31 de março de 2006

Relato da Roberta - Parte Final


Namastê

Segue abaixo mais um relato da Roberta.
Fico sempre muito triste ao ver as pessoas saírem da Índia decepcionadas. Sei muito bem que não é fácil realizar o sonho de vir para cá e por isso mesmo me dói no coração ver as pessoas tristes e decepcionadas, onde o sonho virou pesadelo ....

"Ei, amados
sei que devo a vcs emails enormes, contando a minha viagem e as minhas últimas impressoes desse pais maluco, lindo, horroroso, amado, odiado e todas as outras contradicoes que se pode (ou nao) ter...so que alguem roubou meu passaporte italiano, o que me fez atrasar ainda mais a viagem pra londres. o caso foi ate pros jornais (apesar deles me identificarem como uma "estudante, de 22 anos, de nome RobertaMaccado Tasseliai").
agora, estou em mumbai, indo todos os dias no consulado italiano prafazer uma pressao... pelo o que eles me disseram, estarei em posse domeu novo passaporte na segunda feira. Assim que estiver com ele emmaos, vou correndo pra um escritorio da BA pra mudar minha passagem.se puder, vou embora na segunda mesmo.
Nao posso justificar agora, mas a india foi uma batalha que eu perdi... nao aguento mais permancer em campo.... ainda bem, estou indo embora pra comecar outra guerra....

beijo grande e um abraco apertado, com toda a minha saudade"

Incredible India!

OM Shanti

30 de março de 2006

Raja Ramohan Roy


Nâmaskar

Já há algum tempo eu quero apresentar para você uma dessas pessoas que ajudam a mudar profundamente a história e cultura de um povo mas que no entanto não é conhecida da grande maioria; a essas pessoas eu chamo de "Heróis Silenciosos".

Antes de vir para a Índia eu também não conhecia RAJA RAMOHAN ROY, mas quando soube de sua luta incansável pela defesa da mulher indiana, passei a admira-lo profundamente. Como é bom saber que tem sempre gente a frente de seu tempo; são essas pessoas que fazem a diferença no mundo e deixam sua marca.

Aqui fica minha homenagem à esse indiano que se mostrou um GRANDE humanista, educador e defensor da causa da mulher.

Raja Ramohan Roy nasceu dia 22 de maio de 1772 na cidade de RadhaNagar no estado da Bengala do Oeste.

Esse bengalês se indignava profundamente com a milenar prática do Sati (queima da viúva viva junto ao corpo do marido falecido).
Ele lutou muito e incansavelmente contra esta barbaridade e me alegro em dizer que ele terminou VITORIOSO! Graças a ele, a prática do Sati foi proibida e reduziu-se drasticamente.

Ele era educador e foi alcunhado como o “Pai do Jornalismo” pois foi quem fomentou as primeira idéias jornalísticas na Índia. Um pensador moderno, foi um reformador social.

O senhor Roy, foi influenciado pela Revolução Francesa. Quando levantou sua voz contra o Sati, somente os ingleses o ouviram e o apoiaram. A sociedade indiana não queria mudanças e nada via de errado em queimar mulheres vivas na pira funerária.

Em 1817 Roy ajudou a estabelecer a primeira escola pública de Calcutá.

Em 1822 ele estabeleceu sua própria escola chamada Anglo-Hindu School.

Em 1828 ele fundou o Brahmo Samaj (uma nova religião dicidente do hinduismo, onde não se admitia a prática do Sati e de nenhum outro tipo de sacrifício tão comuns na prática hindu).

Em 1829 ele conseguiu com o ajuda do Lorde Bentick passar uma legislação proibindo o Sati.

Ele escreveu 1 livro, traduziu 2 e fundou uma revista semanal.

Faleceu em 27 de setembro de 1833.

Ele tentou como pôde tirar a sociedade indiana do primitivismo e das trevas. Ele viu na educação (escolas) um meio viável de instruir as pessoas para que abrissem suas limitadas visão de mundo e progredissem enquanto seres humanos.

Que bom que este homem veio ao mundo!!! Que bom que ele nasceu na Índia!

Incredible Raja Ramohan Roy!

OM Shanti

29 de março de 2006

Parente é Serpente


Namastê,

Hoje vou responder à nossa querida Elaine Predis, ela quer saber como são as relações familiares outras que não entre marido e mulher e entre nora e sogra pois estas já sabemos que são péssimas a ponto de matarem literalmente a moça.

A relação entre pais e filhos/as é uma relação de submissão. Os pais são em geral autoritários e os filhos/as submissos. Os pais escolhem a profissão dos filhos e dizem o que devem estudar na faculdade e com quem devem se casar. Poucos tem coragem de irem contra os pais e os obedecem.

Irmãos e irmãs mais velhas são respeitados pelos mais novos se a diferença de idade for de mais de 4 anos, dificilmente brincam juntos. Os mais velhos tem plena consciência de que estão acima dos mais novos e agem como tal. Se a diferença de idade for menor que 4 anos, acabam sendo amigos e brincando juntos. Os pais sempre atribuem aos mais velhos maior responsabilidade e eles aceitam uma certa responsabilidade para com os irmãos menores.

Primos e primas em primeiro graus são considerados como verdadeiros irmãos e irmãs (como moram todos juntos evita promiscuidade). Se um primo for de sua idade, provavelmente você ira brincar e se socializar mais com ele do que com seu próprio irmão se ele for menor.

Os avós são sempre respeitados por todos, embora isto esteja mudando muito atualmente.

O relacionamento entre cunhados e cunhadas é complicado pois no geral as famílias moram todas juntas e a tendência de rolar uma baixaria é muito grande ;-) O filme FOGO de Deepa Mehta que o diga!

No geral as cunhadas/cunhados (irmãs/irmãos do marido) se juntam à mãe (sogra) contra a nora.

Se dois irmãos casam-se com duas moças (se não compartilham a mesma mulher), no geral, as duas moças se suportam, mas não são amigas, podendo na verdade serem inimigas. Há um grande problema entre as mulheres indianas. Muita inveja, mentiras etc.

Creio que por terem pouco estudo ou outro motivo que desconheço, é muito difícil conviver e lidar com as indianas. Eu particularmente não tenho ainda nenhuma amiga indiana. Elas só pensam em jóias, só falam em roupas e fazem muita fofoca. A impressão que tenho é que vivem em um mundo muito superficial.

Esta postagem é uma visão muito geral sobre os relacionamentos familiares. Não podemos esquecer que aqui temos homens com mais de uma esposa; adultos casados com crianças, uma esposa compartilhada por vários irmãos, é muito difícil falar sobre relações familiares aqui na Índia.

Mayana Barberino, que morou aqui em Delhi e foi casada com um indiano, abriu uma comunidade no Orkut para expressar seu desprazer com sua sogra indiana. A comunidade chama-se Minha sogra e uma Drama Queen segue abaixo, a descrição da comunidade :

Minha sogra e uma Drama Queen
Se sua sogra em uma Drama Queen, se faz aquele teatro para atrapalhar a sua paz com seu marido e claro! E ainda se faz de doente para ser visitada, seu lugar e aqui.
Abaixo hipocresia de sogras inuteis que se acham as coitadas do mundo!
Mostre sua indignacao e pode postar tudo que essa megera fez para interferir na sua felicidade!
Vamos assim saber todas as manhas e truques dessas vacas e seremos mais fortes contra esse joguete insano!
A minha sogra e uma DRAMA QUEEN...
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=10790705

Incredible India!

OM Shanti

24 de março de 2006

Brad Pitt


Nâmaskar

O ator americano Brad Pitt visitou a Índia este mês e passou seis horas fazendo rafting (canoagem de aventura e geralmente praticada em cachoeiras) no rio Ganges, considerado sagrado.

A curta visita de Pitt, no último dia 7, foi organizada por uma empresa de esportes de aventura da cidade de Rishikesh, situada no norte da Índia e conhecida por seus circuitos de rafting e de ashrams. Pitt esteve acompanhado de uma mulher, aparentemente sua guarda-costas, e de um agente de viagens. Pitt e seus acompanhantes passaram cerca de seis horas em uma embarcação para percorrer os 16 quilômetros que separam as localidades de Shivpuri de Lakshman Jhula, em uma das rotas preferidas dos amantes de rafting. (Colaboração: D. Aiso)

Que peninha que eu não soube que Pitt estava por aqui, se não teria ido a Rishikesh para “meditar” rsssss ;-)

Uma pesquisadora alemã de 25 anos que veio a Índia em intercâmbio foi estuprada por um colega da faculdade, um rapaz que está no primeiro ano MBA (mestrado). O incidente ocorreu em Alwar uma cidade do Rajastão.

Como este é o segundo caso de estupro no Rajastão em poucos meses, o outro estupro ocorreu em Jodhpur com uma turista alemã, o governo do Rajastão está preocupado. O Rajastão sempre se preocupou com essa questão pois recebe inúmeras turistas mochileiras todos os anos, que visitam as diversas cidades histórias deste estado e viajam sozinhas.

V.H. Mohanti, o estuprador, é de Delhi, ele levou a moça para Alwar com a desculpa de fazer turismo e mostrar pra ela cidade, mas acabou mostrando outra coisa!!

Infelizmente é assim por aqui, não dá nem pra se fazer amigos na faculdade pois mais cedo ou mais tarde o cara pode te estuprar. Tentar te seduzir ele vai com toda a certeza. Como você já sabe indiano AMA carne branca! Se você for loira então, tome mais cuidado ainda!!

Incredible India!

Om Shanti

23 de março de 2006

Adaptação - Continuação


Continuação de ontem

Muitos lugares já possuem atualmente “western toilet” ou seja, privada onde se senta, mas a maioria ainda é “Indian toilet”, privada no chão onde temos que nos agachar.

É fundamental carregar SEMPRE papel higiênico pois dificilmente você cruza com um. Uma opção é dispensar o papel e aprender a limpar a bunda diretamente com a mão esquerda e uma caneca d’água, que se encontra facilmente em todos os toilets hehehehe, eu tô fora!

Os que optam por se adaptar à caneca d’água em vez do papel higiênico, devem carregar na bolsa um sabonete, pois após limpar a bunda com mão, dificilmente se encontra sabonete para lavar a mão.

A pessoa deve tomar cuidado constante quanto a qualidade da água que vai beber para evitar graves diarréias e outras doenças. A pessoa deve pedir sempre água mineral lacrada, que deve ser aberta na sua frente ou carregar água de casa consigo. O melhor filtro de água aqui chama-se Aquagard fabricado pela Eureka.

Apesar do calor intenso é desaconselhável que as mulheres usem blusas sem mangas, saias, shorts, bermudas, tops, decotes profundos, transparências e qualquer outra roupa que não cubra a maior parte do corpo. Os homens indianos tem um desrespeito ENORME por todas as estrangeiras e consideram somente a mulher indiana como virtuosa, as outras todas são putas na visão deles.

A mentalidade masculina indiana ainda está tão atrasada quanto o país (reflexo um do outro?), e não vale a pena se arriscar desnecessariamente, pois o número de estupros anda aumentando muito por aqui e deixou de ser uma especialidade da capital e já se alastra por outras cidades.


Visto a grande diversidade de doenças tropicais aqui existentes é importante que as pessoas se imunizem contra a maior quantidade de doenças possíveis antes de vir para cá, resumindo, todos devem tomar vacinas.

Saiba que tudo custa bem menos do que sempre te pedem, seja por um produto ou por uma corrida de taxi. Uma das partes importantes de se adaptar a Índia é aprender a negociar. TUDO aqui deve ser barganhado e pechinchado ao extremo. É super cansativo, mas se a pessoa não fizer isto vai perder muito dinheiro. Negociar o preço de uma corrida de taxi é o pior, pois eles dificilmente usam o táximetro e literalmente te enganam e roubam o mais que podem.

Livrar-se dos inúmeros pedintes é outra tarefa a ser enfrentada diariamente, não tem jeito, o país possui uma grande população de miseráveis. Além deles temos que nos adaptar também a lidar com os “touts”, trapaceiros profissionais. Geralmente homens (ainda não vi nenhuma mulher) que te levam à lojas, agências de turismo, hotéis etc. de onde eles recebem comissão e onde você acaba gastando muito mais.

As três coisas mais difíceis da minha adaptação foram o clima infernal do verão, foi ter que morar na casa da sogra com toda a família dele e a comida extremamente apimentada e oleosa.

E é escrevendo sobre a comida com que eu concluo esta rápida visão geral em termos de adaptação à Índia para quem planeja vir para cá para morar.

1. A comida feita sob precárias condições de higiene sempre me causou grandes diarréias, indi(a)gestão e infeções intestinais com febre e uma profunda e indescritível dor. Os antidiarreicos, antibióticos, anti-ácidos, e analgésicos se tornaram meus melhores amigos aqui.
2. Sou grata a multinacional que fabrica o Fernegan, com o qual não consigo mais viver. Fenergan sempre me salva das reações alérgicas que tenho à certos tipos de alimentos. Sendo uma pessoa alérgica, a cozinha indiana com certeza não é a mais indicada para meu caso. Carregada com pimenta vermelha, verde e preta só mesmo Fenergan para me salvar!
3. A comida aqui é muito cara pra quem ganha em Rúpias, mas se você vier pra cá ganhando em dólar, sem problemas Um vidro de 250 gr de azeitonas custa 90 Rúpias, um pacote de queijo ralado de 200 gr custa 200 Rúpias e assim por diante.
4. Muitos produtos e alimentos não é fácil de se encontrar ou simplesmente não tem. Os brasileiros que vem me visitar sempre tem a delicadeza de me perguntar se preciso de alguma coisa e infelizmente sou obrigada a dizer “sim”. Almas boas, gentis e generosas já mataram meus desejos de comer, pão de queijo, miojo de camarão, bacalhau, Bis, sonho de valsa, cachaça, salame, e tantas outras coisas até mesmo o emplastro Salompas pra minha bursite já me trouxeram!! :-) Por isto é que sempre digo: “Brasileiro é tudo de bom”!!! :-)

É uma tristeza ver o desespero das brasileiras que aqui moram perguntando umas as outras quem está vindo do Brasil para poder pedir Zerocal, guaraná, farinha de mandioca, palmito etc. A lista é infinita....

Adaptar-se a esta falta de produtos é o mais difícil. Você as vezes quer fazer uma receita mas não pode pois não tem os ingredientes necessários. É muito frustrante!!! Coisas que eram tão comum no Brasil, que se encontrava em qualquer lugar aqui são uma preciosidade!!!

Tudo isto e muito mais faz parte do processo de adaptação para quem vem morar na Índia ...


Incredible India!

Om Shanti

22 de março de 2006

RESPOSTAS



Respostas

Como você já sabe, de tempos em tempos respondo suas perguntas.


Valmir – A zoofilia é pratica principalmente na zona rural já há centenas de anos. Nem os macacos escapam. (veja ilustração)



Fábio – Sugiro que NãO traga nenhuma droga ilegal quando vier para cá. Ser pego no aeroporto com droga vai te deixar na cadeia por no mínimo 10 anos!!!! Maconha e ópio são comuns por aqui. As leis são as seguintes: mínimo de 10 anos de prisão podendo chegar a 20 anos e multa de 10 mil Reais (200 mil Rúpias). Por favor não traga drogas “pesadas” (cocaína e heroina) pois estas vão te deixar na cadeia por 30 anos!

Pedro – Seu comentário me fez lembrar do argumento da minha mãe quando ela soube que eu viria para cá. Na esperança de me fazer desistir da idéia de vir ela disse: “Nem seu guru que era indiano morava na Índia, ele foi para os Estados Unidos ...”

OM Shanti

Adaptação


Nâmaskar

Há diversos fatores que dificultam a adaptação de brasileiros na Índia.

Por ser algo muito pessoal não dá para dizer que o clima quente seja o fator número um e assim por diante, o que dá pra fazer é uma generalização baseada não somente na minha própria experiência como também na de dezenas de brasileiras que aqui estão e com as quais eu mantenho contato.

Nestes meus 8 anos de Índia observei que é muito difícil para nós brasileiros nos adaptarmos ao diferente conceito de higiene e limpeza dos indianos. Para nós a impressão inicial é de que simplesmente há uma total falta de noção por parte dos indianos do que venha a ser higiene e limpeza. Achamos tudo muito sujo, as cidades, as pessoas, as ruas, as lojas, nada escapa. Mas não podemos esquecer que o Brasil é um dos países do mundo que mais consome produtos de higiene e limpeza (sabonete, papel higiênico, desodorante etc.). Poderá ser que nós exageramos?

Eu tenho diversos ditados pessoais em relação a Índia, e um deles é de que ela “precisa de água e sabão”. E aí tocamos em outro ponto crucial, a enorme falta de água.

É impressionante a falta d’água que temos aqui!! Ao procurarmos uma casa/apartamento para alugar a primeira coisa há se fazer é ver se fica em bairro onde há maior ou menor quantidade de falta d’água. A falta d’água ocorre durante o ano todo mas agrava-se no verão e aqui temos um outro ponto, o verão prolongado.

O verão indiano começa em abril a vai até novembro. É um calor sufocante que chega até 46 graus e com uma umidade de cerca de 95%, em outras palavras, INSUPORTAVEL!! Até mesmos brasileiros das regiões norte e nordeste do Brasil reclamam muito do clima quando vem para cá durante o verão. Mumbai, Chennai e Kolkata são terríveis devido a umidade; e todo o estado de Kerala sofre com chuvas praticamente 9 meses por ano!

Falta de energia elétrica é outro problema a ser levado em consideração ao se alugar um imóvel e quem vem para Índia já deve saber que ao chegar aqui terá de comprar uma bateria (inverter) ou gerador se não quiser ficar no escuro.

Os animais são um outro problema sério. Todos os anos uma dezena de pessoas morre e sai ferida ao ser atacada pelas vaca, bois, macacos e búfalos que caminham livremente por toda parte.

Os macacos invadem as casas roubando comida e outras coisas que lhes chame a atenção, fazendo bagunça e atacando os moradores fisicamente. São muito agressivos.

Baratas e ratos é um problema comum e não há outro jeito a não ser a aprender a conviver com eles e tentar manter um controle rígido. As iscas para baratas e ratos brasileiros NãO funcionam aqui, já experimentei todas e de todas as marcas. A melhor solução que encontrei foi por “cobrinhas” em baixo das portas (aqueles rolinhos finos recheados com areia). Evitar que esses animais entrem é o melhor!!

Lagartixas e aranhas eu ignoro e não me são problema.

Mosquitos devem ser eliminados pois carregam todas as doenças tropicais possíveis e imagináveis. Telas nas portas e janelas é essencial, assim como usar ALL OUT (líquido conectado a um aparelhinho elétrico) e passar repelente no corpo para ficar ao livre.

Não dá para confiar no sistema de correio entre Brasil e Índia pois ou a correspondência é extraviada ou demora 2 meses para chegar!! A solução é usar correio eletrônico ou os serviços particulares de courier.

A maioria dos telefones residenciais aqui ainda não fazem ligações internacionais a menos que você peça por esta facilidade à operadora. Não se esqueça que NãO é possível fazer telefonema a cobrar entre Brasil e Índia pois estes países ainda não assinaram tal acordo.

A telefonia móvel (celulares) é barata e acessível.

Cyber cafés podem ser encontrados sem problemas por quase todo o país mas a conexão ainda é um pouco lenta.

Entender o inglês britânico com sotaque indiano é um desafio, mas com o tempo o ouvido vai se acostumando. O ideal é que a pessoa venha para cá com um nível médio de inglês e que aprenda algumas palavras e frases básicas na língua local.

Não adianta querer aprender a língua local com perfeição pois se você for para outro estado terá de aprender uma nova língua visto que há 15 línguas oficias.

Continua amanhã ...

21 de março de 2006

Deletando Postagens do Blog


Olá minhas queridas e queridos leitores,

Devido ao nosso blog ser praticamente diário ele está muito “pesado” o que dificulta o upload e outras funções de postagem.

Em virtude disso já comecei a deletar algumas postagens e de tempos em tempos estarei deletando outras.

Quem quiser salvar alguma postagem ou alguma foto, peço que o faça assim que ler.

Sei que algumas leitoras salvam e classificam as postagens, o que é na verdade uma excelente idéia. Tem quem salve somente as informações turísticas, outras os aspectos culturais, outros os socio-econômicos etc.

Só peço que ao utilizar as postagens em trabalhos escolares por favor mencionem o blog para ajudar a divulgá-lo. Ele é feito com muito carinho para o uso de todos e totalmente gratuito, se você curte nosso blog por favor ajude-o.

Me é muito triste deletar nossas postagens, mas ele está ficando gordo!!

Om Shanti

Mona Lisa na India !!!!


21/03/2006

Namastê

Você assistiu ao filme Mona Lisa Smile com a fabulosa Julia Roberts em 2003??? Se não assistiu, por favor assista. Não sei como o filme foi traduzido aí em português, talvez “Sorriso de Monalisa” ou “Monalisa Sorrindo” ou uma versão qualquer que não tenha nada haver como o título original do filme.

No filme Julia Roberts é uma professora de artes que vai lecionar em uma escola para moças que as forma basicamente para serem esposas de homens da sociedade (em outras palavras, ricos). Se você assistir a este filme, você entenderá melhor a postagem a seguir:

Em julho de 2004 encontrei uma propaganda de uma escola aqui na Índia aos moldes da escola do filme. O currículo está dividido em 6 Módulos sendo eles: Ciências do Lar, Bons Cuidados da Casa, Desenvolvimento da Personalidade, Beleza e Saúde, Atividades de Fins de Semana e Hobbies e Aptidões.

Os módulos estão subdivididos em matérias como: Economia doméstica, culinária, etiqueta, arrumando a mesa, inglês e francês, moda, cuidados com a pele e cabelos, organização de festas, dança e música, bordado e pintura entre outras.

A escola de nível internacional oferece este curso de elegância e excelência em 10 meses. O slogan é: "Enable your daughter to charm the world". (Permita a sua filha encantar o mundo). Quem quiser saber mais sobre a escola clique http://www.gsfs-ooty.org/

O que eu queria mesmo é que todas as escolas públicas ou não do país, ensinassem principalmente os meninos e rapazes a respeitar as mulheres, crianças, flora e fauna; a não urinar em locais públicos, monumentos históricos e outros lugares que não sejam toilets; a lavarem as mãos antes de comer e não somente depois; a escovar e cuidar dos dentes; a usar desodorante e tomar banho com sabonete; a não arrotar na cara das pessoas; a não peidar em público e a não escarrar em qualquer lugar. Ah, como é bom sonhar ....

Não se esqueça de assistir ao filme! ;-)

Incredible India!

OM Shanti

17 de março de 2006

Sai Baba


17/03/2006

Nâmaskar

Hoje estou atendendo ao pedido da Carla carioca. Ela quer saber como os indianos vêem o Guru Sai Baba.
Para poder responder eu tive que perguntar aos indianos, eles me disseram o seguinte:

Há uns anos atrás Sai Baba foi um grande fenômeno por aqui e adquiriu inicialmente inúmeros devotos indianos. Atualmente o número de devotos indianos caiu consideravelmente. Esta queda teve origem em controvérsias envolvendo o Guru.

Certo dia o senhor Sargar que é mágico, foi a uma reunião do Guru e observou atentamente seus truques. Na ocasião o Guru materializava doces e os dava as pessoas como prasad (comida benta). O mágico voltou em outra reunião, desta vez preparado. Ao receber um doce das mãos do Guru, o mágico fez o mesmo truque de mágica e deu outro doce ao guru. Sai Baba ordenou aos seguranças para retirarem o mágico da platéia imediatamente e proibiu sua entrada permanentemente. Sai Baba não gostou nada de ver o mágico fazendo o mesmo truque que ele fazia. Desde então Sai Baba deixou de fazer o truque dos doces.

Em outra ocasião Sai Baba foi questionado por que não materializava objetos maiores que sua mão, como por exemplo um melão ou uma bola de futebol. Atualmente o Guru produz somente a mágica da cinzas com as mãos e não realiza mais o truque do pote de cinzas.

Um time de especialistas e cientistas da universidade de Bangalore e outras instituições quiseram estudar o Guru para provar sua veracidade. Como ele se recusou a se submeter a qualquer teste, acabou sendo desacreditado e perdeu muitos devotos. Os devotos tinham certeza que ele faria os testes e provaria sua santidade, quando ele se recusou, os devotos se decepcionaram muito e viram que realmente seus truques eram somente mágica de palco.

Passado o período e controvérsias das mágicas, novamente o Guru se viu envolto em problemas, desta vez de natureza sexual. Nesta ocasião o número de devotos indianos já havia caído e o número de devotos estrangeiros estava aumentando.

Sai Baba foi acusado não somente por um, mas por vários rapazinhos de te-los molestados sexualmente ou de ter pelo menos tentado. Foi um grande escândalo por aqui, saiu em todos os jornais, revistas e noticiários de TV e mais uma vez uma grande decepção para seus devotos.
O caso não chegou a ir à julgamento pois acordos financeiros foram feitos e os casos acertado sfora dos tribunais.

Neste últimos 5 anos o guru não se envolveu mais em escândalos, tudo anda calmo e ele agora se dedica a auxiliar os necessitados e construiu escolas e um hospital no sul da India. Seu enfoque mudou, ele já não quer mais e não precisa mais estar na mídia. Os devotos estrangeiros custeiam suas necessidades e de sua organização.

Eu nada posso dizer, nunca estive no sul da Índia e não o conheço pessoalmente. A única coisa que temos em comum é o fato de morarmos no mesmo país e termos o cabelo ruim!

Incredible India!

Om Shanti

16 de março de 2006

Telefone de emergência da embaixada do Brasil


17/03/2006

Nâmaskar

Esta notícia é pra você que curte fazer compras.
15 empresas indianas estarão aí em São Paulo vendendo seus produtos nos dias 22 e 23 de março (quarta e quinta-feira) das 10h às 17h no Hotel Crowne Plaza - Rua Frei Caneca, 1360 (próximo à Avenida Paulista).
Os produtos são de decoração, utilidade doméstica, artesanato, incenso etc.

Dia 29 de março haverá uma reunião da Comissão Mista Trilateral IBAS (Índia, Brasil e África do Sul) aí no Rio de Janeiro. Os indianos vão ficar tontos de ver as lindas cariocas de biquíni! Aqui as indianas vão de sari pra praia! E entram no mar assim!!!! Sério, não é brincadeira não!!!!

O telefone de emergência da embaixada do Brasil aqui em Delhi para você obter informação de parentes e amigos desaparecidos em alguma das inúmeras catástrofes e tragédias que ocorrem quase que diariamente aqui é o: 00XX9111-9810697829 Sei que são muitos números, não se assuste, está correto.

Uma turista americana que estava em um ashram aqui na Índia para uma estada de meditação e ioga morreu ao cair do segundo andar do prédio. O ashram que é aberto somente aos estrangeiros (indiano é só pra limpar) não sabe dizer se foi um acidente ou não e não quis dar maiores informações.

O que tem de estrangeiro que se da mal em certos ashram não é brincadeira. Todos os anos morrem vários aqui na Índia seja por um motivo ou por outro.
Antes de vir pra cá eu sugiro fervorosamente que vocês leiam o livro Carma Cola da escritora Gita Mehta.

Outra sugestão é para que vocês fiquem nos ashrams somente de Gurus renomados como Sivananda, Yogananda, Ramakrishna, Aurobindo, Ravi Sahnkar, Sai Baba, Osho e outros de grande porte. É muito triste pra família da pessoa que vem pra Índia meditar e praticar ioga, receber o caixão com a pessoa morta. Pense nisto!

A festa das cores, Holi, correu normalmente e sem nenhum caso trágico de violência, ainda bem!

Incredible India!

Om Shanti

15 de março de 2006

FELIZ HOLI !!!!!!!!!



15/03/2006

FELIZ HOLI

Hoje aqui na India é HOLI, o festival das cores!!!!!!

Holi é sempre na lua cheia e marca o início do terrível verão indiano.

É feriado, ninguém trabalha, apenas jogamos pó colorido uns nos outros.

Agua colorida também faz parte da brincadeira.
O negócio é ficar bem sujo e colorido, se não não tem graça.
Ninguém escapa. Os elevantes, vacas, cachorros todos acabam ficando coloridos! :-)

Pra vocês que gostam da India e coisas indianas, pesquisem mais a respeito de Holi na Internet, pois é uma festa muito importante para os indianos.

Desculpe mas hoje é Holi, não vou explicar nada em detalhes, vou sair colorindo ...

Incredible Holi!

OM Shanti

13 de março de 2006

Trabalho Infantil


13/03/2006

Nâmaskar

A Elaine Predis me perguntou sobre trabalho infantil aqui na Índia, então aqui vai ...

Pobre por aqui tem filhos que é para po-los pra trabalhar e assim ganhar dinheiro.

O mais comum é usar as crianças para pedir esmolas, mas a coisa não pára por aí. As crianças indianas tem que pegar no pesado literalmente. Elas servem pra carregar pedras, areia, terra, tijolos, cimento etc. assim como para quebrar pedras, trabalhar na mineração, lavoura e tudo o mais que se possa imaginar.

As meninas já desde os 7 anos (sendo casadas ou não) servem como empregada doméstica, lavam roupas, cozinham, limpam chão, cuidam das crianças dos patrões e assim vai.

Tanto nas cidades como na zona rural, a vida das crianças pobres por aqui não é nada fácil. No campo elas cuidam dos animais, pegam água no riacho, cuidam dos irmãos mais novos, aram a terra, plantam, semeiam, colhem ...

Nas cidades elas trabalham em manufaturas, construção civil, industria têxtil, remam barcos, passam roupas, trocam pneu, lavam carros, cuidam da jardinagem ...

Criança não é criança por aqui, pelo menos não como os ocidentais pensam. Aqui criança é um humano pequeno e que tem que trabalhar para sua sobrevivência como qualquer outra pessoa.

Até alguns anos atrás ninguém ligava ou se importava com as crianças, não existiam ONGs para isso e quem começou isso por aqui foi a Madre Teresa que ficou horrorizada com a condição de vida da criançada e dos párias.

Aliás Madre Teresa foi uma das melhores coisas que aconteceu na Índia. Ela ensinou os indianos a ver as pessoas necessitadas com compaixão, e a respeita-las e cuidar delas com carinho e amor. Mesmo assim até hoje tem gente que não entende como e por que Madre Teresa gostava tanto de pobre e se misturava com "essa gente", mas isso é outra história...

Incredible India! (slogan do governo indiano)

Om Shanti

10 de março de 2006

Relato da Roberta - Continuação


10/03/2006

Nâmaskar

Segue mais um relato da Roberta ...

Nossa, tantas coisas pra contar... tantas, tantas emoções.... a começar por presenciar um casamento hindu, com todos os seus rituais e sacramentos, vestindo um sari belíssimo...passando por planejar uma viagem de quinze dias, que começa na sexta-feira próxima e inclui hospedagem em palácios de maharajas que foram transformados em hotéis e safaris noturnos de camelos em pleno deserto do Rajastão.... perpassando por momentos de crise, em que me sinto o ser mais desprovido de cérebro da historia, ou melhor, por sentir que tenho me comportado como uma criança já que meu cérebro esta reconstruindo meu novo espaço como fez quando eu era pequena - reconhecendo as regras de um novo mundo, em uma língua ainda estranha......sem esquecer do documentário para o qual acabei de gravar o áudio - sim, em inglês... escrevi e falei (dei antes pra minha amiga irlandesa corrigir, claro. mas já foi um progresso). e por ultimo e mais importante, o terremoto de ontem a noite. Caralho, caralho, caralho!!! o que que foi aquilo gente?!?!?!

Estava sentada na minha cama passando as fotografias do meu cd para olap top da pushpaben, que deve ter sido comprado nos anos 20. Como a maquina fazia muito esforço pra ler o bendito cd, eu estava sentindo a vibração da rotação enquanto apoiava minha mão na cama... mas, de repente, a vibração foi ficando bigger and bigger e aquela sensação de "what the fuck???" começou a bater.... nem mesmo centenas daquele computador seriam capazes de fazer a cama tremer daquele tanto.... foi quando me lembrei que o estado onde estou, Gujarat, e famoso pelos terremotos.. corri pra debaixo da porta e gritei "Dipooba!earthquake!!!" na tentativa de acorda-la. A infeliz me sai na maior tranqüilidade, vestindo o dupata como se estivesse saindo pra jantar e diz pra gente ir pra fora... moramos no primeiro andar, então antes que ela terminasse a frase eu já estava no meio da rua, de-ses-pe-ra-da, descalça, vestindo minha calca jeans e a blusa do meu pijama brasileiro, o que significa que eu estava semi-nua dentro dos conceitos indianos, já que a alça do meu sutiã estava aparecendo...mas e dai, caralho, era um terremoto... se eu tivesse tomando banho ia sair pelada na mesma velocidade... hj as pessoas me disseram que foram 10 segundos de tremor. sinceramente, só consegui sentir firmeza de novo 20 minutos depois, quando minhas pernas pararam de tremer... 15 min depois, volto pra casa pra tentar ter noticias dos meus amigos... estava impossível, network busy all the time, mas o RO pode sentir que eu precisava falar com ele e apesar de não costumar me ligar nesse horário (era meia-noite e pouco aqui) ele decidiu sair do escritório e voltar pra casa dele pra me ligar... ainda bem, pude dizer que estava bem antes de qq noticia de terremoto atingir os ventos brasileiros.... qdo consegui falar com meus amigos daqui, a marielle me avisa que existe "after shock", uma resposta para o primeiro tremor, como se um só não fosse suficiente! ate ontem, after shock era uma bebida vermelha, com gosto de pasta de dente e canela que eu costumava beber qdo eu tinha 14 anos... não queria ter descoberto o real significado dessa forma... mas, ok. vivendo, aprendendo e sobrevivendo. como na casa da marielle tem TV, ela me contou que o terremoto foi de 4.5 na escala R. e atingiu 3 estados (Gujarat, Rajastão e uttah padresh –onde esta Delhi). ai que foi mais difícil de dormir ainda.,..

Bom, falando de coisas boa, voltemos para a minha viagem. Vou passear por Udaipur, Jaisalmer (a do safari/deserto/palácio), Delhi (onde vou encontrar minha amiga Sandra), Jaipur (a cidade onde todas as casas são caiadas de rosa), Agra (Taj Mahal), Amisvar (onde vou me juntar ao grupo "friends without borders", que fazem um trabalho de reconciliação entre índia e Paquistão), Kuctth (uma vila no meio do deserto) e de volta a ahmedabad . Mais dois dias aqui, sigo pra bombay. mais dois dias lá e vôo pra Londres no dia 31 de marco, as 2:30 da matina... ufa, vai ser fantástico. mas acho que o próximo e-mail só chega a vcs qdo mudar de continente...

Qdo vcs sentirem falta de minhas noticias, entrem no blog indiagestao, minha amiga de Delhi. ela e brasileira e escreve em português todas as situações adversas que os ocidentais tem de passar por aqui. o endereço e http://www.indiagestao.blogspot.in/ Amo vcs e todos os dias morro um pouco de saudades!
PS: To chegando em Delhi no dia 15 e fico até o dia 16. Te ligo essa semana.

9 de março de 2006

Filmes Indianos em São Paulo

Namaskar


Recado do Amitabh Ranjan:

Gente como eu q são apaixonados pelo filmes indianos...... não perca.... O Consulado Geral da Índia esta organizando Show dos filmes indianos em desde 01 - 12 de Março..... são total de 12 filmes e vai ser em dois horários diferente.... Tem filmes como Devdaas tmb q vale a pena assistir.... a entrada é franca GRATIS.... durante dois horários.... 1600 horas e 2000 horas..... no Centro Cultural de São Paulo, Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, Para maiores detalhes consulte o site.... www.centrocultural.sp.gov.br

Não tem show dos filmes indianos em Rio..... mas tem gravação dos filmes em Rio...... de 01 - 29 de Março 2006, vai ter uma gravação de um filme indiano em Rio.... e viria até Aishwarya Rai para gravação deste filme.... vá lá para ver.... e se conseguir encontrar a Aishwarya.....diga que amo ela

Escola


09/03/2006

Nâmaskar

O governo indiano pelo quarto ano consecutivo muda literalmente a história.
Deixe-me esclarecer, o governo indiano tem deliberadamente modificado a história indiana em seus livros didáticos nos últimos 4 anos para tampar o sol com a peneira.
Mais uma vez a Índia busca desesperadamente esquecer seu passado (ainda atual) sombrio. É como algumas escolas da Alemanha que não ensinam para a nova geração nada sobre o nazismo.

Os exames escolares começaram e já 2 estudantes se suicidaram. É impressionante a pressão que os estudantes indianos sofrem por parte dos pais e da sociedade. A vergonha é tanta de não passar nos exames ou de tirar uma nota média (não precisa nem ser nota baixa) que a galerinha se mata mesmo.

Geciara, aqui vai pra você uma rápida explicação do sistema educacional indiano.

O ano letivo começa em julho sob o insuportável verão indiano. As aulas são de manhã e todos usam uniformes escolares, desde o pré até certas faculdades.
O sistema de ensino é o tradicional e algumas poucas escolas são Montessorianas. Os alunos usam livros didáticos, tem provas, fazem trabalhos escolares etc. Os professores explicam a matéria em um quadro negro com giz e os alunos sentados prestam atenção, calados e mudos se não apanham do professor.
O professor no geral é muito disciplinador e além de bater nos alunos os põem de castigo e os humilha publicamente. Na verdade a maioria são professoras nos primeiros anos escolares. Os professores (homens) são mais presentes nos últimos anos do colegial e na faculdade.

Os alunos tem hora de lanche (intervalo) como no ocidente. As melhores escolas são as cristãs estabelecidas pelos britânicos na época da colonização inglesa. É uma briga de foice pra colocar os filhos nessas escolas de padrão internacional, onde todas as matérias são ensinadas em inglês e onde se fala inglês o tempo todo. É comum e normal os pais terem que pagar propina para terem seus filhos admitidos nessas escolas. Mas também quem quer ver seu filho sentado no chão aprendendo tudo em hindi ou qualquer outra língua local?

As escolas para meninos são a maioria pois como vocês já sabem mulher na Índia não precisa estudar, serve só pra casar e procriar. E como procriam!!!! Poucas são escolas mistas.

Incredible India! (slogan do governo indiano)
Om Shanti

8 de março de 2006

Draupadi continua ...


08/03/2006

Nâmaskar

Feliz Dia Internacional da Mulher para todas nós!

Antes de vir morar na Índia, eu achava essa coisa de Dia da Mulher e de feminismo uma verdadeira bobagem, só agora pude compreender seu verdadeiro significado. Em certas culturas, se a mulher não se impuser e se não for até certo ponto radical, é tratada como um objeto, como bosta!

Andava tudo calmo por aqui, de repente tivemos um pequeno terremoto no estado de Gujarat, sem vítimas; e 2 ataques terroristas a bomba na cidade sagrada de Veranasi (antiga Benaras).

Infelizmente os ataques terroristas mataram 16 pessoas e feriram e aleijaram dezenas de outras. O alvo principal dessa vez foram os devotos de Hanuman (o Deus hindu Macaco). Uma bomba explodiu na estação de trem e a outra no Templo Sankat Mochan. Mais uma vez cenas de gente ensangüentada, morta, em fim um horror!

Ricardo meu querido ainda bem que você saiu de Veranasi umas horas antes!

Uma moça de 18 anos que foi comprada por uma família de Haryana foi assassinada pelo marido pois se recusou a ter sexo com os irmãos dele. Não se surpreenda não, isso é normal aqui na Índia e consta inclusive do épico indiano Mahabharat. No próprio Mahabharat, Draupadi “servia” aos cinco irmãos pandavas.

Haryana, um estado ainda rural que tem somente Gurgaon como cidade um pouco mais desenvolvida, é conhecido pelo seu alto índice de infanticídio feminino. Como eles matam os bebezinhos femininos, há uma grande falta de mulher no mercado. As famílias de Haryana então compram uma moça (as vezes uma menina) em outro estado e a casam com o filho mais velho, mas ela tem que servir também aos outros irmãos do marido.

Centenas de mulheres vivem assim por aqui, sem saber na verdade qual é o pai de seus filhos, seguindo uma tradição de mais de 3 mil anos. Como esta moça se recusou a participar dessa tradição, foi assassinada!

Incredible India!

Om Shanti

7 de março de 2006

FIRE


07/03/2006

Nâmaskar

Hoje vou contar o enredo do excelente filme FIRE, escrito, produzido e dirigido pela fantástica cineasta indiana Deepa Mehta. Esse filme é de 1996 e as atrizes principais são Nandita Das e Shabana Azni.

O filme chama-se FIRE, traduzindo - Fogo. E faz parte da série Fire, Earth, Water (Fogo, Terra, Água).

O filme começa com a cena do casal Sita e Jatin, recém casados, passando sua lua-de-mel em Agra e visitando o Taj Mahal. A moça recém casada (Sita) vai morar com a família do marido numa comum e tradicional “joint family”, ou seja, todos os parentes morando juntos sob o mesmo teto.

A família tem um pequeno restaurante juntamente com uma videolocadora e todos da família trabalham no negócio. Jatin casou-se forçosamente mas continua apaixonado pela namorada chinesa e vai à casa dela todas as noites deixando a esposa sozinha e ainda virgem!

Seu irmão mais velho, Ashok é MUITO devoto de um swami e passa as noites em oração, meditação, kirtan etc. Junto aos pés do swami. Como a esposa não pode ter filhos, Ashok decidiu fazer voto de castidade e a 13 anos não transa com a esposa (Radha).

O empregado masturba-se em frente da velha (mãe de Ashok e Jatin) enquanto assisti filmes pornô.

As mulheres sozinhas e MUITO mal amadas por seus respectivos maridos, acabam se apaixonando e tendo relações sexuais, mas o empregado masturbador as denuncia.

O filme mostra ainda os seguintes aspectos culturais:
- O uso abundante de talco no corpo para secar o suor.
- A esposa do filho mais velho (nora) é quem tem que cuidar da mãe do marido (sogra).
- Cama com mosquiteiro, ainda muito usada hoje em dia, devido a quantidade de mosquitos mesmo nas cidades.
- O hábito das mulheres indianas de passar óleo de coco no cabelo.
- Entrega de leite de porta em porta feita de bicicleta onde vão penduradas as leiteiras de alumínio e o leite é vendido a granel.
- Os famosos taxis pretos com teto amarelo.
- Homens urinando em público e nos monumentos históricos.
- Massagem nos pés como devoção e carinho.
- Anel de dedo do pé, no dedo próximo ao dedão, que significa que a mulher é casada.
- Brincos indianos tradicionais em formato de guarda-chuva aberto.
- Teatro representando a estória do épico Ramayana.
- Saris pendurados na casa para secar e dobrando o sari para por no varal.

Naturalmente, ao mostrar fatos tabu como o homossexualismo feminino, Deepa Mehta colocou o dedo na ferida da hipócrita sociedade indiana que aceita somente o homossexualismo masculino; e por isso mesmo ela não é mais bem-vinda por aqui e mora no Canadá.

O filme é excelente. Guarde esse pequeno roteiro e leia antes de assistir. Este é um modo fácil de se conhecer melhor um pouco da cultura indiana e seus costumes e hábitos ainda tão atuais!!

6 de março de 2006

Menina Casa-se com Cachorro


06/03/2006

Nâmaskar



Durante essa semana em que estive afastada, somente dois assuntos reinaram TODOS os dias nos jornais – a visita de George Bush e a absolvição dos 9 acusados num caso de assassinato. Assim como tudo aí acaba em pizza, aqui tudo acaba em massala.
O fulano atirou na moça em público dentro de um restaurante com 50 pessoas e ninguém viu nada! E vocês ainda acham que a Índia é terra santa e que só o Brasil tem problemas ...

Finalmente as pessoas que haviam ganho no Desafio do Indi(a)gestão receberam seus prêmios após mais de 1 mês!!! E eu recebi dia 04 de Março um presentinho que uma amiga minha (Denise) me enviou no dia 19 de Dezembro!!! Fica o aviso, correspondência entre Brasil-Índia é lenta, MUITO lenta. Haja paciência!

Atenção leitores de São Paulo, o Centro Cultural São Paulo, está realizando um festival de filmes Indianos - de 01 a 12 de março. Entrada gratuita. Não sei quais são os filmes, mas já que vocês se interessam pela Índia, creio que vale a pena ir assistir.

Mais uma menina casa-se com um cachorro (animal). Em 2001 outra menina casou-se com um cão e o fato foi noticiado até mesmo no Brasil, lembro-me que minha mãe me enviou o recorte do jornal com a notícia. Pois bem, aconteceu novamente. Na verdade isso era muito comum antigamente, mas essa prática tem se reduzido nos últimos 5 anos.

Vocês já sabem que 99% dos casamentos na Índia são arranjados. Antes de se casarem, os pais dos noivos vão a um “astrólogo” que dirá se o casal é compatível ou não.
No caso dessa menina de 9 anos, o “astrólogo” disse que seu primeiro marido iria morrer logo, então casaram-na com um cachorro, assim o cachorro morre e a garota pode então casar-se com um ser humano.
Não se esqueçam que casamento de viuva ainda é um grande tabu aqui, mas se a viuva for de um cachorro, então, sem problemas!

Incredible India!

OM Shanti