pessoas pelas ruas. Poderia ser Berlim, Paris ou qualquer outra grande cidade européia. A não ser pelos pequenos táxis com motor de lambreta, Nova Delhi pouco exibe da verdadeira Índia. Como Brasília, foi planejada para ser o centro de governo e administração do país que mais cresce no mundo depois da China.

Seguindo em direção ao norte da cidade, os primeiros indícios de que não estamos no Primeiro Mundo. Trânsito infernal, buzinas, ambulantes, pessoas dormindo pelas calçadas. Chegamos à velha Delhi. Aqui convivem as tradições milenares, o caos, a pobreza. Uma outra face da mesma Índia.

Com estas impressões abri minha principal matéria feita na Índia para a TV Nacional. O contraste choca os desavisados – não foi meu caso. Sandra me preparou sobre o que encontraria em Delhi. Também já havia estado em Istambul e não é muito diferente do que vi. Além disso, para quem vive no Brasil e já passou pelo centrão de cidades como o Rio de Janeiro, a miséria não chega a ser uma “novidade”.

Já as diferenças culturais... essas, sim, impressionam. Impossível negar meu espanto provinciano ao ver as mulheres tapadas do pé a cabeça, caminhando dois passos atrás dos homens. E amigos ou colegas de trabalho homens circulando de mãos dadas. E os banheiros a céu aberto. E o fascínio de muitos com nossos equipamentos e com minhas canelas à mostra (sim, minhas canelas fizeram muito mais sucesso que meus decotes no Brasil!!). O estranhamento foi recíproco – até pediram para tirar fotos comigo, talvez pela minha altura acima da média indiana, pela loirice ou mesmo pelas canelas, sabe-se lá! Foi uma experiência “antropológica”.

Também impossível não ficar chocada com a precariedade da infra-estrutura, os apagões, a falta de saneamento... em plena capital! Imagine na área rural, onde vivem 70% da população (cerca de 700 milhões de pessoas, quase quatro vezes a população brasileira!!!!). E pensar que este país cresce a uma taxa média de 8% ao ano e é a segunda maior potência do mundo em desenvolvimento...

Depois de 8 dias de muito trabalho e calor torturante, difícil definir a ambigüidade de meus sentimentos e impressões sobre Delhi... Fui embora um pouco atordoada, confesso. Sem uma idéia precisa do que é esse país. E com uma curiosidade que não tinha: conhecer – e tentar compreender - a verdadeira Índia. Um dia eu volto. Obrigada por tudo, Sandra!

***

Obrigada você Mylena pelo excelente relato e pela cachaça :)


OM Shanti

19 de junho de 2007

Nim Indiano: A Árvore da Vida


Nim Indiano: A Árvore da Vida

O Nim (também chamado de Amargosa) é uma árvore frondosa de origem asiática da mesma família do Mogno. Além da Ásia, é cultivada nas Américas, na África e na Austrália. É uma planta muito resistente às adversidades do ambiente e de crescimento rápido, atingindo 8 metros de altura em apenas 5 anos após o plantio. Possui uma madeira dura, avermelhada e resistente.

O clima mais favorável ao Nim é o tropical e, em alguns casos, o subtropical, ambos com precipitação anual entre 400 e 800 milímetros. É tolerante a altas temperaturas e resiste bem a longos períodos secos, mas de forma alguma tolera geadas. Abaixo dos 8 graus, seu crescimento é interrompido. É uma planta pouco exigente em solos, mas não suporta terrenos encharcados ou salinos. Floresce até em solos secos e pobres em nutrientes.

O Nim é utilizado há mais de 2000 anos na Índia para controle de insetos pragas, nematóides, alguns fungos, bactérias e vírus, na medicina humana e animal, na fabricação de cosméticos, no reflorestamento, como madeira-de-lei, como adubo e no paisagismo.

Desde muito tempo, o Nim tem sido documentado na literatura Ayuvérdica, especialmente no Charaksamhita e no sistema medicinal UNANI. Seus derivados possuem ação anti-séptica, antimicrobiana, nos distúrbios urinários, nas diarréias e nas doenças do couro cabeludo. Além disso, o extrato de Nim (ou azadiractina) é usado na imunização de pacientes picados pelo inseto vetor da doença de Chagas, muito comum na América Latina.

Há pouco tempo, pesquisas demonstraram seu valioso uso como contraceptivo, uma vez que o óleo de Nim possui ação espermaticida (na Índia, é produzido em larga escala um produto de nome “Sensalque se utiliza dessa propriedade do óleo de Nim. Se aplicado em ratos, esse produto inibe sua fertilidade por até 5 meses, o que pode ter implicações positivas para o controle da fertilidade humana).

Na Indústria de Cosméticos, o óleo de Nim é usado na fabricação de xampu, óleo para cabelo, tônico capilar e óleo para a unha. Da casca do caule pode-se retirar o tanino para fabricação de sabonete e pasta dental.

Caso queiram conhecer um pouco mais sobre o Nim Indiano, filiem-se à comunidade do Orkut “Nim Indiano: a Árvore da Vida” e tirem suas dúvidas.

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4509630

Alexandro Advíncula de Souza

O Alexandro Advíncula de Souza é o dono da comunidade “Nim Indiano: a Árvore da Vida” do Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4509630

***

Agora pasmem, o Nim indiano que é originário da Índia, foi patenteado nos Estados Unidos e os americanos querem que os indianos paguem pelo uso de suas próprias árvores de Nim aqui na Índia!!!!

Outra coisa patenteada pelos americanos é a ioga !!!!!!!! Segundo a patente, a yoga é invenção americana hahahahahahaha

Se a Índia não patentear logo os encantadores de serpente, fakirs, samosa, sadhus, gurus etc. logo logo os americanos vão patentear também!!!!!!

Isto tudo se deve ao fato dos indianos não reconhecerem as patentes dos remédios criados pelos laboratórios americanos; e não respeitarem a patente copiando todos os remédios a baixo custo e exportando para países como o Brasil.

Om Shanti

18 de junho de 2007

Brasileiro enlouquece no Taj Mahal

Este brasileiro alegre, canta e dança ao lado do Taj Mahal.

Ele deve ter assustado muitos indianos hehehehehehehe :)
Queria ter podido ver esta cena!!

Taj Mahal Amarelou





Namastê



Taj Mahal se torna foco de polêmica na Índia: poluição versus crescimento econômico

Raymond Thibodeaux
Em Agra, Índia

Durante mais de três séculos, o mármore de tonalidade branco-lírio do Taj Mahal conferiu a ele o esplendor puro e etéreo.


Mas a fuligem de fábricas próximas está amarelando o Taj Mahal, e isso tem enfurecido grupos ambientalistas . Neste mês o problema incitou alguns membros do parlamento indiano a exigirem controles mais rígidos da poluição.


Os legisladores estão preparados para gastar centenas de milhares de dólares em várias obras com o objetivo de restaurar a brancura daquele que é um dos mais reconhecidos ícones arquitetônicos da Índia.


O Taj Mahal se tornou o mais recente cenário de embate entre o crescente movimento ambientalista da Índia -que tem sido apoiado pelos tribunais- e as entrincheiradas potências industriais, muitas vezes apoiadas por políticos.


Alguns analistas afirmam que esse cabo-de-guerra prejudica as tentativas de resolver os problemas ambientais que aumentam no momento em que a população da Índia ultrapassa a barreira de um bilhão de habitantes.


"É bom que o parlamento demonstre a sua preocupação com o Taj Mahal e os fatores ecológicos que ameaçam o monumento, mas até o momento o governo não se preocupou muito em proteger o meio-ambiente e patrimônios culturais como o Taj Mahal", afirma Mahesh Mehta, um advogado especializado em questões ambientais que trabalha para preservar a elegante estrutura construída no século 17.


Mehta moveu diversas ações no supremo tribunal da Índia, obrigando o governo a reprimir os donos de centenas de casas de fundição, fábricas de tijolos e outros poluidores industriais, incluindo uma refinaria de petróleo, que surgiram em Agra e nos arredores da cidade.


"É evidente que as indústrias estão sendo injustamente alvo de ataques", reclama Manish Agrawal, vice-presidente da Câmara Nacional de Indústria e Comércio em Uttar Pradesh, o Estado mais populoso da Índia.


"Os tribunais e o governo deveriam perseguir os motoristas de caminhões e dos táxis movidos a gás. A fumaça negra dos caminhões movidos a óleo diesel e dos riquixás (táxis de três rodas, muito usados na Índia) movidos a gás causam mais danos ao Taj Mahal do que as fábricas, muitas das quais já praticam o controle da poluição", diz ele.



O Taj Mahal foi concluído em 1654 pelo governante de Mughal, Shah Jahan, que construiu o edifício para uma de suas mulheres, Mumtaz Mahal, que morreu ao dar a luz ao 14º filho de Jahan.


Desde então, a obra-prima arquitetônica se tornou um dos destinos turísticos mais lucrativos da Índia, atraindo cerca de três milhões de visitantes por ano e sendo responsável por uma grande parcela dos mais de US$ 30 bilhões arrecadados anualmente pela Índia com o turismo.


Agra é uma cidade arenosa e de relevo ondulado, de 1,3 milhão de habitantes. Uma procissão constante de carros que buzinam incessantemente, caminhões e carroças serpenteia por entre uma multidão de pedestres e manadas de vacas soltas.


Para a maioria dos moradores daqui, o amarelamento do mármore branco do Taj Mahal é uma questão menor comparada ao fato de poucos deles terem acesso a água limpa.


O Rio Yamuna, que corre próximo ao Taj Mahal, absorveu enormes quantidades de lixo industrial, resíduos agrícolas e esgoto não tratado de Agra e de diversas outras cidades, incluindo Nova Delhi, a capital da Índia que fica mais de uma centena de quilômetros a montante.


Sem o uso de caros equipamentos filtrantes, a água não pode ser bebida, o que obriga a maioria dos moradores de Agra a comprar água mineral ou cavar poços artesianos. De qualquer forma, o acesso a água potável é um luxo para a população indiana.


E isso é algo que provoca a ira de Agrawal: "O Taj Mahal ficará amarelo com a idade. O governo não deveria se preocupar tanto com isso, e sim em garantir que o povo tenha água limpa".


***

Eu particularmente acho muito tétrico os turistas virem de longe, pagarem caro, sofrerem para ver um mausoléu onde há somente duas tumbas com dois defuntos dentro.


Além do que, o Taj Mahal tem somente 350 anos, nem sequer é histórico para padrões indianos visto que aqui temos monumentos como o Ashok Pillar que data de 273 a.C. ou seja, uma verdadeira relíquia histórica com 2280 anos!!! Somente 3 outros brasileiros conhecem pois eu os levei lá. Fica aqui mesmo em Delhi e está literalmente caindo aos pedaços e ninguém se preocupa em restaura-lo pois não dá dinheiro, não é popular entre os turista e nem mesmo os indianos sabem direito de sua história.


O Ashok Pillar foi erigido pelo imperador Ashok, o único imperador budista antes da Índia ser invadida pelos mongois.




Incredible India!


Om Shanti


15 de junho de 2007

Guri

Foi tão estranho ouvir esta música do Chico Buarque após tantos anos. Uma mistura de saudades com pavor.
Pavor por ter sido assaltada 6 meses por guris trombadinhas... revolver na barriga, canivete no pescoço, coisas que prefiro não lembrar. Creio que devo ter cara de rica para atrair tanto assantante!

RESPOSTAS

Nâmaskar

Hoje é dia de Respostas.

Vou começar primeiramente mandando beijos e muito carinho para os seguintes leitores:
Vera, Pedro, Elci, Lu, Valmir, Tati Mahal, Rosa, Lakshimi, Isabela, Jackson, Barbara, Jansen, Júlio, Rose, La brasilienne, Sónia de Portugal, Karina, Jackie da Indonésia, Paula, Elaine Predis e Fada. Beijocas com sabor de ahimsa para todos vocês!!

***
Que bom que você gostou de acompanhar o resumo detalhado da Autobiografia de Gandhi. Foi um projeto grande e trabalhoso mas eu adorei faze-lo e compartilha-lo contigo. Só minha tendinite que não gostou nada da idéia. Aiiiiii, tá doendo.... :(

Infelizmente Gandhi não escreveu mais sobre sua vida após 1927, quando a Autobiografia foi publicada. Mas deu para ter uma idéia de que ele foi um homem em constante mudança interior. Uma pessoa que se esforçou por melhorar. Uma metamorfose ambulante.

Gandhi era leitor da bíblia e creio que deve ter se inspirado em Mateus 5:48, assim como Lucas, 17:21, pois está claro em sua Autobiografia, sua busca por um constante aprimoramento.
Hoje quero deixar aqui um agradecimento especial a Silvana Pereira que tem tido a gentileza de revisar as postagens do Indiagestão. Há muito tempo eu sonhava em ter alguém que revisasse o blog e ela espontaneamente começou este trabalho.
Silvana, MUITO obrigada amiga!!

Também deixo aqui registrado meu carinho e
agradecimento ao Kaká que prestou uma homenagem
ao Indiagestão.

http://dornasberg-gls-mundi.blogspot.com/search/label/HOMENAGENS
Vera: “Obrigada por seu karma yoga de nos escrever, todos os dias!”.
Por nada Vera, o prazer em escrever para você é todo meu. E aproveito para avisar que doravante não estarei mais escrevendo aos sábados, justamente por causa da bursite e tendenite que estão piorando.
Vera, estou aguardando seu email sobre o blogger....

Lakshimi: Isso mesmo, “No filme deu a impressão que a esposa dele sentiu um pouco o seu voto de castidade.” Além do que ele tomou a decisão sem consulta-la e só a avisou bem na hora de fazer o voto. Só porque ela não tinha estudo, Gandhi a tratava com pouca consideração. Triste :(
Isso mesmo, só a “massa” entra no Ganges para tomar banho todos os dias, na verdade o pessoal casta baixa não tem água em casa para se lavar; muitos nem casa tem. Eu nunca tive coragem pois além de fezes, urina e animais mortos como vacas, cavalos, cachorros etc, eles ainda jogam as cinzas dos falecidos e pior ainda, os pedaços de corpo que restam pois é difícil queimar tudo nas piras tradicionais; sempre sobra um pé, cabelo, umbigo e outras partes que são mais difícil de queimar. Se estiver ventando ou se for a épocas das chuvas de monções então.....
Assistência do Alto não me falta Lakshimi. Sou muito próxima deles, devo tudo a eles.
As pessoas confundem espiritualidade com ritualismo. Os indianos são muito ritualistas, adoram e fazem elaborados e prolongados rituais, mas fé no coração que é bom....... e essa garotada nova agora então?!!! Tem garoto se matando literalmente porque o telefone celular (telemóvel) é antigo, o pai não pode comprar um destes novos celulares com câmara, mp3, wap etc. Quem são os capitalistas??? ;)
Obrigada pela informação quanto ao museu Zoroastro de Goiânia, agora faz mais sentido.
Já que você gostou da oração parsi, veja esta que é minha favorita.

Elci: Eu nunca andei no teto do trem, mas andei na porta, uma delícia sentir o vento batendo no rosto, mas atualmente prefiro ir mesmo na AC2Tier. Preciso de um mínimo de conforto.
Le Brasilienne: O Chandra Mohan já foi solto mas vai responder por crime de incitação a violência por racismo. O cara deu uma de esperto e queria mesmo era publicidade, por isso que el fez isso. Espertinho ;)

Jackson: Agradeço os elogios ao Indiagestão. É muito gostoso ver o nosso trabalho reconhecido. Fiquei toda orgulhosa que você linkou o Indiagestão ao seu blog. Obrigada!!
Eu sempre enxerguei o lado bom da Índia e por isso mesmo estou aqui e pretendo continuar por mais um tempo.

Pois é, você não viu a entrevista que eu dei para a televisão. Eles vieram em casa gravar a entrevista que passou aí no Brasil no dia 2 deste mês a noite, horário nobre (chique né). Também dei uma entrevista para a rádio. Se você tiver paciência de procurar, a entrevista da televisão está no site da Radiobrás www.agenciabrasil.gov.br mas o website é lento por ser muito pesado.

Pedro: Obrigada pela dica do livro “Esta Noite a Liberdade”; infelizmente como já sabemos indianos (não importa a religião), não tem nada de pacifista. Você precisa ver as tias, tios e mãe do meu esposo contando os horrores da guerra civil entre hindus e sikhs contra os muçulmanos na época da divisão. Muito triste.
E por falar no livro “Esta Noite a Liberdade”, você sabia que o presidente Lula leu este livro? Pois é, pelo menos foi o que ele disse.

Sónia, Lakshimi, Valmir, Pedro, Não é que faltam boas idéias para solucionar o caso dos “cavalos humanos”, na verdade falta boa vontade. O governo aqui não é paternalista; não dá nada para ninguém não. Afinal num país de mais de 1 bilhão de pessoas nem dá para ser paternalista. Dar uma pensão como a Sónia sugeriu está fora de cogitação, afinal são 18 mil puxadores de riquixá. Adaptar o riquixá a uma bicicleta com certeza é a melhor solução. Mas quem vai pagar por 5 mil bicicletas???? O governo é que não vai.
Agora faça as contas, 18 mil cavalos humanos para 5 mil riquixás, como pode?
Simples, os riquixás não pertence a maioria dos puxadores, a coisa funciona como nos taxis de frota. O puxador de riquixa tem que pagar uma certa quantidade ao dono do riquixa e o que sobrar é dele. A coisa é muito mais séria do que você possa imaginar.
Om Shanti

14 de junho de 2007

Encantador de serpente em Jaipur

Um encantador de serpente em Jaipur me convida para sentar ao lado dele e eu em inglês "indianizado" respondo "no sit down".

Antes disso, uma das cobras (réptil) tinha escapado da pequena sexta e estava vindo pro meu lado!!!

Livros escritos por Gandhi




14/06/2007


Nâmaskar


Como havia anunciado antes, aqui está a lista de livros escritos por M. K. Gandhi.


Os livros em vermelho estão disponíveis para baixar da Internet. Os links estão no final da postagem.

Autobiography : My Experiments With Truth

All Men Are Brothers (livro para baixar)

Character & Nation Building

Constructive Programme

Diet & Diet Reform

Discourses On Gita

Ethical Religion (livro para baixar)

Hind Swaraj Or Indian Home Rule

India Of My Dream

Industrial And Agrarian Life And Relations

Key To Health (livro para baixar)

Mohanmala

My God

My Religion

Nature Cure

Panchayat Raj

Pathway To God

Prayer

Ramanama

Satyagraha In South Africa

Self Restraint Vs. Self Indulgence

The Essence of Hinduism

The Law And The Lawyers

The Message Of Gita

The Way To Communal Harmony

Towards New Education

Trusteeship

Truth Is God

Unto This Last

Village Industries

Village Swaraj

Young India

Baixe grátis os seguintes livros:

All Men Are Brothers http://www.mkgandhi.org/amabrothers/amabrothers.htm

Ethical Religion http://www.mkgandhi.org/ethical/ethical_religion.htm

Key to Health http://www.mkgandhi.org/health/keytohealth/index.htm

Em breve no Indiagestão, o Grande Segredo de Gandhi, revelado por seu próprio neto. Descubra o que Gandhi omitiu em sua Autobiografia!!!!!

Om Shanti

13 de junho de 2007

Zoroastro: Oração

Avesta - Yasna 27.14 - Ashem Vohu in Gathic

Esta é uma oração/cântico praticada pelos seguidores de Zoroastro.

Torre do Silêncio

Este foi o único vídeo que encontrei sobre a Torre do Silêncio aqui da India; que fica na cidade de Mumbai.

A Torre do Silêncio é onde são colocados os corpos dos parsis (seguidores de Zoroastro) falecidos, para que sejam comido pelos corvos, abutres e urubus.

Vc pode ouvir ao fundo os sons das aves.

O edifício que aparece NãO é a Torre do Silêncio mas sim um prédio residencial. Se você souber inglês vale a pena prestar atenção na explicação que o senhor está dando no vídeo.

Zoroastrismo Não Parsi



Nâmaskar

Recebi estas explicações do senhor Onaldo e achei pertinente publicá-las no blog visto que já tratamos sobre Zoroastrismo por duas vezes anteriormente. Leia as postagens sobre Zoroastrismo dos dias 23 de março e 28 de abril de 2007 neste blog.

Segue abaixo explicações do Sr. Onaldo:

Os zoroastrianos da Índia, os parsis, são em sua maioria absoluta contrários à aceitação de pessoas nascidas fora de sua comunidade. Nesse caso não nos aceitam como zoroastrianos. Os seus espaços sagrados são vedados às pessoas de outras religiões e muitos deles são racistas – acreditam que os arianos são uma raça superior. Eles também são hoje a minoria e perdendo números a cada ano.

Segundo o World Almanac de 2005 os zoroastrianos são mais de 3 milhões no mundo, a maioria fora da Índia e do Irã. Aqui no Brasil somos ligados aos zaratustrianos da diáspora, principalmente aos da Zarathushtrian Assembly de Los Angeles, que nos iniciaram em 2001. Esses zaratustrianos da diáspora são formados por iranianos e indianos que imigraram para a Europa e os EUA desde o século XIX.

Na Índia, em Mumbai, tem um grupo crescente de parsis abertos aos de fora chamado: Association for Revival of Zoroastrianism http://us.f385.mail.yahoo.com/ym/Compose?To=arzmumbai@yahoo.com Eles estão construindo um Templo do Fogo aberto a todos. Existe, também em Mumbai, um grupo aberto que publica uma revista chamada Parsianahttp://us.f385.mail.yahoo.com/ym/Compose?To=parsiana@yahoo.com Fora esses, os outros são fechados e os mais ortodoxos até violentos. Ainda na Índia, tem um grupo grande de imigrantes tardios (os parsis chegaram há mais de mil anos), que são chamados de iranis e são rejeitados por muitos parsis. Os do Irã são receptivos, mas sofrem com as restrições do Estado Islâmico.

Esse movimento pelo zoroastrismo como religião universal acabou de ganhar um reforço com a fundação na França do The World Zoroastrian Council: http://www.w-z-c.com/English-wzc.php

***

Existe em Goiânia um museu chamado Zoroastro que foi tombado pelo patrimônio histórico em 2003 juntamente com outras edificações. Se houver algum leitor do Indiagestão em Goiânia ou alguém que saiba me explicar por que este museu chama-se Zoroastro por favor entre em contato via E-mail.

Como não conheço nenhum museu chamado Buda, Jesus, Maomé etc, gostaria de saber por que deram este nome ao museu de Goiânia.

Amanhã no Indiagestão, lista completa dos livros escritos por Gandhi; inclusive livros ONLINE GRÁTIS para baixar. (em inglês)

Incredible India! (slogan do governo indiano)

Om Shanti

12 de junho de 2007

Riquixá movido a ser humano

Imagine só eu gorda sendo puxada por um destes homens magrinhos. Sem cabimento!!

Deus me deu pernas e por isso eu ando...

Leia abaixo matéria sobre os "cavalos humanos"

Cavalo Humano

Segundo os moradores de Calcutá, os riquixás movidos a ser humano são o meio mais eficiente de transporte, visto que Calcutá é uma grande favela e possui vielas muito estreitas.

Cavalos Humanos


Namastê

Fim dos riquixás põe em risco empregos na Índia

Debarati Roy

Há cerca de 18 mil puxadores de riquixás em Kolkata, (antiga Calcutá) a única cidade no mundo ainda servida pelos denominados “cavalos humanos”.

É desumano que, em nossos dias, uma pessoa transporte outra”, diz o prefeito Bikash Bhattacharya, de 55 anos, membro do Partido Comunista da Índia (marxista), que governa Bengala Ocidental. “Já fizemos tantos progressos. Agora queremos tirar os riquixás das ruas.”

(Na verdade os indianos mais civilizados sentem vergonha dos “cavalos humanos” de Calcutá. Riquixás puxados a seres humanos não condiz com a imagem da India “espiritualizada” que o governo vendia nas décadas de 70 e 80 e muito menos com a falsa imagem da India “moderna e em desenvolvimento” que o governo tenta vender agora para os ocidentais).

“No início, nosso governo empenhou-se a fundo na defesa de agricultores e outros segmentos pobres da sociedade”, diz Jyoti Basu, 94 anos, que aposentou-se em 2000 após 25 anos no cargo de ministro-chefe de Bengala Ocidental. “Demoramos para atrair investimentos, e agora nos damos conta de que necessitamos de verbas para erradicar a pobreza no Estado.” (Os comunistas estão virando capitalistas).

Foi em 1984 que Basu pela primeira vez liderou as tentativas de proibir a atividade dos puxadores de riquixás, os “rickshawalas”. Outras duas tentativas também fracassaram devido a protestos de sindicatos dos puxadores.

Desta vez, o Estado está determinado, diz o prefeito Bhattacharya. Os legisladores aprovaram um projeto de lei, em dezembro, proibindo a circulação dos estimados 5 mil riquixás em Kolkata. O plano é eliminá-los gradualmente.

“A visão de um ser humano puxando outros seres humanos com seus ombros em troca de migalhas não engrandece a imagem de Kolkata”, declarou o ministro-chefe Buddhadeb Bhattacharya, ao jornal indiano Tribune em 2005. (A verdade é que Calcutá é toda uma grande e feia favela. O lugar mais horrivel da India que conheci até agora e por isso mesmo foi escolhida pela Madre Teresa).

Os riquixás foram inventados na década de 1860 no Japão, onde eram denominados “jinrikishá”, ou, “veículos movidos por humanos”. Os veículos chegaram à Índia cerca de 20 anos depois, inicialmente em Simla. Na virada do século, comerciantes chineses estavam usando-os para transportar mercadorias e pessoas em Calcutá.

A China e o Paquistão proibiram os cavalos humanos meio século atrás.

Mas os riquixás continuam sendo a forma mais barata de transporte em Kolkata, a cerca de US$ 0,23 por quilômetro. Não fazem distinção de classe, casta ou religião.

“Os riquixás fizeram parte de minha vida”, diz S.B. Roychoudhury, administrador aposentado de uma plantação de chá em Kolkata. “É o único meio transporte que funciona mesmo sob chuvas pesadas em ruas inundadas.”

Os puxadores estão inseguros quanto ao que lhes acontecerá quando a proibição entrar em vigor. “Kolkata está adotando uma política antipobres”, conclui Jowahar, um puxador de riquixa, já na terceira geração. (O partido comunista da Bengala ocidental não quer mais saber de pobre, agora eles querem dinheiro. Viva o capitalismo!!)


Calcutá é o único lugar na Índia aonde ainda existe riquixá movido a ser humano, assim como aonde ainda existe bonde. Isso mesmo, se você quiser andar de bonde na India, só vai encontrar em Calcutá. Ir para Calcutá é como entrar no túnel do tempo de volta ao passado uns 100 anos no mínimo.

Não se pode chamar Calcutá de cidade pois não possui infra-estrutura. Na verdade é um aglomerado semi-urbano ou uma grande favela para deixar mais claro. Eu prefiro chamar Calcutá de ‘vila’.

Desde 1999 quando aqui cheguei que ouço esta estória do governo querer retirar os puxadores de riquixá das ruas, mas até hoje nada foi feito. A verdade é que eles não querem largar a profissão pois tem medo de virar mendigos e passar fome. Solidariedade e empatia com certeza não são o forte dos indianos e os puxadores de riquixá sabem bem disso.

Leia as matérias antigas que escrevi sobre este assunto e saiba mais sobre os cavalos humanos.


Em breve no Indiagestão, lista completa dos os livros escritos por Mahatma Gandhi; inclusive LIVROS ONLINE GRÁTIS para baixar. (em inglês)

Incredible India!

Om Shanti

11 de junho de 2007

Aquarela do Brasil

Quando o grupo Semente tocou Aquarela do Brasil aqui em Delhi, o embaixador não aguentou e caiu no samba.

Pena que estava muito escuro e não dá para ver direito.

Notícias sobre Gandhi


Nâmaskar

BBC News

Mahatma Gandhi ‘Maior Homem’
Mahatma Gandhi foi eleito o maior homem dos últimos 1000 anos em uma enquete da BBC News Online.
O líder da independência indiana ficou a frente durante toda a pesquisa – empurrando Leonardo da Vinci e Jesus Cristo para o segundo e terceiro lugar respectivamente. Outros concorrentes incluíam Isaac Newton e Nelson Mandela.

Esta foi a segunda vez que Mahatma Gandhi venceu uma enquete sobre o milênio da BBC News Online. Anteriormente os leitores da BBC votaram nele como o melhor líder mundial dos últimos 1000 anos.

Para saber mais sobre Mohandas Karamchand Gandhi leia o Indiagestão do dia 23 de maio ao dia 07 de junho de 2007.
http://indiagestao.blogspot.com/2007_05_01_archive.html

A lista dos 10 ‘Maiores Homens’ mais votados do último milênio ficou assim:
  1. Mahatma Gandhi
  2. Leonardo da Vinci
  3. Jesus Cristo (ficou em 3º lugar apesar de ter 2 mil anos)
  4. Nelson Mandela
  5. Isaac Newton
  6. Albert Einstein
  7. Martin Luther King
  8. Wilston Churchill
  9. Charles Darwin
  10. Karl Marx

***
BBC News

Churchill adotou linha dura com Gandhi
Recentes papeis do gabinete mostram que Wiston Churchill era favorável a deixar que Gandhi morresse ao fazer greve de fome.

O Primeiro Ministro britânico pensava que o líder indiano deveria ser tratado como qualquer pessoa se ele parasse de comer enquanto estivesse preso pelos britânicos.

Mas seus ministros o persuadiram do contrário temendo que Gandhi tornar-se-ia um mártir ao morrer em mãos britânicas.
Gandhi foi preso em 1942 ao condenar o envolvimento da Índia na Segunda Guerra Mundial, mas não fez greve de fome.
O representante máximo da Inglaterra na Índia (viceroy) Lord Linlithgow, disse que era “fortemente favorável a deixar que Gandhi morresse de fome”.

Mas os integrantes mais velhos do governo como o secretário de relações exteriores Lord Halifax argumentou: “seja qual for as desvantagens em liberta-lo, sua detenção seria muito pior.”
Em janeiro de 1943 os ministros decidiram libertar Gandhi segundo por compaixão. O ministro da produção Aérea disse: “Ele é uma figura semi-religiosa que sua morte em nossas mãos seria muito mal e embaraçoso pra nós.”

Mas Churchill disse que preferia manter Gandhi preso e deixa-lo “fazer o que quisesse.”
“Se vocês forem liberta-lo por causa da greve de fome, então o libertem agora”

Gandhi foi libertado somente em 1944 pois sua saúde debilitada representava perigo em morrer nas mãos britânicas.
Finalmente Gandhi não morreu nas mãos dos ingleses mas sim de um indiano hindu no dia 30 de janeiro de 1948.

Os papéis que provam que Winston Churchill queria que Gandhi morresse de fome estão em exibição no National Archives em Kew, south-west Londres.

O assassino de Gandhi não admitia que Gandhi houvesse concordado em dar uma porção do território indiano para os muçulmanos formarem o Paquistão. Não somente deu território como também deu uma grande quantia em dinheiro para que o Paquistão fosse constituído e virasse um país. Isto não desce até hoje pela garganta dos hindus. Dar de mãos beijadas terra e dinheiro para seu pior inimigo. É criar cobra em casa. Imagine se o Brasil desse o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para a Argentina, e ainda lhe desse dinheiro.

Ao invés dos muçulmanos ficarem agradecidos, eles criaram guerras contra a Índia e enviam constantemente para cá grupos de terroristas para matar as pessoas inocentes e ainda acolhem de bom grado o Taliban e tentam a todo custo invadir a Caxemira.


Em breve no Indiagestão, lista completa dos os livros escritos por Mahatma Gandhi; inclusive LIVROS ONLINE GRÁTIS para baixar. (em inglês)

Om Shanti